Páginas

Noções de Arquivologia para Concursos: Princípios Arquivísticos

Princípios Arquivísticos:

  • Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. Refletem o funcionamento da atividade da entidade que o produziu.
A qualidade chamada organicidade refere-se ao relacionamento estreito, à interdependência existente entre os documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade produtora, ou seja, do contexto de produção.

  • Proveniência: princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. O conceito de fundo de arquivo é resultado do princípio da proveniência, alguns autores usam os dois como sinônimos. O fundo arquivístico pode ser aberto ou fechado, se aberto quando a instituição está em funcionamento, se fechado quando a instituição não está mais em funcionamento. O fundo de arquivo não está completo até que esteja encerrado.
Segundo o princípio da proveniência cada documento deve ser identificado na relação com seu produtor, de forma que arquivos originários de diferentes instituições ou pessoas devem manter a respectiva individualidade, não podendo ser mesclados.

  • Fundo: conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
(DPF/2009 – Cespe/UnB) O princípio de respeito aos fundos é fundamental para a ordenação dos acervos arquivísticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administração são os elementos que guiam o arranjo dos documentos.

  • Unicidade: os documentos são únicos em decorrência de sua produção. Único em função de seu contexto de origem, a despeito de forma, espécie ou tipo.

  • Pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também é chamado de princípio temático.

  • Ordem original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. Não se pode alterar o ordem em que os documentos foram recebidos.

  • Integridade: Integridade arquivística é atributo segundo o qual um fundo deve se conservar indivisível e coeso.
Fonte: Cadernos para Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário