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As 5 coisas que o Enem espera de sua Redação #1




Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

A primeira competência a ser avaliada em seu texto é o domínio da modalidade escrita formal da língua. Você já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são processos diferentes, cada qual com características próprias. Na escrita formal, por exemplo, deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido de palavras como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal.
Por isso, para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da distinção entre a modalidade escrita e a oral, bem como entre registro formal e informal. Outra diferença entre as duas modalidades diz respeito à constituição das frases. No registro informal, elas são muitas vezes fragmentadas, já que os interlocutores podem complementar as informações com o contexto em que a interação ocorre, mas, no registro

escrito formal, em que esse contexto não está presente, as informações precisam estar
completas nas frases.

A entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, pelos sinais de pontuação. Assim, as regras de pontuação assumem também essa função de organização do texto. Na redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo, direto; empregar um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala; e seguir as regras prescritas pela modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos. Além dos requisitos de ordem textual – como coesão, coerência, sequenciação, informatividade –, há outras exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:
  • ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
  • precisão vocabular;
  • obediência às regras de concordância nominal e verbal;
  • regência nominal e verbal;
  • pontuação;
  • flexão de nomes e verbos;
  • colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
  • grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e
  • divisão silábica na mudança de linha (translineação).
As notas atribuídas para cada um desses itens será:
  • 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
  • 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
  • 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
  • 80 pontos: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 40 pontos: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 0 ponto: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

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