Estudiosos da teoria do desenvolvimento como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934) já apontaram a relevância da afetividade no processo de desenvolvimento. No entanto, foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) quem fundamentou, de maneira mais detida e aprofundada, o papel e a importância da afetividade para o desenvolvimento integral.
Para Wallon, o homem é resultado de influências sociais e fisiológicas, sendo os dois aspectos — orgânico e social — fundamentais para o desenvolvimento e especialmente dependentes do contexto sociocultural.
A teoria da afetividade é um conceito central na obra de Henri Wallon. Ele acreditava que o desenvolvimento emocional (afetividade) e o desenvolvimento cognitivo estão profundamente interligados e não podem ser separados. Aqui estão alguns dos principais pontos da teoria da afetividade de Wallon:
Principais Pontos da Teoria da Afetividade de Henri Wallon
Emoção como base do desenvolvimento
Wallon considerava as emoções como a primeira forma de interação da criança com o mundo. Antes mesmo de desenvolver habilidades cognitivas complexas, a criança se comunica através de emoções.
A importância das interações sociais
A afetividade se desenvolve principalmente através das interações sociais. A criança forma sua identidade e compreensão do mundo através de relações afetivas com os outros, especialmente com os cuidadores.
Interdependência entre emoção e cognição
Para Wallon, as emoções não são apenas reações, mas também têm um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. As emoções influenciam a atenção, a memória e a aprendizagem.
Estágios de desenvolvimento emocional
A teoria de Wallon descreve como as emoções evoluem ao longo dos estágios de desenvolvimento infantil. A afetividade inicial é expressa principalmente através de gestos e expressões faciais, mas se torna mais complexa e integrada à medida que a criança cresce.
Crise e transição
Wallon acreditava que o desenvolvimento inclui momentos de crise e conflito, que são essenciais para o progresso emocional e cognitivo. Essas crises são oportunidades para a criança reorganizar suas emoções e pensamentos.
Aplicações Práticas
Educação: Wallon enfatizava que a educação deve considerar tanto os aspectos emocionais quanto os cognitivos da criança. Um ambiente afetivo seguro e estimulante é crucial para o desenvolvimento integral.
Psicologia: A teoria da afetividade tem implicações significativas para a psicologia infantil e a terapia, destacando a importância de abordar as necessidades emocionais das crianças.
Wallon nos lembra que o desenvolvimento humano é um processo complexo onde a emoção e a razão andam de mãos dadas.
Estágios de Desenvolvimento de Henri Wallon
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em cinco estágios
que devem ser levados em conta, em suas especificidades, no processo de
aprendizagem, sendo eles:
Estágio Impulsivo-Emocional (Nascimento - 1 ano)
Neste estágio, a criança está imersa em suas emoções e não consegue se distinguir do mundo ao seu redor. Os movimentos são desorientados e a coordenação motora ainda não está bem desenvolvida.
Estágio Sensório-Motor e Projetivo (3 meses - 3 anos)
A inteligência começa a predominar, e a criança começa a projetar seus pensamentos em atos motores. Este estágio é marcado pela interação com objetos e pela aquisição de habilidades práticas e discursivas.
Estágio do Personalismo (3 - 6 anos)
A criança começa a formar sua personalidade e a autoconsciência. Este estágio é crucial para o desenvolvimento da identidade e da autoimagem.
Estágio Categorial (6 anos - Adolescência)
A inteligência começa a se sobressair às emoções, e a criança desenvolve a capacidade de categorização e pensamento lógico. Este estágio é marcado por um maior controle sobre as emoções e a busca por conhecimento.
Adolescência (11 - 12 anos em diante)
Este estágio é caracterizado por transformações físicas e psicológicas significativas, incluindo a busca pela autoafirmação e o desenvolvimento sexual.
Wallon acreditava que o desenvolvimento humano é um processo contínuo e dialético, onde a criança está constantemente se adaptando e aprendendo através de suas interações com o meio ambiente.
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