Páginas

História da MTV


Primeira emissora de televisão segmentada para o público jovem de faixa etária de 12 a 34 anos. A MTV foi inaugurada nos EUA, em 1° de agosto de 1981, com programação de 24 horas diárias e planejada para a exibição musical.
O primeiro slogan “I want my MTV” inaugurou a primeira estratégia de marketing da emissora, frase que se fez presente em camisetas e na música “Money for nothing”, do grupo Dire Straits. A primeira vinheta era a imagem de um astronauta  que cravava a bandeira da MTV na Lua; o astronauta se tornou objeto de desejos, quando o VMA, lançado em 1984, premiava astros e músicos com um troféu de “astronauta de prata”.
A sede da emissora está situada na Time Square, em Nova York, pertence ao grupo de mídia e comunicação Viacom, proprietário da MTV, CBS e UPN. Desde o início os seus apresentadores são chamados de VJ´s, um termo adaptado de “DJ” (disk jóquei).

A MTV se espalhou pelo mundo, atualmente está presente em 164 países, suas filiais são : MTV Europa, sediada em Londres; MTV Latina, sediada em Miami; MTV Japão; MTV Ásia; MTV Mandarim, para China e Hong Kong; MTV África do Sul; MTV Austrália; e MTV Rússia. O objetivo é adaptar a emissora em cada estilo e característica inerente de determinado país.
A MTV Brasil foi fundada em 20 de outubro de 1990, no canal 32 UHF, na capital paulista e em rede com o canal 9 VHF, no Rio de Janeiro. Quando, em 1992, o grupo Martinez (CNT) comprou a TV Corcovado (canal 9) no Rio, a MTV migrou para o canal 24 UHF e em 2007, para o canal 48 UHF, antes ocupado pela TV RIT, emissora de um grupo religioso.

Garota de Ipanema , na interpretação da cantora Marina Lima, foi o primeiro clipe veiculado na MTV Brasil e anunciado pela VJ Cuca Lazzaroto. A MTV Brasil é considerada a mais regional, por veicular programas sobre assuntos, comportamentos e músicas de nosso país.



Fonte: InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário