Os seres vivos precisam se alimentar para manterem-se vivos.
Os alimentos que ingerimos são produzidos e retirados da agricultura, como os vegetais e legumes; da pecuária, da caça e da pesca, como as carnes, o leite e os ovos; além dos alimentos de origem mineral, o sal e a água potável.
O homem primitivo só dispunha de recursos fornecidos diretamente pela natureza, e comia alimentos crus, mesmo as carnes. Alimentava-se de raízes, frutas encontradas na natureza, ovos e peixes. Somente com a descoberta do fogo foi que passou a assar e cozinhar os alimentos, descobrindo seus novos sabores.
Comiam apenas para matar a fome, pois não conheciam as necessidades nutricionais do organismo humano, como as vitaminas, as proteínas e outros importantes para se manter a boa saúde e o bom desenvolvimento do corpo. Esses estudos são recentes e trouxe vários benefícios para nossas vidas, por podemos comer aquilo que nos faz bem.
Os alimentos de origem animal são as carnes (boi, frango, porco, peixes, carneiros, etc.), os ovos, o leite e seus derivados, como queijo, requeijão e manteiga; os de origem vegetal são os legumes (batata, cenoura, chuchu, abóbora, etc.), as hortaliças (couve, alface, repolho, rúcula, hortelã, etc.), as frutas (banana, maçã, pêra, abacaxi, etc.) e os cereais (aveia, granola, centeio, gergelim, etc.).
Esses alimentos devem ser bem acondicionados, protegidos dos insetos e sujeiras ou ainda em outras formas de conservação, como em geladeira. Antes de serem ingeridos devem ser bem limpos, cozidos e preparados.
É importante evitar alimentos gordurosos, frituras, excesso de sal e açúcar, além do preparo de comidas com óleo de soja e margarinas, que passam por um processo de transformação que utiliza produtos químicos nocivos à nossa saúde.
Produtos enlatados também devem ser evitados, pois podem causar problemas de saúde, e até mesmo alguns tipos de câncer, em razão dos conservantes que aparecem em excesso.
O importante mesmo é manter uma alimentação saudável, à base de frutas verduras, carnes brancas e magras e cereais.
Autora: Jussara de Barros - Pedagoga
Fonte: Escola Kids
Nenhum comentário:
Postar um comentário