No Recife, as intenções de voto, segundo o levantamento, são lideradas por Humberto Costa (PT), que tem 35% das citações. Mendonça Filho (DEM) vem em seguida com 22%. Daniel Coelho (PSDB), com 8%, e Geraldo Julio (PSB), com 7%, aparecem tecnicamente empatados.
Dentre os outros quatro candidatos, o pastor e cantor evangélico Esteves Jacinto (PRTB) aparece na frente, com 2% das intenções de voto. A ex-vereadora Edna Costa (PPL) vem em seguida, com 1%, mesmo percentual de Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB).
Os votos brancos e nulos somam, com os indecisos, 23% dos entrevistados. Nas pesquisas anteriores esse índice girava em torno dos 30%. Já representa uma relativa queda após o início da campanha.
A escala do índice de rejeição é encabeçada por Mendonça Filho (DEM), como já foi dito, com 26% de rejeição. O democrata é seguido de perto por Humberto (PT), que tem 24% no quesito. A lista segue com Edna Costa (18%), do PPL; Jair Pedro (17%), do PSTU; Geraldo Julio (16%), do PSB; Daniel Coelho (15%), do PSDB; Roberto Numeriano (15%), do PCB; e Esteves Jacinto (14%), do PRTB. Oito porcento rejeita todos os candidatos e não votaria em nenhum e outros 8% não rejeitam nenhum e votaria em qualquer um.
A pesquisa Datafolha (PE-49/2012) foi realizada em 19 e 20 de julho com 828 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, do PMDB, inicia a campanha à reeleição com 54% das intenções de voto, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. Em segundo lugar estão empatados tecnicamente o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL, com 10%, e o deputado federal Rodrigo Maia, do DEM, com 6%. O deputado federal Otávio Leite, do PSDB, aparece com 4%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram entrevistadas 927 pessoas. A pesquisa Datafolha está registrada no TRE Fluminense sob o número 00025/2012.
Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda, do PSB, que tenta a reeleição, lidera a primeira pesquisa Datafolha com 17 pontos de vantagem sobre seu principal concorrente, o ex-ministro Patrus Ananias, do PT. O prefeito tem 44% das intenções de voto, contra 27% do petista. Os concorrentes de Marcio Lacerda e Patrus Ananias somaram juntos 6% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é três pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 827 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE mineiro sob o número 00150/2012.
Em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati, do PDT, lidera a corrida eleitoral. De acordo com pesquisa Datafolha, se as eleições fossem hoje, Fortunati teria 38% dos votos, oito pontos percentuais à frente da segunda colocada, a deputada federal Manuela D'Ávila, do PC do B. Em terceiro lugar, está Adão Villaverde, do PT, com 3%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 829 eleitores. A pesquisa foi registrada no TRE gaúcho sob o número 00040/2012.
Em Curitiba, a corrida eleitoral está mais acirrada. De acordo com pesquisa Datafolha, três candidatos lideram a disputa pela prefeitura da capital paranaense: Ratinho Junior, do PSC; Luciano Ducci, do PSB, e Gustavo Fruet, do PDT. Ratinho tem 27% das intenções de voto. Ducci e Fruet estão empatados com 23%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre eles. Rafael Greca, do PMDB, aparece em quarto lugar, com 10%. Os demais candidatos não atingiram 1%. O Datafolha ouviu 832 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE paranaense sob o número 00017/2012.
As pesquisas foram encomendadas pelo jornal Folha de São Paulo e TV Globo e foram realizadas na quinta-feira e ontem.
Fonte: Jornal do Commercio e CBN
Fonte: Jornal do Commercio e CBN
Nenhum comentário:
Postar um comentário