Geraldo Julio mantém liderança na pesquisa da Nassau


ESPONTÂNEA - A nova pesquisa IPMN/JC sobre a eleição no Recife, divulgada nesta sexta-feira (5), mostra um cenário estático em termos percentuais, com pequenas alternações, em relação ao último levantamento, de 30 de setembro. Nesta nova sondagem, o candidato Geraldo Julio (PSB) segue disparado na liderança, com 40% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando são mencionados os nomes dos postulantes – , o que não garante vitória no primeiro turno. O socialista fica com 48% dos votos válidos. Antes tinha cerca de 50% e poderia liquidar a fatura de uma vez só.

Em segundo lugar na pesquisa vem o Daniel Coelho (PSDB), com 23% das citações, com boa vantagem sobre Humberto Costa (PT), que segue com 16%. Mendonça Filho (DEM) tem 4% das intenções de voto.

O candidato do PSB teve breve variação negativa dentro da margem de erro. Na pesquisa anterior, publicada no último sábado (30), Geraldo possuía 42% das intenções de voto, o que resultava no índice de 50% dos votos válidos. Mas as pesquisas anteriores mostram que Geraldo está variando nessa margem nas últimas cinco pesquisas, quando ele fez, respectivamente 39%, 38%, 40%, 42% e, agora, 40% novamente.

Já Daniel Coelho (PSDB) parece ter se consolidado na segunda colocação, a frente de Humberto Costa. Já é a quarta pesquisa em que o tucano aparece a frente do petista. Enquanto Daniel tem variado entre 21% e 23% das intenções de voto, Humberto tem ficado entre 16% e 19%. No levantamento publicado nesta sexta-feira (5), Daniel fez 23%, com uma vantagem de sete pontos sobre Humberto Costa, que tem 16%.

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) seguiu sua variação dentro da margem de erro. O democrata assinalou 4% das intenções de voto, índice baixíssimo para um ex-governador e que iniciou a disputa com 20% das intenções de voto.

Os demais candidatos, Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Douglas Sampaio (PRTB) somam 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 10%. Não sabem e não responderam, 6%.

O levantamento do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau em parceria com o Jornal do Commercio foi registrado do TRE-PE sob o número 00211/2012. A pesquisa entrevistou 1081 eleitores, a margem de erro é de 3% e a confiabilidade é de 95%.

VOTOS VÁLIDOS – O candidato socialista, que na última pesquisa apresentava 50% dos votos válidos, marcou neste levantamento uma breve queda de 2 pontos percentuais, ficando com 48% dos votos válidos. O candidato Daniel Coelho (PSDB) enfrentaria Geraldo no segundo turno, já que o tucano obteve 27% dos votos válidos. Humberto Costa (PT) tem 19% e Mendonça Filho (DEM) tem 5%. Outros candidatos somam 1%.

Fonte: Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário