Páginas

Regras do Vôlei: Capítulo 1 - Instalações e Equipamentos


1. Área de Jogo
A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Deve ser retangular e simétrica.

1.1 Dimensões

A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados.

O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo ,a qual deve estar livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir ,no mínimo ,7m desde a superfície de jogo.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve medir, no mínimo, 5m, a partir das linhas laterais e 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de jogo deve medir , no mínimo, 12,5m de altura a partir da superfície de jogo.

1.2 Superfície de Jogo

1.2.1 A superfície deve ser plana, horizontal e uniforme. Não deve apresentar nenhum perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, somente as superfícies de madeira ou sintéticas são permitidas. Qualquer superfície deverá ser previamente aprovada pela FIVB.

1.2.2 Em quadras cobertas, a superfície da área de jogo deve ser de cores claras.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB,as linhas de delimitação devem ser brancas. A quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes.

1.2.3 Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinação da superfície de jogo de 5mm por metro, para drenagem. As linhas da quadra, feitas de material sólido, são proibidas.

1.3 Linhas da Quadra

1.3.1 Todas as linhas têm uma largura de 5cm. Devem ser de cor clara, diferente da cor do piso da quadra e de outras linhas quaisquer.

1.3.2 Linhas de delimitação

Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e as laterais estão inseridas na dimensão da quadra.

1.3.3 Linha central

O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras iguais medindo 9m x 9m, cada uma; de qualquer maneira a largura completa da linha pertence igualmente a ambas as quadras Esta linha estende-se sob a rede, de uma linha lateral até a outra.

1.3.4 Linha de ataque

Em cada quadra, uma linha de ataque, cuja extremidade posterior é desenhada a 3m de distância do eixo da linha central, marca a zona de frente.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a linha de ataque é estendida além das linhas laterais pela adição de pequenas linhas pontilhadas de 15cm, com 5cm de largura, traçadas com 20cm entre elas, num comprimento total de 1,75m.

1.4 Zonas e Áreas

1.4.1 Zona de frente

Em cada quadra,a zona de frente é limitada pelo eixo da linha central e a extremidade posterior da linha de ataque.

A zona de frente é considerada como prolongada indefinidamente, além das linhas laterais até o fim da zona livre.

1.4.2 Zona de saque

É uma área com 9m de largura, situada atrás de cada linha de fundo.

É limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15cm, traçadas 20cm atrás da linha de fundo como uma extensão das linhas laterais. Ambas as linhas estão incluídas na largura da zona de saque.

Na profundidade, a zona de saque estende-se até o final da zona livre.

1.4.3 Zona de substituição

É delimitada pelo prolongamento imaginário das linhas de ataque até a mesa do apontador.

1.4.4 Área de aquecimento

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, as áreas de aquecimento, medindo aproximadamente 3m x 3m, estão situadas nos cantos da área de jogo, ao lado do banco, fora da zona livre.

1.4.5 Área de penalidade

Uma área de penalidade, medindo aproximadamente 1x1m e equipada com duas cadeiras, está localizada dentro da área de controle, fora do prolongamento de cada linha de fundo. Elas devem ser limitadas por uma linha vermelha de 5cm de largura

1.5 Temperatura

A temperatura mínima não pode ser inferior a 10°C (50F).

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a temperatura máxima não pode exceder 25°C (77°F) e a mínima não pode ser inferior a 16°C (61°F).

1.6 Iluminação

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a iluminação na área de jogo deve ter de 1.000 a 1.500 luxes, medida a 1m acima da superfície da área de jogo.

2. Rede e Postes
2.1 Altura da Rede

2.1.1 Colocada verticalmente sobre a linha central, instala-se a rede, cuja parte superior é ajustada a 2,43m para os homens e a 2,24m para as mulheres.

2.1.2 Sua altura é medida no centro da quadra de jogo. A altura da rede (sobre as linhas laterais) deve ter exatamente a mesma altura e não deve exceder a altura oficial em mais de 2cm.

2.2 Estrutura

A rede tem 1m de largura por 9,5 a 10 metros de comprimento (com 25 a 50cm além das faixas), feita em malhas quadradas pretas de 10cm de lado.

Na parte superior, uma faixa horizontal de 7cm de largura, feita de uma tela branca dobrada ao meio, é costurada em toda sua extensão. Em cada extremidade da faixa há uma abertura através da qual passa uma corda, a fim de amarrá-la aos postes para manter a parte superior tensionada.

Dentro desta faixa, um cabo flexível estica a rede nos postes e mantém sua parte superior tensionada.

Na parte inferior da rede há outra faixa horizontal, com 5cm, similar à faixa superior, através da qual passa uma corda. Esta corda amarra a rede aos postes e mantém a parte inferior tensionada.

2.3 Faixas Laterais

Duas faixas brancas são tensionadas verticalmente à rede e colocadas diretamente acima de cada linha lateral.

Elas têm 5cm de largura e 1m de comprimento e são consideradas como parte da rede.

2.4 Antenas

A antena é uma vara flexível com 1,8m de comprimento e 10mm de diâmetro, feita de fibra de vidro ou material similar.

A antena é amarrada, tangenciando a parte externa de cada faixa lateral. As antenas são colocadas em lados opostos da rede.

A parte superior de cada antena estende-se além do bordo superior da rede por 80cm e é marcada com listras de 10cm de largura, em cores contrastantes, preferivelmente vermelho e branco.

As antenas são consideradas como parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de cruzamento.

2.5 Postes

2.5.1 Os postes que sustentam a rede são colocados a uma distância externa de 0,5m a 1m de cada linha lateral. Eles têm 2,55m de altura e são ajustáveis.

Para todas as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, os postes que sustentam a rede estão localizados a uma distância externa de 1m das linhas laterais.

2.5.2 Os postes são redondos e polidos, fixados ao solo sem cabos. A instalação não deve apresentar perigo ou obstáculo.

2.6 Equipamentos Adicionais

Todo equipamento adicional é determinado pelos regulamentos da FIVB

3. Bola
3.1 Características

A bola deve ser esférica, feita com uma capa flexível de couro, ou de material sintético, e com uma câmara interior feita de borracha ou material similar.

Sua cor pode ser clara e uniforme ou uma combinação de cores.

Bolas de material sintético ou com combinação de cores, usadas em competições Internacionais Oficiais, devem obedecer às especificações da FIVB.

Sua circunferência é de 65cm a 67cm e seu peso é de 260g a 280g.

Sua pressão interna deve ser de 0,30 a 0,325 kg/cm² (4.26 a 4.61 em libras) - (294,3 a 318,82 mbar ou hPa).

3.2 Uniformidade das Bolas

Todas as bolas usadas em uma partida devem ter as mesmas características de circunferência, peso, pressão, tipo, cor, etc.

As Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, bem como Campeonatos ou Ligas Nacionais, devem ser jogadas com bolas aprovadas pela FIVB, salvo consentimento da FIVB.

3.3 Sistema das Três Bolas

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, devem ser usadas três bolas. Neste caso, seis boleiros serão colocados: um em cada ângulo da zona livre e um atrás de cada árbitro.

Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol para ver a versão mais atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário