quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As 5 matérias de Química que mais caem no ENEM

Química é cobrada nas questões de Ciências da Natureza, presentes no primeiro dia da prova do Enem. Para ajudá-lo a estudar, fizemos uma análise das provas do Enem desde 2009, e identificamos os 5 conteúdos mais frequentes. 

Química Enem: As 5 matérias que mais caem:

Meio Ambiente 🚗

Questões do Enem sobre problemas ambientais podem cobrar conhecimentos de Química, Geografia ou Biologia. Isso acontece devido ao impacto que tais contratempos têm para diferentes áreas de estudo. Fique atento às reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3),  poluição da água e lixo (radioatividade,reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

Estequiometria➗

A estequiometria é o assunto de química do Ensino Médio que permite prever a quantidade de produto formado a partir da quantidade de reagentes. No cálculo estequiométrico, reagentes e produtos são grandezas proporcionais. Assim, muitos exercícios podem ser resolvidos por uma regra de três. Estude grandezas químicas como mol, conversão de unidades de medida, e Lei dos Gases Ideais.

Equilíbrios Químicos🔙

O equilíbrio químico existe em reações químicas reversíveis, ou seja, que podem ocorrer no sentido direto e no sentido inverso. O equilíbrio químico é chamado de equilíbrio dinâmico porque a reação continua acontecendo, mas a velocidade da reação direta e da reação inversa é a mesma. É importante estudar, também, equações de equilíbrio químico e constante de ionização.

Química Orgânica🍹 

Os compostos orgânicos estão presentes em diversas situações do cotidiano, em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes, bebidas alcoólicas, e outros. Por isso, o Enem adora este assunto de química.  Os compostos orgânicos possuem átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O), que podem ser representados por um simples traço (_). Estude as principais características dos compostos orgânicos, suas reações químicas, e saiba identificar as funções orgânicas (alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, etc.).

Eletroquímica🔌

A eletroquímica envolve o uso da eletricidade para obter substâncias químicas, como a soda cáustica, o alumínio metálico, e outros. Este conteúdo é sobre pilhas, baterias e eletrólise. Entenda o impacto de não descartar pilhas e baterias corretamente, o funcionamento de reações de oxirredução e da eletrólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário