Uma dica muito valiosa é sempre procurar a aplicação daquele conteúdo que você está estudando. Isso te ajudará não só em relação à sua capacidade de entendimento, mas também te deixará mais preparado para resolver as tão temidas situações-problema propostas na prova. Como a gente sabe que a lista de matérias a serem estudadas é vasta, fizemos uma análise de todas as edições do Enem desde 2009 e chegamos a uma lista dos temas que costumam aparecer com mais frequência
- Grandezas Proporcionais (24%):
Saber lidar com proporções e razões pode ser a grande chave para você mandar bem, já que praticamente 1 em cada 4 questões foram desse tema. E boa notícia: o conceito de comparação para achar equivalência não é algo complexo! - Geometria Espacial (13%):
Esse conteúdo engloba o estudo de figuras com mais de duas dimensões – os famosos sólidos geométricos, como, por exemplo: prisma, cilindro, pirâmide, cone e esferas. Os exercícios deste tema cobram principalmente o cálculo do volume e as principais razões de distância de cada polígono. - Aritmética (10%):Também costumam aparecer as chamadas “progressões aritméticas” que buscam padrões em uma sequência de números.
- Funções (10%):As funções de primeiro e segundo graus costumam ser as mais recorrentes na prova. Com menos intensidade também aparecem as funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.
- Estatística (9%):A Estatística é a área da matemática que nos permite coletar, organizar e, principalmente, interpretar os números dentro de um conjunto dos resultados. Cálculo de médias, medianas e outras medidas padrões são bastante cobradas na prova de matemática do Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário