O Capitalismo, em seu processo de evolução e consolidação, passa por três fases diferentes.
Capitalismo comercial
A primeira fase, também conhecida como pré-capitalismo ou mercantilismo, é o Capitalismo Comercial. Vigorou entre os séculos XV e XVIII. Tem como principal característica a transição entre o Feudalismo e o Capitalismo, na qual os Estados buscavam acumular riquezas e manter uma balança comercial favorável por meio da conquista de colônias e exploração de recursos.
Capitalismo industrial
O Capitalismo Industrial surgiu com a Revolução Industrial, ainda no século XVIII, transformando os meios e sistemas de produção. Com essa mudança, foi possível adotar grandes escalas produtivas, investindo na criação de fábricas e, consequentemente, resultando no surgimento da classe operária.
Capitalismo financeiro
Por fim, o Capitalismo Financeiro tomou conta do globo no século XX, consolidando-se com a Primeira Guerra Mundial. Fundamentado nas regras dos bancos, corporações e multinacionais, o sistema é comandado por meio de monopólios industriais e financeiros.
Enquanto indústrias e estabelecimentos comerciais continuam a obter seus lucros, os bancos e instituições financeiras se encontram por detrás de todo o sistema, controlando-o com seu poder econômico.
Fonte: Stoodi
Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Nenhum comentário:
Postar um comentário