Qual a diferença entre células procariontes e células eucariontes?


 

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

As células procariontes foram a única forma de vida na Terra por milhões de anos, até que as células eucarióticas mais complexas surgiram através do processo de evolução.

As células procariontes, ou procarióticas, são organismos sem um núcleo de célula ou qualquer outra organela ligada à membrana. Seu material genético fica disperso no citoplasma, e a maioria dos seres procariontes é unicelular, apesar de alguns procariotas serem multicelulares.

Algumas organelas encontradas nas células procariontes são:

- Cápsula
- Parede Celular
- Citoplasma
- Plasmídeo
- Membrana Celular
- Flagelo e Cílio
- Ribossomo
- Nucleoide


As células eucariontes, ou eucariotas, são organizadas em estruturas complexas por membranas internas e um citoesqueleto. A estrutura mais característica da membrana é o núcleo.

Algumas organelas encontradas nas células eucariontes são:
- Núcleo
- Retículo Endoplasmático
- Complexo de Golgi
- Lisossomos
- Peroxissomos
- Nucléolos
- Mitocôndrias
- Vacúolos
- Plastos

 

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O que é etarismo? Precisamos falar sobre isso!


 
 

O etarismo ou ageísmo, que é derivado do termo aging, do inglês, é o preconceito por idade”, disse.

Os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira. Apesar das estatísticas de aumento da longevidade nos últimos tempos, eles ainda sofrem preconceito.

Conforme descrito no Relatório Mundial sobre Idadismo, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo se refere a “estereótipos (como pensamos), preconceitos (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) direcionadas às pessoas com base na idade que têm”.

O tema ganhou repercussão no Brasil na última semana após a divulgação de um vídeo em que estudantes de uma universidade particular debocham de uma colega de 40 anos.

O preconceito contra pessoas mais velhas interfere em todas as idades – como uma pessoa vista como jovem demais para ocupar um cargo de liderança, por exemplo.

No entanto, ele é mais acentuado para os mais velhos, devido a estereótipos, de que eles são desatualizados, desconectados da tecnologia e não acompanharam as mudanças. Mas isso não está ligado à idade, mas às oportunidades de cada um.

O preconceito afeta a saúde mental da pessoa, porque ela tende a ficar em isolamento, não se sente confortável no ambiente onde ela é basicamente rejeitada por de ter mais de 60 anos. Isso pode levar à depressão, porque a cada vez que a pessoa pensa em fazer algo, ela interioriza isso.

Seja no trabalho ou dentro de casa, pessoas mais velhas têm uma carga grande de sabedoria, de vivência e de experiência e podem contribuir muito para as gerações atuais.

 

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Sujeito indeterminado e a intenção do discurso


 

"O sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. Quando ele aparece na oração, é chamado de determinado, mas quando está implícito (escondido), ele denomina-se indeterminado.

Gramaticalmente, é muito simples classificar o sujeito como indeterminado. Essa classificação ocorre em duas situações:


Verbo na terceira pessoa do plural sem sujeito explícito. Veja:

Mexeram na minha gaveta.


Verbos intransitivos, de ligação ou transitivos indiretos na terceira pessoa do singular, acompanhados do pronome se, que, nesse caso, será índice de indeterminação do sujeito. Observe:

Precisa-se de professores.

Vive-se melhor no campo.


Embora a maioria só se preocupe com a questão da classificação do sujeito indeterminado, há um aspecto muito importante, principalmente para a interpretação, a semântica.

A semântica estuda o significado das palavras, dos fonemas, das frases. Entretanto, não estuda apenas a palavra em si, mas preocupa-se com a relação que estabelece umas com as outras e com o contexto.

Analisando o sujeito indeterminado e considerando as questões semânticas (de significados), é possível perceber os seguintes aspectos:

  1. O sujeito é indeterminado porque realmente se desconhece quem praticou a ação.
  2. O sujeito é indeterminado porque, por alguma razão, não pode ser apresentado ou aparecer."

"Os aspectos mencionados anteriormente são os mais comuns na indeterminação do sujeito. Entretanto, existem outros que devem ser considerados:


O sujeito indeterminado é usado para gerar suspense.

Amiga, ontem, na faculdade, perguntaram por você.


