quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Enem: Contagem regressiva faltando 30 dias para a prova


São 30 dias que separam os vestibulandos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Para quem vem se preparando desde o início do ano (ou de anos anteriores), o momento agora é de foco e concentração. Manter o ritmo dos estudos, investir em revisões, mas sem deixar o estresse e a tensão se sobrepor aos conhecimentos adquiridos até agora. Aprender a administrar o tempo de prova e o cansaço também são dicas imprescindíveis nessa reta final.

“A prova é cansativa, porque são 90 questões para se fazer em 4h30, no primeiro dia, e 5h30 no segundo dia, devido à Redação. O estudante tem menos cerca de dois minutos e meio para cada questão. Como não é possível fazer a prova com relógio, o aluno precisa treinar esse tempo, essa dinâmica, fazendo simulados e provas de anos anteriores. Se o aluno tem domínio do tempo, fica mais fácil de administrar o cansaço”, orienta o diretor geral do Grupo Motivo, Eduardo Belo.

Outra dica é que os alunos tentem fazer todas as 90 questões de forma consciente, já que aprova é baseada no sistema chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que dá a média baseado nas questão fáceis, medianas e difíceis e não no valor absoluto do número de acertos. Por exemplo, se o aluno acertou muitas questões difíceis e errou muitas perguntas da categoria “fácil”, o TRI considera improvável e deduz que o estudante chutou.

“Com esse sistema, o aluno não pode basear seus estudos nos assuntos que mais aparecem em prova. Porque se ele acertar uma difícil e errar uma fácil, a nota cai. É preferível que ele estude tudo de forma não tanto aprofundada, do que priorize alguns assuntos em detrimento de outros. Ele tem que ter um domínio completo do que vai cair na prova. O que ele puder estudar a mais, será o diferencial”, explica o professor de física do Colégio Motivo, Rogério Andrade.

Por esse motivo, os professores recomendam que as questões fáceis devem ser resolvidas primeiro e não fazer o exame na sequência de 1 a 90. “O aluno também deve mudar sua rotina por estar perto da prova. Evitar o estresse e estudar em excesso, virando madrugada. Mas também não se desprender demais e relaxar, perdendo o foco. Não é hora de pendurar as chuteiras. Tem que manter o ritmo dos estudos, não mudar os hábitos alimentares. E para desopilar a mente, fazer atividades que estimulem os seus conhecimentos, como assistir a bons filmes e ler bons livros e revistas”, recomendou o diretor da unidade Boa Viagem do Colégio Motivo, Sérgio Ribeiro.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário