Origem do Capitalismo




O Capitalismo não surgiu do dia para a noite. Pelo contrário, se deu em um processo lento e gradual, com início na Baixa Idade Média, período compreendido pelos séculos XIII e XV. Nessa época, pequenos centros comerciais começaram a se formar, conhecidos como burgos. Essas cidades contrapunham o modelo econômico da época, chamado de Feudalismo. Além desta concorrência entre sistemas, a própria Igreja Católica, a instituição mais poderosa da época, condenava a usura, o que dificultava ainda mais o nascimento do Capitalismo.

Com o passar do tempo, a burguesia passou a ganhar muito poder, enquanto a classe e a cultura do acúmulo de capital se difundiu. Associado ao crescimento dos burgos e a urbanização da Europa, esse processo culminou no desaparecimento do sistema feudal, dando origem ao Capitalismo enquanto prática dominante.

O principal acontecimento histórico que marcou o domínio do Capitalismo na Europa foi o início das Grandes Navegações, que aconteceram nos anos finais do século XV e no começo do século XVI.


Fonte: Stoodi

Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!

Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco

Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco

Nenhum comentário:

Postar um comentário