OTAN X PACTO DE VARSÓVIA


Pacto de Varsóvia - Como surgiu, motivos e o seu fim 

 

A OTAN e o Pacto de Varsóvia nunca travaram uma guerra direta, mas fizeram o mundo refém de suas trocas de ameaças por mais de 30 anos. Obcecadas pela corrida armamentista da Guerra Fria, as 2 organizações simbolizaram o perigo iminente de uma guerra entre Estados Unidos e União Soviética. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão comunista e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países socialistas e criado nos mesmos moldes da rival.


MUDANÇA DE RUMO
Mas, com o tempo, o papel das 2 alianças militares desviou-se da proposta original. O Pacto de Varsóvia voltou-se para repressão de governos contrários ao regime socialista e de eventuais insurreições dos países integrantes. Tornou-se ferramenta de controle da URSS sobre seus territórios e extinguiu-se em 1990, após o fim da URSS. A OTAN, por sua vez, ampliou sua atuação: fixou-se em trocas militares de técnicas de segurança com a Europa, em intervenções de conflitos e até no combate ao narcotráfico. Hoje, agrupa também países do ex-bloco socialista que fizeram parte do Pacto de Varsóvia, como a Romênia e a Bulgária.

TECNOLOGIA DE DEFESA
Os EUA não se preocupavam com o efetivo militar em solo europeu, o que mantinha a região fragilizada diante de um ataque soviético por terra. Por outro lado, a OTAN compensou seus efetivos militares, tradicionalmente menores que os do Pacto de Varsóvia, investindo maciçamente em tecnologia de defesa em vários pontos da Terra, principalmente ao redor da URSS. A OTAN espalhou sistemas antimísseis por 4900 km, cercando totalmente as fronteiras soviéticas. Também produziram armas estratégicas, para atacar o território soviético a partir dos EUA.

PENSANDO NO ATAQUE
O Pacto de Varsóvia adotou inicialmente dispositivos mais ofensivos, mas não com clara intenção de atacar o inimigo. A preocupação em se precaver de uma guerra nos moldes tradicionais era maior. Em meados de 1955, já possuía algum poderio nuclear, que foi igualado ao americano cerca de 4 anos depois.

 

Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!

Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco

Curta nossa Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/SuperReforco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário