Sujeito indeterminado e a intenção do discurso


 

"O sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. Quando ele aparece na oração, é chamado de determinado, mas quando está implícito (escondido), ele denomina-se indeterminado.

Gramaticalmente, é muito simples classificar o sujeito como indeterminado. Essa classificação ocorre em duas situações:


Verbo na terceira pessoa do plural sem sujeito explícito. Veja:

Mexeram na minha gaveta.


Verbos intransitivos, de ligação ou transitivos indiretos na terceira pessoa do singular, acompanhados do pronome se, que, nesse caso, será índice de indeterminação do sujeito. Observe:

Precisa-se de professores.

Vive-se melhor no campo.


Embora a maioria só se preocupe com a questão da classificação do sujeito indeterminado, há um aspecto muito importante, principalmente para a interpretação, a semântica.

A semântica estuda o significado das palavras, dos fonemas, das frases. Entretanto, não estuda apenas a palavra em si, mas preocupa-se com a relação que estabelece umas com as outras e com o contexto.

Analisando o sujeito indeterminado e considerando as questões semânticas (de significados), é possível perceber os seguintes aspectos:

  1. O sujeito é indeterminado porque realmente se desconhece quem praticou a ação.
  2. O sujeito é indeterminado porque, por alguma razão, não pode ser apresentado ou aparecer."

"Os aspectos mencionados anteriormente são os mais comuns na indeterminação do sujeito. Entretanto, existem outros que devem ser considerados:


O sujeito indeterminado é usado para gerar suspense.

Amiga, ontem, na faculdade, perguntaram por você.


O sujeito indeterminado é usado quando alguém conhece o autor da ação, mas não quer apontá-lo por desejar que ele mesmo se apresente. Nesse caso, é importante que haja um contexto. Veja:

A filha sujou o sofá e a mãe diz:

“Sujaram meu sofá”.

(Ao usar a indeterminação do sujeito, a mãe espera que a filha se entregue).


O sujeito indeterminado é usado quando a ação, que foi cometida às escondidas, foi testemunhada por alguém, que embora não queira contar o autor, quer contar o fato. Nesse caso, também é importante o contexto. Analise:

No intervalo, há uma briga no pátio. Alguém chega ao diretor e diz:

“Bateram no André!”


Como foi possível perceber, os aspectos semânticos são muito importantes quando a intenção é de entender o texto. Portanto, não devem ser esquecidos.


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Fonte: Brasil Escola

Por Mayra Pavan

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