O sujeito indeterminado é usado quando alguém conhece o autor da ação, mas não quer apontá-lo por desejar que ele mesmo se apresente. Nesse caso, é importante que haja um contexto. Veja:

A filha sujou o sofá e a mãe diz:

“Sujaram meu sofá”.

(Ao usar a indeterminação do sujeito, a mãe espera que a filha se entregue).


O sujeito indeterminado é usado quando a ação, que foi cometida às escondidas, foi testemunhada por alguém, que embora não queira contar o autor, quer contar o fato. Nesse caso, também é importante o contexto. Analise:

No intervalo, há uma briga no pátio. Alguém chega ao diretor e diz:

“Bateram no André!”


Como foi possível perceber, os aspectos semânticos são muito importantes quando a intenção é de entender o texto. Portanto, não devem ser esquecidos.


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Fonte: Brasil Escola

Por Mayra Pavan

Você sabia que a Síndrome de Down não é uma doença?

 


O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

A SD é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com SD; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1000 nascidos vivos.

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, digestivas, endocrinológicas, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.

Não há relação entre características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual. O desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.

 

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Qual a diferença entre negligência, imprudência e imperícia?

 


A negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções. Já a imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.

Apesar de terem significados bem diferentes, há quem confunda negligência, imprudência e imperícia. As palavras induzem a uma ideia de falta de cuidado, mas há detalhes significativos distintos sobre cada uma delas.

 

O que é negligência?

A palavra negligência é utilizada para designar uma falta de cuidado em uma situação específica.

No uso cotidiano e no direito, implica falta de diligência ou preguiça, podendo também significar ausência de reflexão proposital sobre determinado assunto.

Por ser caracterizada pela falta de ação de um indivíduo, a negligência também carrega o significado de passividade e inércia. É uma omissão aos deveres que variadas situações demandam.

Exemplos de negligência

  • Se um juiz tirar a guarda de uma criança dos pais por negligência, significa que, de alguma forma, os responsáveis falharam em deveres importantes para o bem-estar dela. Alguns desses deveres são não alimentar, não levar à escola e não prover a segurança necessária para um desenvolvimento saudável.
  • Na área da medicina, a negligência pode ser grave e até fatal. As ações negligentes nesse âmbito são as mais diversas, como abandonar um doente ou omitir tratamento, assim como um médico cirurgião esquecer algo estranho no corpo do paciente após a operação.
  • Há ainda a negligência de informação, quando dados importantes sobre determinados assuntos (como prontuários médicos ou artigos científicos) são omitidos do documento em que deveriam constar.

 

O que é imprudência?

A imprudência também caracteriza uma falta de cuidado, mas antes disso, uma forma de precipitação. É desrespeitar uma conduta já aprendida anteriormente e atuar sem precauções. Isto pode trazer riscos para a situação em que o indivíduo imprudente se encontra, bem como para terceiros envolvidos.

O comportamento de uma pessoa imprudente geralmente é positivo. A culpa surge com a tomada de uma atitude. Isto é, a imprudência só fica evidente para o indivíduo ao mesmo tempo em que ele pratica a conduta de omissão e falta de precaução.


Exemplos de imprudência

  • No trânsito, ultrapassar um veículo pelo acostamento é imprudente. Isto porque o motorista age sem refletir sobre as consequências dos atos. Na ação, ele não toma as precauções necessárias para evitar um acidente, já que fazer esse tipo de manobra pode causar desastres fatais.
  • Não utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos para determinada atividade. Caso haja algum acidente que poderia ter sido evitado com o uso de dispositivos de segurança, o sujeito é considerado imprudente, uma vez que não agiu com o zelo necessário para a ação.

Vale destacar: se uma empresa em que há riscos para o funcionário não fornecer EPIs, a organização está sendo negligente.

 

O que é imperícia?

A imperícia é uma falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica. No caso, o indivíduo não leva em consideração o que conhece ou deveria conhecer, assumindo a ação sem aptidão para desenvolvê-la.

Exemplos de imperícia

  • Um exemplo que elucida bem a imperícia é um médico que não tem conhecimentos de cirurgias plásticas fazer este tipo de operação. Por não ter a habilidade necessária para a atividade, os riscos dessa ação são muitos, podendo resultar até mesmo na deformação do paciente.
  • Outra situação de imperícia seria um engenheiro elétrico assumir a construção de um edifício sem ter o conhecimento necessário de engenharia civil.
  • Mais cotidiano, é uma forma de imperícia alguém consertar um veículo automotor sem ter conhecimento de mecânica, que pode acarretar em riscos para o condutor.

Ao criar esses riscos, e possíveis maus resultados, os profissionais são considerados “imperitos”. Ou seja, incapazes de exercer a tarefa em questão.

Todas as situações acima podem ser passíveis de punição no âmbito civil e criminal, dependendo da gravidade do que foi praticado.

 

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Fonte: Diferença
Imagem: Dicio

06 de Março - Data Magna de Pernambuco. O que significa a data?


Hoje, 6 de março, é comemorado em todo o estado de Pernambuco, o feriado da Data Magna, instituído pela Lei estadual nº 16.059/2017. Mas o que significa DATA MAGNA DE PERNAMBUCO?


A Data Magna de Pernambuco faz alusão à Revolução Pernambucana de 1817, considerada um marco na história do Brasil, onde o estado deu o primeiro passo para tornar o Brasil um país independente.


Durante 75 dias, Pernambuco se tornou independente do Brasil e da Coroa Portuguesa, com o apoio dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


A República, apesar de curta, deixou um legado inigualável. 


CARTA MAGNA OU DATA MAGNA DE PERNAMBUCO?


Muita gente se confunde com o termo utilizado para o feriado em Pernambuco, porém há diferenças nos termos.


Carta Magna é o nome atribuído a um documento que, na Idade Média, serviu para trazer limitações ao poder real em relação aos nobres.


Atuando como uma espécie de Constituição, ainda que esse conceito não fosse aplicado à época. Podendo se dizer que a carta magna é a Constituição do Estado.


Já a Data Magna é o marco que se refere aos movimentos libertários eclodidos em 6 de março de 1817.


(Fonte: TV Jornal)

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Faltam 275 dias para a 1ª Prova do Enem 2023!


 

O INEP divulgou as datas da próxima edição do exame ENEM 2023. O ENEM 2023 ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. Faltam apenas 275 dias para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

 

Como se preparar bem para aos provas do Enem? 5 dicas importantes.

Antes de escolher qualquer curso para fazer na faculdade a primeira pergunta que nós fazemos é: como se preparar para o Enem e os vestibulares? A palavra de ordem é organização. De certo modo, a preparação para se fazer o Enem é como se você estivesse numa competição. Isto significa que a ausência de uma estratégia pode ser muito prejudicial. A fim de aumentar suas chances de vencer essa competição, os seguintes aspectos são muito importantes:

  • Organizar seu tempo
  • Obter um bom material de estudo em tempo hábil
  • Adotar uma estratégia de estudo
  • Criar um grupo de estudo
  • Fazer Simulados

 

5 Dicas para se preparar melhor para o ENEM

1 – Organize seu tempo

Da mesma forma que o tempo pode ser um aliado na preparação para o Enem ele pode ser o pior vilão. Então a primeira coisa a fazer é evitar esperar até saber a data do Enem para começar a estudar. Assim mesmo antes de você se cadastrar para fazer a prova você já deve começar a estudar.

É normal que à medida que estudamos surjam outras atividades que possam atrapalhar o seu tempo de estudo. Aí que a organização é importante! A organização cuidadosa do tempo disponível vai te ajudar a evitar que outros compromissos se tornem um obstáculo. Algo que pode ser de ajuda é manter um cronograma de estudos.

Planeje seu calendário de estudos

O primeiro passo é verificar a quantidade de material a ser estudada. Em seguida, você precisa obter um calendário e elaborar um cronograma, definindo os dias a serem dedicados ao estudo e o número de horas disponíveis a cada dia. Neste ponto, é possível dividir o material, definindo quanto e o que estudar a cada dia.

O programa deve ser bastante rígido, para que você não chegue na data do Enem com assuntos inteiros deixados de fora por falta de tempo.

 

Os intervalos são muito importantes

Um dos grandes aliados do estudo com qualidade são as pausas. Se o seu cronograma for muito apertado, você corre o risco de se cansar demais e desistir antes do ENEM. Para passar nas provas você precisa estar preparado, mas não exausto.

Em outras palavras, uma organização ideal do tempo inclui uma série de pausas. Fazer tardes ou dias inteiros para descansar também é fundamental por outro motivo. As pausas são uma espécie de coringa a ser usado quando ocorrerem imprevistos ao longo do trajeto que atrapalhem sua programação. Graças às pausas no calendário, você tem momentos de recuperação a serem utilizados para aliviar os imprevistos e atrasos na preparação.

2 – Tenha um bom material

Para se preparar da melhor maneira possível, você precisa ter um bom material disponível. Desde Apostilas até a provas anteriores. É importante dar uma olhada nas matérias das provas anteriores para se ter uma ideia melhor de como é a prova como um todo.

Uma das grandes vantagens do Enem ser formado por questões múltipla escolha é a possibilidade de você estudar resolvendo provas anteriores. Nesse sentido as provas corrigidas e comentadas são de grande ajuda.

Provas corrigidas e comentadas.

As provas comentadas são essenciais. Elas contêm as perguntas com as respectivas respostas detalhadamente comentadas.  As respostas são acompanhadas de explicações para que seja mais fácil memorizar as alternativas corretas.

3 – Tenha uma estratégia de estudo

Qual estratégia de estudo adotar para conseguir uma boa colocação no ENEM? O melhor é sempre alternar entre estudo e revisão. Para evitar que sua memória esqueça coisas importantes, é melhor estudar e revisar ao mesmo tempo. Desta forma, os conceitos ficam mais gravados na sua mente do que no método clássico de revisão apenas no final. Ou seja, antes de iniciar a sessão de estudo com os novos tópicos, é importante programar um certo tempo para a revisão.

 

A poucos dias do ENEM, é importante adotar uma estratégia de revisão inteligente. O que isso significa? Como resta pouco tempo até a prova é bom fazer uma pequena análise do seu nível de preparação a fim de identificar lacunas de conhecimento. Há sempre tópicos que você se aprofundou mais e outros nem tanto. Como se comportar nestas situações? Quando o tempo é curto, não vale a pena tentar aprender as matérias que você não estudou.

Se alguém adotar este método, corre o risco de ficar sem o tempo para rever as informações que foram estudadas em maior profundidade.

A estratégia mais vantajosa é rever calmamente os tópicos com os quais você está mais familiarizado e dedicar o tempo restante àqueles com os quais você está menos familiarizado.

4 – Forme grupos de estudos

O estudo com outras pessoas motivadas a irem bem na prova acelera a sua preparação. Em outras palavras, é muito útil criar grupos de estudo com os quais se possa rever e, acima de tudo, abordar os tópicos mais difíceis. Se algo se mostrar difícil demais de entender, sozinho você pode perder tempo demais tentando aprender por conta própria.

Estudar em grupo, por outro lado, permite que você confie nos outros para te ajudar com suas dúvidas e, ao mesmo tempo, ajudar outras pessoas a resolverem quaisquer dúvidas. Em outras palavras, preparar a competição em grupo permite aplicar o método ensinar para aprender.

Para explicar aos outros, é necessário utilizar uma linguagem simples, dar exemplos e expressar conceitos em suas próprias palavras para que sejam mais fáceis de entender. Este processo, no qual você desempenha o papel de ‘professor’, ajuda muito na memorização. Você não ode ensinar algo para as pessoas sem antes dominar o assunto muito bem.

5 – Faça simulados

As provas em geral envolvem uma série de regras, incluindo o tempo limitado. A preparação é importante, mas a capacidade de realizar a prova no tempo previsto também é crucial. Os simulados do ENEM ajudam a treinar para completar a prova no prazo determinado, permitindo assim que a ansiedade seja controlada.

Especialmente no ENEM que é uma prova de múltipla escolha os simulados são fundamentais. Pois para passar na prova é preciso saber pensar rapidamente.  Muitas vezes a resposta não vem imediatamente e a memória precisa da ajuda do raciocínio. Quando você treina bastante o seu raciocínio fica mais rápido para situações semelhantes, com isso você consegue resolver as questões muitos mais rápidas.

Espero que essas dicas ajudem você a ir bem no ENEM 2023 e a garantir a sua vaga tão deseja. Não deixe de conferir outras dicas de crescimento pessoal no blog! 

 
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O papel do professor de apoio especializado para os autistas

 


Muitas crianças com TEA conseguem frequentar uma escola, conviver com outras crianças e aprender.

Mas, algumas delas sentem muitas dificuldades e precisam de alguém para auxiliá-las nesse processo de inclusão e aprendizagem.

Para isso, entra em cena o professor de apoio.

A legislação garante que a criança/jovem autista tenha assegurado esse apoio e outros mecanismos para conseguir estudar.

Vamos detalhar algumas leis.

 

Professor de apoio – Lei número 9.394/1996

De acordo com essa lei, os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com deficiência e altas habilidades ou superdotação o direito a ter currículos, métodos, técnicas, recursos educativos para atender às suas necessidades.

E também o direito de aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

Além de terem disponíveis professores com especialização adequada para atendimento especializado.

Bem como, professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

Segundo essa legislação, essas crianças e adolescente devem ser integrados na vida em sociedade, inclusive para o mercado de trabalho.

E devem ter acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis.

Por fim, em relação aos alunos com altas habilidades (ou superdotados):

A lei determina que o poder público institua um cadastro nacional de alunos para ter um controle e fomentar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de suas potencialidades.

 

Lei número 12.764/2012

Desde 2012, com a lei número 12.764 que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), os autistas têm o direito de ter um acompanhante especializado nas salas de aulas.

A lei serve como um reforço na luta pela inclusão.

Sendo assim, os alunos com o TEA que forem matriculados na rede regular de ensino podem ter o acompanhamento.

Esse acompanhamento deve ser de um professor de apoio especializado ou professor auxiliar.

Segundo a legislação, “os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com o TEA nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da educação especial, dentre os quais: o atendimento educacional especializado complementar e o profissional de apoio”.

 

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei 13.145/2015, o profissional de apoio escolar é um direito assegurado pela legislação e “atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas”.

A lei também determina que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

E também é dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, entre outros para que se garanta seu bem-estar pessoal, social e econômico.

 

Decreto número 6.949/2009 

Esse decreto promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.

No artigo 24, que trata sobre educação, ficou estabelecido que o Estado deve ofertar o direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades e assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis.

Para isso, o Estado deve garantir o desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e autoestima e fortalecer o respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana.

Outro ponto abordado é sobre o desenvolvimento da criatividade e talentos das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais. Estabelece também que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional e possam ter acesso ao ensino inclusivo, de qualidade e gratuito.

E as pessoas com deficiência devem ter o direito a adaptações razoáveis e recebam o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Para isso, é necessário realizar medidas de apoio individualizadas e efetivas.

 

O que faz o professor de apoio

O professor de apoio participa da reintegração da pessoa com TEA na sala de aula e ajuda na inclusão escolar.

Ele adapta as atividades, auxiliando as interações sociais e aplicações didáticas.

O professor de apoio atua juntamente com a equipe pedagógica e com o professor regular

Juntos, eles definem as estratégias que serão utilizadas para que o estudante autista tenha acesso ao aprendizado das disciplinas e das formas de avaliação que permitam que a aprendizagem seja efetiva.

Geralmente, esses profissionais contribuem para melhorar as habilidades de leitura, escrita, matemática, compreensão e comunicação.

Eles também ajudam estabelecendo uma rotina, ensinando sobre regras e comportamentos adequados na sala de aula.

Por exemplo, os alunos são ensinados a seguir instruções, interagir com colegas e se comunicar de maneira eficaz.

Esse profissional também pode auxiliar o aluno nos momentos de higiene, alimentação e locomoção.

Lembrando que o professor de apoio tem como função principal facilitar a acessibilidade do aluno com autismo na escola.

 

Como garantir o direito de ter um professor de apoio

Cabe à escola garantir a plena participação do aluno em todas as atividades escolares em igualdade de condições.

Por isso, a instituição de ensino deve providenciar um professor de apoio especializado diretamente na secretaria de educação à qual está vinculada.

Essa contratação é um dever da instituição de ensino.

Sendo assim, é proibido cobrar da família qualquer mensalidade ou anuidade por ter um professor de apoio especializado para o aluno autista.

A escola poderá solicitar aos pais ou cuidadores um laudo que comprove que a criança tem autismo.

Mas, não poderá se recusar a matricular o aluno autista.

Por lei, seja a escola particular ou pública, as escolas têm obrigação de contribuir com a inclusão escolar e providenciar o professor de apoio para acompanhar o aluno com o TEA.

Se sentir resistência da direção, procure ajuda especializada de um advogado e busque os seus direitos.

 

Referências:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17749_7890.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

 

 

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Candidatos ao Senado de Pernambuco se enfrentam em debate na TV Nova




DEBATE SENADOR DE PERNAMBUCO: TV Nova (Canal 22.1), Grupo Diário de Pernambuco, Rádio Cultura de Caruaru (96,5 FM) e Rádio Clube AM (720 AM) promovem debate entre candidatos ao Senado por Pernambuco. COMPARTILHE! DIVULGUE!


Nesta quinta-feira, 15 de setembro, os seis primeiros colocados nas pesquisas para o cargo de Senador do Estado de Pernambuco participarão do evento, que será sediado em Caruaru, com transmissão na Rádio Cultura FM 96,5 (Caruaru), TV Nova, canal 22.1 E nas redes sociais do DP.


Os candidatos já confirmaram participação no debate na NOVA!


Participarão postulantes cujos partidos possuem representatividade no Congresso Nacional. Confirmaram presença André de Paula (PSD), Teresa Leitão (PT), Guilherme Coelho (PSDB), Carlos Andrade (UB), Gilson Machado (PL) e Eugênia Lima (PSOL).   


No próximo dia 2 acontecerá as eleições gerais e um dos cargos em disputa é o (a) de senador (a). Compreendendo a importância das eleições enquanto um processo que busca fortalecer a democracia do país, estados e municípios, o debate, que será promovido, busca apresentar aoo eleitorado os principais planos e propostas das figuras políticas que almejam representar o estado pernambucano no Senado. 



O encontro será dividido em oito blocos. No 1º, os candidatos terão o direito de se apresentar aos telespectadores. Os cinco blocos seguintes serão compostos de perguntas e respostas entre os nomes que disputam a vaga ao Senado, com direito a réplicas e tréplicas. Em seguida, no sétimo bloco, jornalistas farão perguntas aos postulantes. Por fim, encerrando o debate, no oitavo bloco os candidatos farão suas considerações finais. 


Esse será o segundo debate promovido pelo Diario em parceria com os veículos aqui mencionados. O primeiro ocorreu com candidatos ao governo do estado, em 1º de setembro, marcaram presença: Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), João Arnaldo (PSOL) e Pastor Wellington (PTB). Anderson Ferreira (PL) e Marília Arraes (SD) foram convidados, mas não compareceram.

Então você já sabe: hoje, 15 de Setembro às 21h no canal 22.1 @tvnovanordeste

Governo de Pernambuco autoriza novo concurso para polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros Estão sendo abertas 4.741 vagas.

 


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de um concurso público para as forças de segurança do Estado. Estão sendo abertas, ao todo, 4.741 vagas para as polícias Civil (PC-PE), Militar (PM) e Científica e para o Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o Governo, o edital será publicado “neste segundo semestre”.

 

A medida foi anunciada pelo governador, em pronunciamento, após reunião do Pacto pela Vida nesta quinta-feira (8). De acordo com o Executivo estadual, serão selecionados 2.400 praças e 180 oficiais para a PM; 400 praças para o Corpo de Bombeiros; 1.200 agentes, 300 escrivães, 50 peritos papiloscopistas e 47 delegados para a PC-PE; além de 50 peritos criminais, 50 médicos legistas, 60 agentes de medicina legal e 4 agentes de perícia criminal para a Polícia Científica.

 

No pronunciamento, o governador Paulo Câmara ressaltou que o certame dá continuidade à política implantada desde o início do seu primeiro mandato, em 2015. “Já contratamos quase 9 mil profissionais para a área de segurança pública. E vamos seguir nesse esforço de recompletamento do efetivo e da contínua redução dos indicadores criminais”, afirmou.

 

Por nota, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destacou que a autorização possibilitará o reforço do policiamento ostensivo.



“Esse anúncio reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, com investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitoramento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”, declarou.

 


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