sexta-feira, 8 de maio de 2020

#SuperReforcoEmSuaCasa: Figuras de Linguagem (Parte 3): Figuras de Sintaxe

Figuras de Sintaxe

Elipse

Omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil.
Exemplo: Tomara você me entenda (Tomara que você me entenda).
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Elipse

Zeugma

Omissão de uma palavra pelo fato de ela já ter sido usada antes.
Exemplo: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Zeugma

Hipérbato

Alteração da ordem direta da oração.
Exemplo: São como uns anjos os seus alunos. (Os seus alunos são como uns anjos.)


Charge com exemplo de Figura de sintaxe Hipérbato

A ordem direta do nosso hino: "Das margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heroico"

Polissíndeto

Uso repetido de conectivos.
Exemplo: As crianças falavam e cantavam e riam felizes.
Charge com exemplo de Figura de sintaxe Polissíndeto

Assíndeto

Omissão de conectivos. É o contrário do polissíndeto.
Exemplo: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios.
Poema com exemplo de figura de sintaxe Assíndeto

Anacoluto

Mudança repentina na estrutura da frase.
Exemplo: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)
Poema com exemplo de figura de sintaxe Anacoluto

Pleonasmo

Repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.
ExemploA mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Pleonasmo

Silepse

Concordância com o que se entende e não com o que está implícito. Há silepse de gênero, de número e de pessoa.
Exemplos:
Vivemos na bonita e agitada São Paulo. (silepse de gênero: Vivemos na bonita e agitada cidade de São Paulo.)
A maioria dos clientes ficaram insatisfeitas com o produto. (silepse de número: A maioriados clientes ficou insatisfeita com o produto.)
Todos terminamos os exercícios. (silepse de pessoa: neste caso concordância com nós, em vez de eles: Todos terminaram os exercícios)

Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Silepse

Anáfora

Repetição de uma ou mais palavras de forma regular.
ExemploSe você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Anáfora



Revise os outros tipos de figuras de linguagem:

Fonte: Toda Matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário