Páginas

Sistema Endócrino


As glândulas endócrinas do corpo humano.

O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo. Através deste sincronismo, o sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, induzindo o sistema endócrino a reagir de acordo com as necessidades metabólicas.

Sendo a atividade endócrina, ocorrendo por meio de mensageiros químicos, os hormônios, substâncias de natureza proteica sintetizadas pelas glândulas, liberam seus produtos na corrente sanguínea em resposta aos fatores externos ou processos que permitem a manutenção do equilíbrio interno, atuando diretamente sobre a funcionalidade dos órgãos.

Dessa forma, por exemplo, um organismo controla: a concentração hídrica, a disponibilidade de carboidratos para o trabalho celular, a absorção de minerais, a pressão arterial, o surgimento dos caracteres sexuais, a maturação de células reprodutivas, a estimulação do desenvolvimento (crescimento), regulação do ciclo menstrual feminino, a secreção de leite nos mamíferos, dilatação do canal vaginal e contrações uterinas em virtude do parto, entre outras inúmeras funções.

Assim, o mecanismo de regulação tem como princípio a especificidade (o reconhecimento) entre o agente hormonal e os receptores hormonais nos tecidos ou órgãos efetores.

Em alguns casos, ao invés de seguir um sentido direto, a efetividade do estímulo hormonal ao ser emitido por uma glândula (agente primário), regula a atividade metabólica de uma segunda glândula (receptor intermediário / agente secundário), para então prosseguir até a região do organismo onde irá desencadear uma reação no tecido ou órgão efetor correspondente (receptor terminal). Neste processo indireto, os hormônios que regulam a ação de outro hormônio recebem a denominação de hormônios trópicos.

Como exemplo de uma glândula endócrina que secreta hormônios trópicos, pode ser citada a hipófise, atuando sobre as glândulas: adrenais (hormônios adrenocorticotrópicos), tiroide (hormônios tireoideotrópicos) e gônadas masculinas e femininas (hormônios gonadotrópicos).

Segue abaixo a relação das principais glândulas e órgãos e suas secreções hormonais:

Hipófise → Além dos já citados, a prolactina;
Hipotálamo → A ocitocina e a vasopressina (hormônio antidiurético);
Paratireoide → O paratormônio;
Tireoide → A tiroxina, a tri-iodotironina e a calcitocina;
Pâncreas → A insulina e o glucagon;
Suprarrenal → A aldosterona, os andrógenos, os glicocorticoides e a adrenalina;
Rim → A renina;
Estômago → A gastrina;
Duodeno → A colecistoquinina.

Autor: Krukemberghe Fonseca  - Graduado em Biologia
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário