sábado, 3 de novembro de 2012

AS QUESTÕES QUE MAIS CAEM NA PROVA DE BIOLOGIA DO ENEM

O Super Reforço preparou para você essa postagem especial com um resumo dos 5 assuntos que mais caem na prova de Biologia do ENEM.

1º) Fisiologia Humana
SISTEMA DIGESTÓRIO
O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. 

As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.


SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormônios e excretas nitrogenadas.

Associado ao coração, também integrando este sistema, existe uma difusa rede de vasos sanguíneos que transportam o sangue (sistema vascular sanguíneo) e a linfa (sistema vascular linfático), sendo formada pelas artérias, as veias, as arteríolas e os capilares. Portanto, um sistema fechado no qual o fluido circula dentro de vasos.

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio.
Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
http://superreforco.blogspot.com.br/2010/04/sistema-respiratorio.html

SISTEMA EXCRETÓRIO
O sistema urinário representa o mecanismo pelo qual o organismo realiza a eliminação de excrementos (substâncias nitrogenadas) e resíduos indesejáveis, desempenhando importante função na osmorregulação, proporcionando o equilíbrio da concentração de sais e o teor de água.

Órgãos do Sistema Urinário Humano: 
  • Os rins → contêm centenas de unidades em seu interior, os néfrons, os quais efetuam o processo de filtragem;
  • Os Ureteres → canal que conduz a urina até a bexiga;
  • A bexiga urinária → órgão que armazena a urina;
  • E a uretra → canal que comunica a bexiga com o meio externo, eliminando a urina.


SISTEMA GENITAL MASCULINO E SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais secundários, tendo como finalidade a reprodução da espécie.

O sistema genital masculino compreende dois testículos, bolsa escrotal (ou escroto), dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas: uma próstata, duas glândulas vesiculosas e duas glândulas bulbo-uretrais.

O sistema genital feminino é constituído internamente por dois ovários, duas tubas uterinas, ovidutos ou trompas de falópio e o útero. A vagina é um canal com abertura para o exterior do corpo, comunicante com a vulva ou pudendo.

SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

SISTEMA ENDÓCRINO
O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo. Através deste sincronismo, o sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, induzindo o sistema endócrino a reagir de acordo com as necessidades metabólicas.

Segue abaixo a relação das principais glândulas e órgãos e suas secreções hormonais:

  • Hipófise → A prolactina, o hormônio do crescimento, o hormônio luteinizante entre outros;
  • Hipotálamo → A ocitocina e a vasopressina (hormônio antidiurético);
  • Paratireoide → O paratormônio;
  • Tireoide → A tiroxina, a tri-iodotironina e a calcitocina;
  • Pâncreas → A insulina e o glucagon;
  • Suprarrenal → A aldosterona, os andrógenos, os glicocorticoides e a adrenalina;
  • Rim → A renina;
  • Estômago → A gastrina;
  • Duodeno → A colecistoquinina.


SISTEMA SENSORIAL
O sistema sensorial recebe estímulos que são transmitidos ao encéfalo, onde são interpretados e transformados em sensações. 

De acordo com os estímulos que respondem, os receptores sensoriais podem ser classificados em: 

  • Mecanorreceptores: - respondem a estímulos mecânicos, especialmente pressão. 
  • Termorreceptores - respondem à variação de temperatura. 
  • Quimiorreceptores – transmitem informações sobre substâncias químicas dissolvidas no meio. 
  • Fotorreceptores – detectam luz 
  • Receptores de dor 


APARELHO LOCOMOTOR
O esqueleto tem como finalidade primária sustentar o organismo. O sistema locomotor é constituído por músculos e ossos, e é ele o responsável pela execução da locomoção. 

Os ossos são classificados de acordo com as suas dimensões, são irregulares, chatos e longos, no corpo humano há mais de 200 ossos.

Através de juntas ou articulações os ossos ligam-se uns aos outros. Além de prenderem os ossos uns aos outros, as articulações permitem os movimentos do corpo.

Os movimentos do corpo são de responsabilidade dos músculos. São constituídos por tecido muscular, que pode ser de três tipos: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.  Os músculos esqueléticos se contraem antagonicamente: quando um se contrai, o seu oposto relaxa, resultando nos movimentos. Os músculos se prendem aos ossos por meio de tendões.

2º)Ecologia

Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.

O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. 

O nicho ecológico é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. 

Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população.

Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade.

Ecossistema é o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si.

Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. 

3º)Genética

PRIMEIRA LEI DE MENDEL
A primeira lei de Mendel, chamada de lei da segregação ou lei da pureza dos gametas, pode ser enunciada da seguinte forma: na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Todas as sementes obtidas em F¹, foram amarelas (por serem dominantes e as verdes recessivas), portanto iguais a um dos pares.

Uma vez que todas as sementes eram iguais, Mendel plantou-as e deixou que as plantas quando florescessem, se autofecundassem, produzindo assim a geração F².

As sementes obtidas na geração F² foram verdes e amarelas, na proporção de 3 para 1, sempre 3 amarelas para 1 verde. Inclusive na análise de dois caracteres simultaneamente, Mendel sempre caía na proporção final de 3:1.

SEGUNDA LEI DE MENDEL
A segunda Lei de Mendel também denominada de lei da segregação independente foi criada por Gregor Mendel diz que, as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características.

4º)Evolução
A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.

Registros escritos de grandes filósofos pré-socráticos nos mostram que o pensamento evolucionista não se deu, basicamente, e tampouco unicamente, por Charles Darwin. Aliás, a apresentação desta teoria à Linnean Society, em 1858, foi feita com a coautoria de Alfred Wallace: naturalista menos abastado que, sem o prévio conhecimento das ideias de Darwin, conseguiu compreender da mesma forma o aparecimento e perpetuação de espécies variadas e de formas específicas.

A evolução por meio da seleção natural, proposta por esses dois pesquisadores, enuncia que indivíduos que possuem características específicas que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes. Quando tais vantagens são hereditárias, a prole poderá adquiri-la, fazendo com que, ao longo do tempo, maior número de indivíduos daquela população a possua, com consequente modificação das características globais daquela espécie. Sob esta ótica, indivíduos menos aptos tendem a desaparecer, resultando em uma população mais bem-adaptada ao ambiente.

5º)Bactérias
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm).

As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

Exemplos da importância das bactérias:
  • na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente;
  • agentes que provocam doença no homem;
  • em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;
  • no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
  • em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.


Fontes: Wikipédia / Super Reforço / Brasil Escola / Só Biologia

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