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Regras do Vôlei: Capítulo 2 - Participantes


4. Equipes
4.1 Composição

4.1.1 A equipe é constituída de, no máximo, 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um treinador e um médico.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, o médico deve ser credenciado previamente pela FIVB.

4.1.2 Um dos jogadores, que não o Líbero, é o capitão da equipe e deve estar indicado na súmula.

4.1.3 Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar da partida. Uma vez que o técnico e o capitão da equipe tenham assinado a súmula, o registro dos jogadores não pode mais ser mudado.

4.2 Localização das Equipes

4.2.1 Os jogadores que não estão jogando devem permanecer sentados no banco da equipe ou na sua área de aquecimento. O técnico e os outros membros da equipe sentam no banco, podendo,temporariamente, deixá-lo.

Os bancos das equipes estão situados ao lado da mesa do apontador, fora da zona livre.

4.2.2 Somente aos membros da equipe é permitido sentar no banco durante a partida e de participar do aquecimento.

4.2.3 Os jogadores que não estão em jogo podem se aquecer sem bola, como segue:

4.2.3.1 Durante a partida: na área de aquecimento;

4.2.3.2 Durante os tempos e tempos técnicos: na zona livre, atrás da respectiva quadra.

4.2.4 Durante os intervalos entre os sets, os jogadores podem se aquecer usando bolas na zona livre.

4.3 Uniforme

O uniforme dos jogadores consiste em: camiseta, calção, meia e calçado esportivo.

1. A cor e o feitio das camisetas, calções e meias devem ser iguais para a equipe (exceto para o Líbero). Os uniformes devem estar limpos .

4.3.2 O calçado deve ser leve e flexível, com sola de borracha ou de couro, sem salto.

Para as Competições Adultas Mundiais e Oficiais da FIVB, é proibido usar calçado com solado preto. Camisetas e calções devem estar em conformidade com as especificações da FIVB.

4.3.3 As camisetas dos jogadores devem estar numeradas de 1 até 18.

4.3.3.1 O número deve ser colocado no centro da camiseta, tanto na frente quanto nas costas. A cor e o brilho dos números deve contrastar com a cor e o brilho das camisetas.

4.3.3.2 O número deve ter , no mínimo, 15cm de altura no peito e 20cm de altura nas costas. A faixa que forma os números deve ter, no mínimo , 2cm de largura.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, o número dos jogadores deve estar repetido na perna direita do calção. O número deve ter de 4 a 6cm de altura e a faixa que forma o número deve ter, no mínimo, 1cm de largura

4.3.4 O capitão da equipe deve ter na sua camiseta uma fita de 8 x 2cm, sublinhando o número, no peito.

4.3.5 É proibido vestir uniformes de cor diferente da dos outros jogadores (exceto para o Líbero) e/ou sem a numeração oficial.

4.4 Troca de Uniforme

O primeiro árbitro pode autorizar um ou mais jogadores a:

1. jogar descalço;

Para as Competições da FIVB e nas Oficiais é proibido jogar descalço.

4.4.2 mudar uniformes molhados ou danificados, entre os sets ou após uma substituição, desde que a cor, modelo e número do(s) novo(s) uniforme(s) seja a mesma.

4.4.3 jogar com agasalhos em climas frios, desde que sejam da mesma cor e modelo para toda a equipe (exceto o Líbero) e numeradas de acordo com a Regra 4.3.3.

4.5 Objetos Proibidos

4.5.1 É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar alguma vantagem artificial ao jogador.

4.5.2 Os jogadores podem usar óculos, sob sua responsabilidade.

5. Responsáveis pelas Equipes
O capitão da equipe e o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina dos membros de sua equipe.

O Líbero não pode ser o capitão da equipe.

5.1 Capitão

5.1.1 ANTES DA PARTIDA, o capitão da equipe assina a súmula e representa o seu time no sorteio.

5.1.2 DURANTE A PARTIDA e enquanto em quadra, o capitão da equipe é o capitão em jogo. Quando o capitão da equipe não está na quadra, o técnico ou o capitão da equipe deve designar outro jogador em quadra, que não o Líbero, para assumir o papel de capitão em jogo. Este capitão mantém sua responsabilidade até ser substituído ou até o capitão da equipe retornar ao jogo ou o set terminar.

Quando a bola estiver fora de jogo, somente o capitão em jogo, dentre todos os membros da equipe, está autorizado a dirigir-se aos árbitros:

5.1.2.1 para solicitar explicações sobre a aplicação ou a interpretação das regras e também submeter os pedidos e perguntas de seus colegas de equipe. Se o capitão não concordar com a explicação do primeiro árbitro, ele deve protestar contra esta decisão e imediatamente comunicar ao primeiro árbitro que deseja registrar um protesto oficial na súmula , ao final da partida;

5.1.2.2 para pedir autorização:

a) para trocar todo ou parte do uniforme;

b) para verificar as posições das equipes;

c) para verificar o piso, a rede, a bola, etc;

5.1.2.3 para solicitar tempos e substituições.

5.1.3 NO FINAL DA PARTIDA, o capitão da equipe:

5.1.3.1 agradece aos árbitros e assina a súmula para ratificar o resultado;

5.1.3.2 após notificar o primeiro árbitro, pode confirmar ou registrar na súmula um protesto oficial quanto à aplicação ou interpretação das regras pelo primeiro árbitro.

5.2 Técnico
5.2.1 Do começo ao fim da partida, o técnico dirige o jogo de sua equipe de fora da quadra de jogo. Ele seleciona a formação inicial, seus reservas e solicita tempos(*). Nestas funções, seu contato oficial é o segundo árbitro

5.2.2 ANTES DA PARTIDA, o técnico registra, confere os nomes e os números de seus jogadores na súmula e a assina.

5.2.3 DURANTE A PARTIDA, o técnico:

5.2.3.1 antes de cada set, entrega ao segundo árbitro ou ao apontador a folha de formação, devidamente preenchida e assinada;

5.2.3.2 senta no banco da equipe, o mais próximo possível do apontador, e pode deixá-lo;

5.2.3.3 solicita tempos e substituições;

5.2.3.4 pode, assim como os outros membros da equipe, dar instruções aos jogadores na quadra. O técnico pode dar estas instruções , em pé ou caminhando dentro da zona livre, defronte ao banco de sua equipe,desde a extensão da linha de ataque até a área de aquecimento, sem perturbar ou retardar a partida.

5.3 Assistente Técnico

5.3.1 O assistente técnico senta-se no banco da sua equipe, sem direito de intervir no jogo.

5.3.2 Caso o técnico tenha que deixar sua equipe, o assistente técnico pode, ante o pedido do capitão em jogo e com autorização do primeiro árbitro, assumir as funções do técnico.

Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.

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