Psicologia - Bacharelado
É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal e promove programas de adaptação dos funcionários. Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado para o departamento de marketing. Pode atuar, ainda, em consultorias de RH e colocação profissional, instituições judiciárias, presídios, instituições de reabilitação e clubes de esporte. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.
O mercado de trabalho
Uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos cobertas pelos planos de saúde. Isso melhora o mercado, mas a concorrência para atuação em consultório e clínicas ainda é grande, em especial nos centros urbanos. O mercado está estável no setor privado, no entanto, algumas especialidades ainda têm destaque, como a psicologia do trabalho, em que o profissional atua na orientação de carreira e à frente de processos de recrutamento e seleção das empresas. No segmento educacional, o psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas, creches e ONGs. Outra área que tem procura acentuada é a da psicologia do esporte, para o bacharel atuar com esportistas de alto desempenho. "As oportunidades no setor público estão bem mais amplas em todo o país, tanto em hospitais como em prefeituras, para os diversos serviços de atenção à saúde, em postos de saúde, fundações de apoio para jovens e projetos socioeducativos, mais em cidades no interior dos estados", diz Marco Antônio Pereira Teixeira, coordenador da graduação da UFRGS. O profissional participa de equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), ambos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os juizados de menores e os centros estaduais e municipais de atendimento ao menor infrator costumam abrir vagas. Agências de publicidade e empresas em geral podem contratar psicólogos para desenvolver e tabular pesquisas com os consumidores. A carreira em recursos humanos (psicologia organizacional e do trabalho) tem sido uma das mais promissoras.
Salário inicial: R$ 1.740,00 (fontes: Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Ambulatórios e Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo); R$ 122,00 (por consulta; fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo).
O curso
O curso aborda as diversas correntes da psicologia. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia e antropologia, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas.
Duração média: cinco anos.
O que você pode fazer
Psicologia clínica
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.
Comportamento do consumidor
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.
Orientação profissional
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.
Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.
Psicologia educacional
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.
Psicologia da saúde
Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.
Psicologia hospitalar
Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.
Psicologia jurídica
Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.
Psicologia organizacional e do trabalho
Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.
Psicologia social
Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
Psicologia do trânsito
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.
Psicomotricidade
Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.
Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.
Fonte: Guia do Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário