Páginas

As Mesorregiões e Microrregiões de Pernambuco

Pernambuco está subdivido nas seguintes mesorregiões:


  1. Mesorregião do São Francisco Pernambucano
  2. Mesorregião do Sertão Pernambucano
  3. Mesorregião do Agreste Pernambucano
  4. Mesorregião da Mata Pernambucana
  5. Mesorregião Metropolitana do Recife



Mesorregião Metropolitana do Recife 

A mesorregião Metropolitana do Recife. É formada por três microrregiões:


  • Itamaracá 
  • Recife 
  • Suape 

A origem institucional da Região Metropolitana do Recife data dos nos anos 70 (1973), embora a identificação do fenômeno metropolitano remonte a meados do século XX, quando o urbanista pernambucano Antônio Baltar (1951) caracteriza o Recife – município sede e núcleo da região - como cidade transmunicipal / cidade conurbada / cidade metropolitana. Desde então, a vida urbana do Recife se integra a dos municípios vizinhos, que, em relação a ele, conformam o aglomerado metropolitano de mais alto nível de integração - Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. 
Inicialmente composta por 9 municípios, a RMR ampliou esse número, ao longo de três décadas, seja por expansão de seu perímetro, seja por desagregação de municípios no seu interior, integrando, atualmente, 13 municípios – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Recife e São Lourenço da Mata. 

A cidade do Recife está situada sobre uma planície aluvional (fluviomarinha), constituída por ilhas, penínsulas, alagados e manguezais envolvidos por 5 rios: Beberibe, Capibaribe, Tejipió e braços do Jaboatão e do Pirapama, conferindo-lhe características peculiares. Essa planície é circundada por colinas em arco que se estendem do norte ao sul, de Olinda até Prazeres (Jaboatão).


Clima 

O Recife tem um clima tropical, com alta umidade relativa do ar. Apresenta temperaturas equilibradas ao longo do ano devido à proximidade com o mar. Janeiro possui as temperaturas mais altas, sendo a máxima de 30°C e a mínima de 25°C, com muito sol. Julho possui as temperaturas mais baixas, sendo a máxima de 27°C e a mínima de 20°C, recebendo muita precipitação. A temperatura média anual é de 25,2°C.


Vegetação 

O Recife possui uma pequena área de Mata Atlântica no bairro de Dois Irmãos, onde se localiza o Parque Dois Irmãos, o maior parque do município. Além disso, várias áreas do município são de manguezal. As principais encontram-se próximas ao Rio Capibaribe, na zona sul e na fronteira com Olinda. Com 215 hectares de área, o Parque dos Manguezais, pertencente à Marinha do Brasil, está situado entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira, na zona sul do Recife, e é banhado pelos rios Jordão e Pina. É um dos maiores manguezais urbanos do mundo, do qual fazem parte a Ilha de Deus, a Ilha de São Simão e a Ilha das Cabras.


Hidrografia 

O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial com a cidade européia de Veneza. Cercado por rios e cortado por pontes, é cheio de ilhas e mangues. Ali acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico. O município conta com dezenas de pontes, entre elas a mais antiga do Brasil, a ponte Maurício de Nassau. 
A altitude média em relação ao nível do mar é de 4 metros, porém há algumas áreas do município que se localizam abaixo do nível do mar.

Mesorregião da Mata Pernambucana

A mesorregião da Mata Pernambucana. É formada por três microrregiões. As cidades mais importantes são Vitória de Santo Antão e Goiana.


As microrregiões da Mata Pernambucana são: 

  • Mata Meridional Pernambucana 
  • Mata Setentrional Pernambucana 
  • Vitória de Santo Antão 


Mesorregião do Agreste Pernambucano 

A mesorregião do Agreste Pernambucano estende-se por uma área aproximada de 24 400 km², inserida entre a Zona da Mata e o Sertão. Representa 24,7% do território pernambucano e conta com uma população de cerca de 1.800.000 habitantes (25% da população do Estado). 

É subdivido em seis microrregiões: 

  • Vale do Ipanema
  • Vale do Ipojuca
  • Alto Capibaribe
  • Garanhuns
  • Brejo Pernambucano
  • Médio Capibaribe


Suas principais cidades são: Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Belo Jardim e Pesqueira nesta mesma ordem em números de habitantes segundo o censo do 2007 IBGE.


Geologicamente a região está situada sobre o Planalto do Borborema em uma altitude média entre 400 a 800 metros, sendo que em alguns pontos como nas microrregiões de Garanhuns e do Ipojuca, as altitudes podem chegar 1000 metros.


Devido ao relevo acidentado o clima na região apresenta-se variado, ficando a cargo do relevo, que em certas microrregiões devido a altitude apresenta temperaturas menores e índices pluviométricos mais generosos, localmente essas regiões são conhecidas como Brejos de Altitude, é o caso da cidade de Taquaritinga do Norte onde a temperatura no inverno gira em torno dos 15°C e em outras, geralmente barlavento, um clima mais quente e árido. No mais, mostra-se uma área de transição, apresentando assim um clima tropical semi-úmido, com seu período de chuvas mais concentrado entre os meses de abril a julho.


A região está inserida na área de abrangência do Polígono das Secas, mas apresentando, um tempo de estiagem menor que a do sertão, devido a sua proximidade do litoral. Os índices pluviométricos podem variar em cada microrregião.


Dividido entre as microrregiões do Vale do Ipojuca e do Alto Capibaribe, encontramos o município do Brejo da Madre de Deus é um município brasileiro do estado de Pernambuco. A Área total do município do Brejo da Madre de Deus é de 782,69 km².


Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Fazenda Nova e pelos povoados de Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Russo, Cacimba de Pedra e Estrago.


O seu distrito mais conhecido é Fazenda Nova, lugar do teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente uma popular encenação da Paixão de Cristo.

A Cidade de Brejo da Madre de Deus está a cerca de 190 km da capital do estado de Pernambuco, Recife. Sua população estimada em 2009 era de 41.651habitantes.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semi-árido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município está localizado no Planalto da Borborema. O relevo da região é bastante acidentado apresentado regiões com altitudes que variam de 600 m a quase 1200 m. A Sede municipal se localiza a uma altitude de 627 metros, sendo o ponto mais alto do município a Serra do Ponto com uma altitude de cerca de 1.195m,(segundo ponto mais alto de Pernambuco).

Alguns distritos são banhados pelo Rio Capibaribe que nasce entre Jataúba e Poção e deságua no Oceano Atlântico em Recife.

Clima 

O clima de Brejo da Madre de Deus é do tipo tropical semi-árido, mas que devido ao relevo acidentado do município apresenta inúmeras áreas de brejos de altitude, o que dá ao município um micro-clima único na região, sendo possível assim várias atividades agrícolas.

Seu índice pluviométrico anual é de 884mm, sendo os messes de março e abril os mais chuvosos.

Sua temperatura média anual é de 22.0 ℃, sendo a média das mínimas de 17.4 ℃.

Mesorregião do Sertão Pernambucano 

A mesorregião do Sertão Pernambucano. É de clima semi-árido e enfrenta períodos de seca, bem como apresenta algumas das maiores temperaturas do Brasil. É a região mais pobre e com menor densidade demográfica de Pernambuco. As maiores cidades são Serra Talhada, Arcoverde e Salgueiro, uma vez que Petrolina agora faz parte de uma nova mesorregião, a do São Francisco.


É formada por quatro microrregiões. 

  • Microrregião de Araripina 
  • Microrregião de Salgueiro 
  • Microrregião do Pajeú 
  • Microrregião do Sertão do Moxotó 


Mesorregião do São Francisco Pernambucano  

A mesorregião do São Francisco Pernambucano. É formada por duas microrregiões e abrange 15 municípios, com IDH médio 0,656.


Microrregiões: 
  • Itaparica 
  • Petrolina 



Fonte: Geografia Para Quem Não Sabia

Nenhum comentário:

Postar um comentário