quinta-feira, 3 de novembro de 2016

5 dicas para gabaritar a prova de Espanhol do Enem 2016


Durante as inscrições para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisaram escolher entre responder as questões de inglês ou as de espanhol que estarão presentes na prova. Para os alunos que optaram pela segunda opção, é importante estudar e ficar atento para algumas informações.

Para a coordenadora de espanhol do Colégio Mopi Andreia Cristina Borges da Silva, “embora o conteúdo de espanhol cobrado pelo Enem seja, basicamente, interpretação textual, algumas ‘pegadinhas’ podem estar presentes nos textos e os mais desavisados podem ser pegos de surpresa”, explicou. Para que os estudantes não tenham esse tipo de problema no momento das provas, que acontecerão nos dias 04 e 05 de novembro, confira as explicações de alguns conteúdos da docente:

1- Uso de “lo x el
“É comum que as pessoas pensem, por associação ao português, que se por aqui os artigos definidos são o, a, os, as, a tradução automática ao espanhol seria lo, la, los e las. No entanto, ‘lo’ é um artigo neutro, que não existe em português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. O artigo definido masculino correto é ‘el’”.

2 – Heterosemânticos
“Também conhecidos como falsos cognatos, eles são os maiores responsáveis pelas confusões entre o português e o espanhol. Palavras como escoba, exquisito, embarazada, pelado ou oficina, que nos parecem de significado tão óbvio, podem surpreender aos que não as conhecem”. A seguir, confira o significado de algumas delas.
Escoba – vassoura 
Exquisito – saboroso 
Embarazada – grávida 
Pelado – careca 
Oficina – escritório

3 – Verbos
“O candidato deverá ler o texto em espanhol e responder às questões em português, portanto, é imprescindível que conheça as conjugações básicas de verbos no passado, presente e futuro para poder interpretar bem as questões e respondê-las na sua língua materna”.

4 – Conteúdo das questões
“Temas e discussões atuais são bem explorados nessas provas. Por isso, estar atento aos acontecimentos do País e no mundo pode ajudar a fazer uma boa prova. Foque nos jornais, revistas, redes sociais etc”.

5 – Maneira para estudar
“Não há um conteúdo específico a ser estudado para fazer os exames de espanhol do Enem. A recomendação geral é refazer provas de anos anteriores, assistir a filmes e ler livros neste idioma. É uma boa ideia adquirir cultura geral e fluência, não esquecendo de procurar as palavras desconhecidas no dicionário e, ao final, construir o seu próprio glossário”, finalizou.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário