Noções de Arquivologia para Concursos: Técnicas de Restauração

Técnicas de Restauração:

  • Banho de gelatina – mergulha-se o documento em cola específica, aumentando sua durabilidade. Contudo é maior a possibilidade de ataque de fungos e bactérias.
  • Tecido – utiliza duas folhas de tecido muito finas, que são ligadas ao documento por uma pasta de amido, para reparar pequenos danos.
  • Silking – variação do método anterior, substituindo os tecidos por outros específicos (musseline de seda ou crepeline). Estes têm maior durabilidade, mas devido ao uso da pasta de amido, suas qualidades são um pouco afetadas. Além disso, o material muito específico o deixa com custos altos.
  • Laminação – envolve o documento, nas duas faces, em uma folha de seda e outra de acetato de celulose. Em seguida coloca-se o documento em uma prensa hidráulica com pressão entre 7 e 8 Kg/cm, e temperatura entre 145º a 155ºC. O método pelo qual se coloca a folha de papel a ser reforçada entre duas folhas transparentes de termoplástico.
  • Laminação manual – variação do método anterior, acrescentando acetona à folha de acetato de celulose.
  • Encapsulação – o documento é envolto em películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. A técnica moderna empregada para dar suporte e proteção aos documentos de papel, tecido e fotografias frágeis ou submetidos a uso intensivo.
  • Reintegração ou Reenfibragem - processo pelo qual partes perdidas da folha são reconstruídas com celulose nova. Nesta etapa é utilizado um equipamento, que executa, por meio de sucção, o preenchimento de todas as áreas de perda de suporte. O processo consiste em despejar no equipamento, uma solução de polpa e água que, após sucção, se concentra nas áreas onde não há suporte (vazadas). Essas áreas novas devem ter espessura igual à do original, mas com a tonalidade de cor um ponto abaixo do tom original, para diferenciar as áreas novas da antiga.
  • Reintegração cromática é a cobertura com pigmento de cor e tom, próximos do original, em áreas de remendo ou reforço. Ela é feita com lápis-aquarela importado diretamente nas áreas em que é necessária uma homogeneidade entre o antigo e o novo, para compor a estética do documento. Só quando necessária.
  • Planificação é a prensagem do documento.
  • Montagem compreende a reorganização das folhas conforme a sequência do original sobrepondo as folhas, obedecendo a ordem de numeração do original.
  • Costura é feita em linha de algodão, em substituição aos grampos metálicos; compõe-se de dois pontos de costura.

Além da restauração e suas técnicas, temos também como ações corretivas a desinfestação, que consiste no combate à atividade de insetos (o método mais comum é a fumigação), a limpeza, que consiste na retirada de sujeira com material específico, e o alisamento, que consiste em passar os documentos a ferro para retirar marcas de dobras e facilitar a retirada de manchas. 

Dica de prova: O alisamento, a limpeza e a desinfestação NÃO SÃO técnicas de restauração! Elas estão no mesmo patamar, e as quatro são atividades de CONSERVAÇÃO CORRETIVA!

Processo de Recuperação: Arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus tem corresponsabilidade no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação científica tecnológica, cultural e social, bem como dos testemunhos jurídico e histórico.

Questões de Prova:
- A definição da política nacional de arquivos públicos e privados, bem como a orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos do arquivo são atribuições do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ;
- As atividades técnicas ligadas ao processo de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento corrente e intermediário, com vistas ao recolhimento, à guarda ou à eliminação, definem, de acordo com a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, a gestão de documentos.
- Cada instituição arquivística integrante do SINAR deve seguir as diretrizes e normas estabelecidas pelo órgão central do sistema, embora mantenha a subordinação e vinculação administrativa original;
- Microficha é uma microforma em filme, cujas imagens ou fotogramas são dispostos em linhas paralelas ou colunas.
- Diplomática ciência documentária que estuda a estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial, dos documentos que, emanados de autoridade suprema , delegada ou legitimadora são submetidos, para efeito e validade, á sistematização imposta pelo direito.

Fonte: Cadernos Para Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário