Surto de Conjuntivite

Surto de conjuntivite superlota hospitais do Recife



Um surto de conjuntivite está superlotando a unidade hospitalar da Fundação Altino Ventura, na Rua da Soledade, Boa Vista, no Recife. A fila de pacientes está quase dando voltas no quarteirão. O aumento da demanda vem se intensificando nos últimos 15 dias e passou de 300 pacientes ao dia para cerca de 700 pessoas vítimas da doença. Segundo a coordenadora da emergência da FAV, Roberta Ventura a superlotação está prejudicando o atendimento médico.



“Não temos condições de atender toda essa demanda. Pedimos apoio às secretarias municipais de saúde de Recife e Olinda para que também recebem pacientes nas policlínicas”, solicitou. No Recife, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que não tem informações sobre um possível surto de conjuntivite na cidade uma vez que a doença não é de notificação compulsória a exemplo da dengue e que as policlínicas estão aptas a receber este tipo de demanda.



As causas da conjuntivite podem ser tóxicas, alérgicas, bacterianas e virais. Segundo a médica Roberta Ventura, o surto é do tipo viral. A contaminação do olho com bactérias ou vírus, se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos (por manipulação do olho), por toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato.


Por Tânia Passos, do DIARIO DE PERNAMBUCO

Fonte:DIARIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário