Páginas

Entenda como é a prova de língua estrangeira no Enem




As provas de língua estrangeira do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no próximo domingo (5). Ao todo, são cinco questões que exigem e testam a capacidade de leitura e interpretação dos candidatos. Durante as inscrições, os fera escolhem se querem fazer inglês ou espanhol. 

"A prova de inglês do Enem vai testar as habilidades dos feras de compreender alguma informação de um texto de língua estrangeira. Os textos, geralmente, vêm abordando um conteúdo social ou cultural que tiveram repercussão mundial", explica o professor de inglês Matheus Camarotti. O docente ainda aponta alguns possíveis temas a serem discutidos na prova como, por exemplo, o Brexit - saída do Reino Unido da União Europeia - e as polêmicas envolvendo o presidente dos EUA, Donald Trump. "O Inep - organizador do Exame - se utiliza de material autêntico, como matérias de jornais e revistas. Poemas e músicas também são utilizados, nesses os candidatos devem prestar um pouco mais de atenção, pois são mais subjetivos", salienta.

Outros gêneros textuais recorrentes no exame são cartuns e charges. Segundo Camarotti, neles a abordagem é mais simples e pedem para que o fera identifique o humor presente. "As dicas para quem vai fazer a prova é estar ligado nos assuntos de impacto internacional, falsos cognatos e não deixar para resolvê-la no final, pois algumas questões vão demandar mais tempo", orienta o professor.

Escolhida por muitos feras por ser considerada fácil e semelhante ao português, a prova de espanhol aparece como a opção principal dos feras. No entanto, o professor Wenderson Lima atenta para os heterossemânticos e falsos amigos, que são palavras muito parecidas com a nossa língua materna, mas apresentam significados distintos. "A prova prioriza a interpretação e a gramática vem como suporte. Outra característica das questões de língua espanhola é a diversidade de gêneros como charges, jornalísticos, literários. Além disso, os aspectos culturais também estão presentes".

Para um desempenho, o docente comenta que o fera não pode deixar para fazê-la no final. O candidato também deve fazer a leitura inicial em espanhol, pois isso reflete no desempenho e na interpretação dos textos. Também é necessária a leitura de periódicos como o El País e o Clarín, disponíveis online, que auxiliam no conhecimento de temas atuais que podem aparecer no exame.

Fonte: Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário