quarta-feira, 18 de março de 2015

A Cultura e a Linguagem: Traços Característicos da Humanidade

CULTURA: A resposta do homem ao desafio da existência.

Para antropólogos e sociólogos, a palavra cultura passou a indicar o conjunto dos modos de vida criados e comunicados de uma geração para outra, entre os membros de determinada sociedade. Nesse sentido, abrange conhecimentos, crenças, artes, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades adquiridas socialmente pelos homens.
A cultura pode ser considerada, portanto, como amplo conjunto de conceitos, de símbolos, de valores e de atitudes que modelam uma sociedade. A cultura engloba o que pensamos, fazemos e temos enquanto membros e temos enquanto membros de um grupo social.
Nesse sentido o termo cultura é aplicável tanto a uma civilização tecnicamente evoluída quanto às formas de vida social mais rústicas. Todas as sociedades humanas, da pré-história aos dias atuais, possuem uma cultura. E cada cultura tem seus próprios valores e sua própria verdade.
Para a filosofia cultura é a resposta oferecida pelos grupos humanos aos desafios da existência. Uma resposta que se manifesta em termos de conhecimento, paixão e comportamento. Ou seja, em termos de razão, sentimento e ação.

CARACTERÍSTICAS DA CULTURA

A cultura é duradoura embora os indivíduos que compõem um determinado grupo desaparecem. No entanto, a cultura também se modifica conforme mudam as normas e entendimentos. Pode-se dizer que a cultura vive nas mentes das pessoas que a possuem. Mas, as pessoas não nascem com ela; adquirem-na à medida que crescem.
Quando se fala de cultura, pensa-se em algo que perdurou por meio do tempo.
A maioria dos estudiosos concorda com os elementos apontados por Braidwood e afirma que toda cultura: é adquirida pela aprendizagem; é comunicada de geração a geração, por meio da linguagem; é criação exclusiva dos seres humanos; inclui todas as criações materiais e não-materiais dos homens; apresenta estruturas duradouras, mas que sofrem evolução através da história; é um instrumento indispensável à adaptação do indivíduo ao meio social, tornando possível a expressão das potencialidades humanas.

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM HUMANA

A linguagem é um dos traços mais característicos da humanidade. É capacidade que permite aos homens comunicarem-se uns com os outros por meio de um código.
Para Sapir a linguagem é um método puramente humano e não instintivo de se comunicarem ideias, emoções e desejos por meio de símbolos voluntariamente produzidos.
Para o filosofo Martin Heideggera língua é o solo comum da cultura de um povo. É um fato puramente cultural e representa um dos mais fortes laços de união entre os membros de uma comunidade. É o instrumento pelo qual o individuo assimila a cultura do grupo a que pertence.
Por outro lado, o conhecimento individual de cada pessoa também torna-se, por meio da linguagem, patrimônio social.

A PERFECTIBILIDADE HUMANA

O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau identificou essa inquietude e singularidade em sua célebre obra Discurso sobre a desigualdade. Nesse sentido, aponta uma faculdade que só o homem possui como a principal responsável por suas glorias e, ao mesmo tempo, por seu afastamento do estado de natureza e de felicidade. É a perfectibilidade humana, a capacidade do homem de aperfeiçoar-se.
A natureza manda em todos os animais, e a besta obedece. O homem sofre a mesma influencia, mas considera-se livre para concordar ou resistir, e é, sobretudo, na consciência dessa liberdade que se mostra a espiritualidade de sua alma (...)
Mas, (...) sobre a diferença entre o homem e o animal, haveria uma outra qualidade muito específica que os distinguiria e a respeito da qual não pode haver contestação – é a faculdade de aperfeiçoar-se, faculdade que, com o auxílio das circunstancias, desenvolve sucessivamente todas as outras e se encontra, entre nós, tanto na espécie quanto no individuo; o animal, pelo contrario, ao fim de alguns meses, é o que será por toda a vida, e sua espécie, no fim de milhares de anos, o que era no primeiro ano desses milhares.
Porque só o homem é suscetível de tornar-se imbecil? (...) Seria triste, para nós, vermo-nos forçados a convir que seja essa faculdade, distintiva e quase ilimitada, a fonte de todos os males do homem; que seja ela que, com o tempo, o tira dessa condição original na qual passaria dias tranquilos e inocentes; que seja ela que, fazendo com que por meio dos séculos desabrochem suas luzes e erros, seus vícios e virtudes, o torna com o tempo o tirano de si mesmo e da natureza.
Como maioria dos animais, o homem se preocupa em satisfazer necessidades básicas relacionadas a fome, sede, sexo e outras questões da sobrevivência. Mas só a satisfação dessas necessidades não é suficiente para torná-lo feliz. Ele precisa de muito mais para ser plenamente humano. Precisa atender a sua necessidade de crescimento interior, de relacionamento social, de expansão da criatividade, de busca da verdade e da justiça. Como o escritor russo Dostoievsky disse: O homem necessita do insondável e do infinito tanto quanto do pequeno planeta onde habita.

3 comentários: