Hipertensão


O aumento da pressão arterial provoca aumento do coração.
A pressão arterial é a força utilizada pelo coração para bombear sangue para os vasos sanguíneos. A hipertensão arterial é uma das doenças que mais ocorre na atualidade em todo o mundo. Origina-se quando o volume de sangue que sai do coração é maior do que o determinado pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, acima de 130 x 85 mmHg. A modificação que ocorre na força de bombeamento do sangue pode acontecer devido à variação da espessura do sangue, da freqüência cardíaca e da elasticidade dos vasos. 

Para melhor compreensão é importante entender o que significa os números que determinam a pressão arterial. Os primeiros números detalhados na aferição da pressão arterial são chamados pressão sistólica. Essa é considerada normal quando o valor determinado em uma aferição não ultrapassa 130 mmHg. Em contrapartida, o segundo número apresentado é chamado de pressão diastólica. Essa é considerada normal quando não ultrapassa o valor de 85 mmHg. 
Dessa forma, a hipertensão pode se manifestar de forma sistólica ou diastólica. Como a hipertensão arterial é uma doença que se manifesta periodicamente, pode acarretar em problemas de saúde como infarto do miocárdio, AVC – acidente vascular cerebral, insuficiência renal, hemorragias, cardiopatia isquêmica, aumento do coração, aneurisma, comprometimento da retina e outros. Tal doença é de causa desconhecida, mas acredita-se que ocorre de forma hereditária. Apesar de não haver cura, a hipertensão arterial pode ser controlada através de medicamentos específicos, atividades físicas, alimentação saudável e mudança de hábitos.
Autora: Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário