quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As 5 matérias de Física que mais caem no ENEM


Como a gente sabe que a lista de matérias a serem estudadas é vasta, fizemos uma análise de todas as edições do Enem desde 2009 e chegamos a uma lista dos conteúdos que costumam aparecer com mais frequência de física na prova.


Confira: AS QUESTÕES QUE MAIS CAEM NA PROVA DE FÍSICA DO ENEM


No geral, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aterroriza grande parte daqueles que querem a tão sonhada vaga na universidade principalmente pela parte de física Enem. As questões dessa área de conhecimento são colocadas em situações do cotidiano e atualidades, relacionando temas do dia a dia com conteúdos específicos de física.

Física Enem: as matérias que mais caem

Mecânica (33%):
Parte da física que estuda tudo sobre movimentos (e o repouso). Das leis de Newton até a Cinemática, é o assunto que tem a maior chance de aparecer na prova do Enem.


Eletricidade e Energia (29%):
Também sempre presente em questões sobre o nosso cotidiano (e até mesmo relacionado a atualidades, como a questão das represas e geração de energia), o estudo sobre os fenômenos associados às cargas elétricas é divido em: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Ondulatória (20%): 
Uma onda é uma sucessão de pulsos regulares e periódicos propagando-se num meio. A ondulatória estuda tanto as ondas do mar, chamadas de mecânicas, quanto as ondas eletromagnéticas, como a luz.

Termodinâmica (5%): Calor refere-se à quantidade de energia térmica transferida de um corpo ou região a outro(a), devido à diferença de temperatura entre ambos. A transformação de energia térmica em trabalho é exatamente o que a Termodinâmica estuda.

Óptica (5%): Você sabe a diferença de uma lente convergente de uma divergente ou de onde vem a luz e como ela se propaga até nós? A Óptica estuda exatamente isso e todos os fenômenos associados a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário