08 de Julho - Dia do Panificador (Padeiro)

O que é ser um panificador?

O panificador ou popularmente chamado de padeiro é o profissional responsável por produzir pães (massa feita de farinha, em geral de trigo, ou outro cereal, que é amassada e assada no forno) salgados e doces, que podem ser recheados ou não, tortas, quiches, bolos, tortas doces, doces dos mais variados, entre outras guloseimas. A padaria é um estabelecimento comercial industrial de pequeno porte, que vende os produtos produzidos pelos padeiros.

O pão é um alimento base na vida do brasileiro, e atualmente, com o aumento da competitividade no setor, a maioria das padarias inova, produzindo pães de vários sabores e formatos, além de guloseimas cada vez mais requintadas. O profissional panificador geralmente trabalha de madrugada, para que os consumidores tenham, pela manhã, o pão fresquinho.

Quais as características necessárias para ser um panificador?

Para ser um bom padeiro é necessário ter “jeito” com massas, ou seja, é necessário ter o que os padeiros chamam de “mão boa” para massas. É necessário também se atualizar sempre por meio de cursos, oficinas e Workshop.

Além dessas, outras características interessantes são:

  • Gosto por culinária
  • Capacidade de organização
  • Capacidade de observação
  • Responsabilidade
  • Interesse em aprender novas receitas
  • Agilidade e disposição
  • Capacidade de ouvir críticas
  • Higiene
  • Visão estética


Dia do Panificador


Qual a formação necessária para ser um panificador?

Não existe formação necessária para ser um padeiro, embora cursos e especializações sejam muito importantes e muitas vezes indispensáveis na hora da contratação. Existem muitos cursos para se tornar um panificador, sejam eles de curta duração, à distância e até gratuitos.

Exemplos de matérias que fazem parte dos cursos são: especial de pães doces e salgados, bolos, biscoitos, massas sovadas, folhadas, lanches e recitas lights. Grandes padarias costumam incentivar os funcionários a se especializarem e também fornecem treinamentos, para que os profissionais sejam mais qualificados e atualizados, assim produzindo as melhores receitas.

Quais são as principais atividades de um panificador?

  • Organizar os materiais necessários
  • Produzir as massas
  • Modelar o pão
  • Produzir recheios e coberturas, se necessário
  • Assar os pães
  • Bater massas de bolos, biscoitos e tortas
  • Confeitar os doces, sempre levando em conta o lado estético
  • Armazenar e embalar os produtos da melhor forma possível

SITRATUH-FLOR

Áreas de atuação e especialidades

Padarias

Trabalha exercendo a função de panificador, podendo inclusive administrar o estabelecimento

Padarias artesanais

O padeiro pode trabalhar em padarias artesanais, ou por conta própria, produzindo pães diferentes e sob encomenda para festas e reuniões. Os pães artesanais são muito requisitados, por serem mais pessoais e originais.

Autônomo

Produzindo pães, bolos, tortas e doces para serem vendidos em outro estabelecimento

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho nessa área é grande, e aumenta cada vez mais. Com o aumento da competitividade, a quantidade de padarias cresceu, além do desenvolvimento na qualidade do serviço, além do número de funcionários que cresceu muito. Atualmente, sobram vagas nessa área e faltam profissionais qualificados para preenchê-las, por isso o profissional que se qualificar e investir em especializações é muito bem visto no mercado de trabalho.

O pão é um alimento indispensável na vida do brasileiro, segundo pesquisas quarenta milhões de consumidores entram nas padarias brasileiras todos os dias.

Pão Nosso de Cada Dia... 8 de julho Dia do Padeiro - aEmpreendedora

Curiosidades

A profissão de padeiro tem um significado maior do que a simples feitura de pães, doces ou bolos. A história do pão e, consequentemente, a do padeiro, permeia toda a história da humanidade, principalmente no âmbito religioso.

O pão se tornou o símbolo da vida, alimento do corpo e da alma. Até hoje simboliza a fé, na missa católica, pois a hóstia consagrada representa o corpo de Cristo.

O pão faz parte da alimentação humana há milhares de anos a.C., quando ainda era feito com o fruto do carvalho triturado, lavado com água fervente para perder o amargor e posto a secar ao sol.

A utilização de farinhas na feitura do pão veio bem depois, visto que era usada apenas em sopas e mingaus. Mais tarde, à farinha foram adicionados outros ingredientes: mel, azeite doce, mosto e ovos, formando uma espécie de bolo que teria sido o antepassado do pão atual.

Os egípcios foram os primeiros povos que utilizaram fornos para assar pães. É também atribuído a eles o acréscimo de um líquido fermentado à massa para deixá-la mais macia e leve.

O Brasil conheceu o pão apenas no século XIX, conforme o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre. Antes disso, consumia-se o beiju.

A atividade panificadora no Brasil se expandiu com os imigrantes italianos. Nas grandes cidades proliferaram as padarias, muito conhecidas na cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro do Bexiga, onde ainda são fabricados pães típicos italianos.

Dia do Padeiro | Portal do Filatelista Temático

20 de Maio - Dia Nacional do Pedagogo: profissionais enfrentam desafios durante isolamento


No Dia do Pedagogo, comemorado hoje (20) no Brasil, os profissionais buscam se adaptar às novas necessidades da educação, como o ensino a distância, provocado pelo isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

Muito esforço tem sido feito, tanto por professores quanto por instituições de ensino, para dar continuidade aos estudos, sem prejudicar o avanço dos alunos. Esse tem sido um desafio para os educadores, já que ninguém estava preparado para essa nova situação - de levar a metodologia educacional para o mundo online.

“Rapidamente tivemos que buscar ferramentas que nos permitissem manter o contato com o aluno, criar salas de aula virtuais, repensar processos de avaliação, propor atividades que os alunos pudessem realizar em casa, manter uma rotina. As escolas e instituições de ensino superior têm enfrentado este momento de formas diferentes, específicas, mas há pontos em comum”, afirma a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Santo Amaro (Unisa), professora Tatiana da Silva Calsavara.

Doutora em educação, Tatiana conta que participa deste cenário sob diferentes pontos de vista - “como coordenadora, docente e como mãe. Tenho refletido muito sobre isso, o que funciona, o que não funciona tão bem, o que pode ser mudado. Um problema com que, de início, nos deparamos é a má qualidade da internet brasileira e, inclusive, a falta de acesso por grande parte dos alunos e até professores”, diz.

Ela lembra outro ponto desta inovação forçada. “Além disso, são buscadas formas que não podem ser iguais às do ensino presencial, mas que precisam manter a qualidade, a proximidade, a interatividade. É preciso repensar a educação e isso é muito bom, pois a história mostra que em momentos de desafios como esse, construímos novos caminhos, novas propostas. Daqui a algum tempo, poderemos, de forma mais específica, analisar os ganhos e como crescemos com eles”, analisa.

Disciplina e planejamento
Para Tatiana, o momento exige disciplina e planejamento. “Algo que destaco, nesse meu olhar triplo de coordenadora, docente e mãe, é a necessidade de rotina, de planejamento, de interatividade, de interdisciplinaridade, de leitura, e destaco a importância da literatura, seja qual for a área de formação”. Tatiana afirma que a literatura ajuda a compreender o ser humano. “Essa valorização da arte, da cultura, da literatura, do cinema neste momento, que é onde as pessoas buscam refúgio, é um grande desafio para os pedagogos, pois nos coloca na posição de repensar o papel desses elementos, que são também ferramentas pedagógicas, tão essenciais à humanidade e à necessidade de nos mantermos sãos em tempos de medo e incertezas”.

Mercado de trabalho 
O pedagogo tem como principal atuação a docência e a gestão da escola, incluindo orientação e supervisão. Na legislação atual, o pedagogo é formado para atuar na educação básica, na docência das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil e também na gestão de instituições de ensino, abrangendo o ensino superior. Ele pode atuar em instituições públicas ou privadas.

“Hoje em dia, muitos pedagogos também são contratados para atuar em empresas (pedagogia empresarial) ou hospitais (pedagogia hospitalar). Esses últimos estão naquilo que chamamos de espaços não escolares, que estão previstos na legislação vigente. O pedagogo deve ser preparado para atuar nessas áreas, que incluem ainda organizações não governamentais, fundações, comunidades, editoras (consultoria), entre outros espaços”, lembra a coordenadora.

O mercado de trabalho é amplo, porém os salários variam muito. A faixa salarial do pedagogo fica entre R$ 1.996,00 e R$ 6.233,11, sendo que R$ 2.293,22 é a média do piso salarial 2020. “Como é uma profissão que exige formação constante e uma visão de mundo que inclui acesso à cultura, arte, livros, pesquisas, novas tecnologias, a faixa salarial é baixa, já que o docente acaba investindo parte considerável de seu salário para se qualificar e manter seu currículo competitivo no mercado de trabalho. Os melhores salários na área são destinados aos que apresentam melhores qualificações”, observou Tatiana.

Desafios atuais
A formação continuada, porém, com a falta de cursos gratuitos, é um dos desafios da profissão. “O pedagogo deve estar disposto a aprender sempre, a buscar novas ferramentas para o ensino, novas perspectivas. Ele deve ter uma formação que lhe permita ler o cenário atual e atuar nele de forma a contribuir com o processo educacional, com os desafios do tempo presente. Ensino e pesquisa caminham juntos e, mais do que nunca, vemos a necessidade do embasamento em evidências, em dados, em análises consistentes”, afirma Tatiana.

A psicopedagoga e professora Leila do Vale Nascimento de Melo concorda com Tatiana quanto à importância da formação continuada e lamenta a falta de recursos. “Os desafios da profissão são a falta de materiais adequados à faixa etária das crianças, a ausência dos pais, a falta de cursos gratuitos de qualificação, entre outras dificuldades do dia a dia escolar”.

Para Leila, que trabalha atualmente como professora de educação infantil no Centro Bryan Biguinati Jardim, o ensino a distância também tem se mostrado difícil. “A adaptação ao ensino a distância tem sido um desafio a ser vencido todos os dias, pois sempre surgem dificuldades estruturais no caminho. Ainda mais que não tivemos orientações prévias, com um tempo hábil para aprender de fato. Fora isso, temos de pensar em atividades que atendam às crianças com necessidades especiais e não temos um suporte nesse sentido".

Na opinião de Tatiana Calsavara , a educação é um processo que, para muitos, parece lento, “mas é o melhor meio para construir um futuro de qualidade. "Mais do que nunca, se percebe a importância da educação para a sociedade, a importância do professor como detentor de um saber específico. Repensar as tecnologias, o papel do professor, a interatividade de qualidade com o aluno, a importância da leitura, de uma formação crítica e de como colocar isso além do espaço físico da sala de aula é o grande desafio deste momento”.

O símbolo da Graduação em Pedagogia

Você sabe o significado do Símbolo da sua Profissão?? Pedagogia

O símbolo do profissional em Pedagogia não é a coruja como a grande maioria acredita ser, na realidade este símbolo é da Filosofia e outras licenciaturas. O símbolo da Pedagogia é o caduceu de Hermes sobre a Flor-de-Lis verde.

É confundido com os da Medicina e da Contabilidade, porém o da Medicina é o caduceu de Asclépio e o de História é um caduceu dourado sobre uma ampulheta. Foram os romanos que utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta.

O símbolo da graduação de Pedagogia apresenta duas serpentes, sendo que expressam a sabedoria, e as asas representam a virtude. O dourado representa a luz da sabedoria, e a Flor-de-Lis é a representação da orientação.

Os símbolos possuem a sua importância porque fazem parte da identidade de um grupo. Sendo assim, o símbolo que estamos falando representa a identidade dos pedagogos, assim como as mais diversas áreas do conhecimento humano que possuem os seus respectivos símbolos.

Fonte: Portal Educação

Pedagogia




O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas.

Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país.

Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

FOCOS ESPECÍFICOS

A maior parte dos quase 1,3 mil cursos de Pedagogia do país oferece formação generalista. Apenas uma pequena parte deles tem algum foco específico. Esse é o caso, por exemplo, de Educação infantil (UFV); Educação do Campo, voltada para a atuação em escolas rurais (UFFS-PR, UFPB, UFRRJ, UFVJM, UFV, UFT, Unipampa e IF Farroupilha); Educação Especial, para dar aulas a alunos com necessidades especiais (Furb, UFSM e UFSCar); e Pedagogia Bilíngue, para ensinar também alunos surdos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais (IFG, IFSC).

O que você pode fazer
  • Administração escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
  • Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental e na alfabetização de jovens e adultos.
  • Coordenação pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.
  • Educação especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
  • Orientação educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
  • Pedagogia empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
  • Pedagogia hospitalar: atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
  • Produção de livros: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.
  • Supervisão educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho
O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo pedagogo em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais.

Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças.

Fabricantes de games focados em jogos educativos virtuais também têm procurado o profissional, que assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas a demanda nas demais regiões também é boa.

Curso
A carga maior do curso é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofa, história ou artes. O estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.

Atenção: todos os cursos de Pedagogia são licenciaturas (cursos que formam o professor), exceto o da Fama-GO, que é um bacharelado voltado para gestão escolar e condução de assuntos educacionais.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Educ. do Campo; Educ. em Ciên., Matem. e Linguagem; Educ. Especial; Educ. Infantil; Educ. no Campo; Ped. Bilíngue.


#SuperReforcoEmSuaCasa: Figuras de Linguagem (Parte 3): Figuras de Sintaxe

Figuras de Sintaxe

Elipse

Omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil.
Exemplo: Tomara você me entenda (Tomara que você me entenda).
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Elipse

Zeugma

Omissão de uma palavra pelo fato de ela já ter sido usada antes.
Exemplo: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Zeugma

Hipérbato

Alteração da ordem direta da oração.
Exemplo: São como uns anjos os seus alunos. (Os seus alunos são como uns anjos.)


Charge com exemplo de Figura de sintaxe Hipérbato

A ordem direta do nosso hino: "Das margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heroico"

Polissíndeto

Uso repetido de conectivos.
Exemplo: As crianças falavam e cantavam e riam felizes.
Charge com exemplo de Figura de sintaxe Polissíndeto

Assíndeto

Omissão de conectivos. É o contrário do polissíndeto.
Exemplo: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios.
Poema com exemplo de figura de sintaxe Assíndeto

Anacoluto

Mudança repentina na estrutura da frase.
Exemplo: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)
Poema com exemplo de figura de sintaxe Anacoluto

Pleonasmo

Repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.
ExemploA mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Pleonasmo

Silepse

Concordância com o que se entende e não com o que está implícito. Há silepse de gênero, de número e de pessoa.
Exemplos:
Vivemos na bonita e agitada São Paulo. (silepse de gênero: Vivemos na bonita e agitada cidade de São Paulo.)
A maioria dos clientes ficaram insatisfeitas com o produto. (silepse de número: A maioriados clientes ficou insatisfeita com o produto.)
Todos terminamos os exercícios. (silepse de pessoa: neste caso concordância com nós, em vez de eles: Todos terminaram os exercícios)

Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Silepse

Anáfora

Repetição de uma ou mais palavras de forma regular.
ExemploSe você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Anáfora



Revise os outros tipos de figuras de linguagem:

Fonte: Toda Matéria

#SuperReforcoEmSuaCasa: Frase, Oração e Período (7º Ano Fundamental)



Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequencia lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos.
Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!

Frase – É todo enunciado linguístico dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita.
Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo.

Ex: Que dia lindo!

Já na frase verbal há a presença do verbo.

Ex: Preciso de sua ajuda.

Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. 

 Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.

Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.

Período – É um enunciado linguístico que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:

- Período simples - formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta. 

Ex: Os professores entregaram as provas.

-Composto - formado por duas ou mais orações   

Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.



Para treinarmos um pouco mais sobre o assunto, façamos alguns exercícios completando as lacunas, atribuindo a nomenclatura de frase, período simples ou composto:

a) Pedro chegou estressado em casa. ________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. ______________________
c) Razão e emoção... as duas vértices da vida. __________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. __________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. ________________












Gabarito:

A) período simples;
B) período simples;
C) período simples (formado por apenas uma oração, tendo em vista que o verbo se encontra implícito - "são");  
D) período composto (formado por duas orações); 
E) período composto. 

Fonte: Brasil Escola (Autora: Vânia Duarte - Graduada em Letras)

#SuperReforcoEmSuaCasa: Variações Linguísticas (6º Ano Fundamental)

Variações Linguísticas - Toda Matéria

As variações linguísticas reúnem as variantes da língua, que foram inventadas pelos homens e vem sendo reinventada a cada dia.

Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais e geográficos.

No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, a linguagem regional.

Tipos de Variações Linguísticas
Há diversos tipos de variações linguísticas segundo o campo de atuação:

  • Variações Geográficas: está relacionada com o local em que é desenvolvida, por exemplo, as variações entre o português do Brasil e de Portugal.
  • Variações Históricas: ela ocorre com o desenvolvimento da história, por exemplo, o português medieval e o atual.
  • Variações Sociais: são percebidas segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, por exemplo, um orador jurídico e um morador de rua.
  • Variação Situacional: ocorre de acordo com o contexto o qual está inserido, por exemplo, as situações formais e informais.

Exemplos
Dentre os tipos de variações linguísticas podemos destacar:

  • Regionalismo: particularidades linguísticas de determinada região.
  • Dialetos: variações regionais ou sociais de uma língua.
  • Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
  • Gírias: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

Linguagem Formal e Informal
Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem, a linguagem formal e informal. Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.

No entanto, de acordo com o contexto que estamos inseridos devemos seguir as regras e normas impostas pela gramática, por exemplo, quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral). Em ambos os casos, utilizaremos a linguagem formal, a qual está de acordo com a normas gramaticais.

Observe que as variações linguísticas são expressas geralmente nos discursos orais, uma vez que quando produzimos um texto escrito, seja em qual for o lugar do Brasil, seguimos as regras do mesmo idioma: o português.

Preconceito Linguístico
O preconceito linguístico está intimamente relacionado com as variações linguísticas, uma vez que ele surge para julgar as manifestações linguísticas ditas superiores.

Para pensarmos nele não precisamos ir muito longe, posto que no nosso país, embora o mesmo idioma seja falado em todas as regiões, cada uma delas possui suas peculiaridades que envolvem diversos aspectos históricos e culturais.

Sendo assim, a maneira de falar do norte é muito diferente da falada no sul do país. Isso ocorre porque nos atos comunicativos, os falantes da língua vão determinando expressões, sotaques e entonações de acordo com as necessidades linguísticas.

De tal modo, o preconceito linguístico surge no tom de deboche, sendo a variação apontada de maneira pejorativa e estigmatizada.

Quem comete esse tipo de preconceito, geralmente tem a ideia de que sua maneira de falar é correta e ainda, superior a outra.

Entretanto, devemos salientar que todas variações são aceitas e nenhuma delas é superior, ou considerada a mais correta.

#SuperReforcoEmSuaCasa: Cedilha (5º Ano Fundamental)

A cedilha é um sinal que aparece debaixo da letra C, como se fosse um rabinho pendurado.

É esse rabinho que recebe o nome de cedilha e por isso identificamos a letra como “C cedilha” ou (Ç - ç).

Só podemos usar a letrinha “Ç” quando, depois dela, vierem as letras a, o, u.

É errado usá-la antes de e ou i, isso nunca deve acontecer, pois conseguimos o mesmo som usando apenas a letra C, sem rabinho. CeCi.

A cedilha (Ç) também nunca é usada no início de uma palavra, pois não existem palavras que comecem com essa letra.

 

Observe onde a cedilha é usada:

çaceciçoçuçãoções

 

Agora leia e observe as palavras com Ç, onde ela é usada:

caroço – criança – cabeça – doçura – palhaço – açúcar

laço – braço – calça – praça – raça – doença – lição – corações
 

Fonte: Escola Kids (Autora: Jussara de Barros - Pedagoga)

#SuperReforcoEmSuaCasa: A primeira conjugação dos verbos - AR (4º Ano Fundamental)

Ao falarmos sobre as conjugações dos verbos, é importante sabermos que eles possuem três:

1ª conjugação – Terminação -AR
2ª conjugação – Terminação -ER
3ª conjugação – Terminação -IR


Observando a imagem acima e a frase referente a ela, percebemos a presença de um verbo – “cantar”.

Logo, de acordo com nosso conhecimento, sabemos que ele pertence à primeira conjugação.

Mas o importante não é apenas identificarmos a conjugação, é necessário também sabermos como conjugar esse verbo.

Por isso, vamos aprender?

Modo Indicativo:



 

 

Formas Nominais:


 

Infinitivo impessoal – Aquele que não se refere a nenhuma pessoa

Cantar - infinitivo
Gerúndio – cantando
Particípio - cantado


Infinitivo pessoal – Refere-se às pessoas do verbo:

Fonte: Escola Kids    (Autora: Vânia Duarte - Graduada em Letras)

#SuperReforcoEmSuaCasa: Vogais (1º Ano Fundamental)

Queridos alunos e responsáveis, hoje vamos estudar um assunto muito importante: as vogais! Vamos conhecer seus sons e suas representações.

Como no conteúdo anterior, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem e ajudem seus filhos na leitura e escrita!

As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.

Os bebês, por exemplo, enquanto ainda não sabem falar, produzem sons em uma tentativa de comunicação. Esses sons são vogais. Representadas pelas letras A, E, I, O e U, elas são essenciais e indispensáveis para a formação de uma sílaba.

VOGAIS

Observe na primeira coluna da figura a seguir a representação das vogais maiúsculas cursivas e na segunda coluna a representação minúscula cursiva das respectivas vogais.


(É hora do Papai e da Mamãe ou de outra pessoa mais velha que esteja ajudando, copiar com letra bem legível em um caderno e solicitar para que os pequenos copiem as vogais! Não esqueçam de pronunciar as vogais e solicitar que a criança repita).

Após a criança copiar, o responsável deverá dar exemplos de palavras que iniciem por cada vogal. Sugerimos que se possível imprimam figuras para ilustrar. A criança aprende melhor ouvindo e visualizando!

Como sugestão temos as figuras que aparecem na imagem anterior:
A de abelha.
E de elefante.
I de iguana.
O de onça.
U de urso.

Outros exemplos:
A de abraço.
E de escola.
I de ilha.
O de olho.
U de unha.

Agora vamos mostrar as respectivas vogais em letra de imprensa para que a criança saiba identificar.

Imagem relacionada

Mais uma vez o responsável deve apresentar as vogais e novamente formar frases para que a criança identifique seus sons no início das palavras:
A de avião.
E de escova.
I de igreja.
O de óculos.
U de uva.


Agora iniciando outra sequência de atividades com as vogais, começando pela A, essa atividade começa com uma rima pra chamar atenção da criançada, falando assim “Uma abelhinha tão linda faz um mel assim docinho, por isso vou caprichar nesse A bem redondinho…” Legal né? Aí as linhas de caligrafia com a vogal em minúscula e maiúscula para eles irem treinando.

Agora a vogal E, a segunda das vogais com a riminha dizendo “Uma escova tão fofinha, tão amiga dos dentinhos, Me lembra de caprichar e fazer o E direitinho…” As rimas são sempre bem legais e interessantes para falar às crianças, com o E na minúscula e maiúscula também.

Quase finalizando a sequência das atividades, agora a letra e vogal I, com a rima dizendo assim: “Veja que ilha tão linda! Que lugar cheio de vida! Vou traçando a letrinha e desta forma divertida!” Realmente com a rima se torna mais divertida, e sempre em minúscula e maiúscula para eles treinarem em ambas as formas.

Essa agora sobre a vogal O, sempre com a rima antes que chama atenção das crianças e deixa a atividade mais divertida, essa aqui fala “A menina usa óculos e fica tão bonitinha… Óculos se escreve com O, vou traçando essa letrinha…” para ir treinando a escrita da letrinha em maiúscula e minúscula. 

Olha que legal essa aqui também sobre a vogal U, com uma rima antes falando sobre a uva, “Uma fruta tão docinha e com nome tão curtinho, eu sei que começa com U. Vou escrever rapidinho…” Com as linhas de caligrafia com a letra em minúscula e maiúscula para as crianças irem copiando e depois nas últimas linhas podem ir escrevendo a palavra Uva.

Veja este exemplo de atividade:

Em nosso site você encontrará exemplos de atividades com as vogais!
E na próxima postagem, depois que nossos pequenos estiverem afiados nas vogais, vamos estudar os encontros vocálicos!
Bons estudos e até a próxima!