15. Interrupções de Jogo Regulamentares
As interrupções de jogo regulamentares são: os TEMPOS e as SUBSTITUIÇÕES DE JOGADORES.
15.1 Número de Interrupções Regulamentares
Cada equipe tem direito,no máximo, a dois "tempos" e seis substituições em cada set.
15.2 Solicitação de Interrupções Regulamentares
15.2.1 Interrupções podem ser solicitadas pelo técnico ou capitão em jogo, e somente por eles.
A solicitação é feita através da correspondente sinalização manual quando a bola está fora de jogo e antes do apito para o saque.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, é obrigatório o uso da campainha e do sinal manual para solicitar tempo.
15.2.2 A substituição antes do início de um set é permitida e deve ser registrada como uma substituição regulamentar naquele set.
15.3 Seqüência das Interrupções
15.3.1 Uma solicitação de um ou dois tempos e uma solicitação de substituição de jogador para cada equipe podem suceder-se, sem necessidade de reiniciar o jogo.
15.3.2 Contudo, uma equipe não está autorizada a solicitar interrupções consecutivas para substituição de jogador, durante a mesma interrupção do jogo. Dois ou mais jogadores podem ser substituídos durante a mesma interrupção.
15.4 Tempo e Tempo Técnico
15.4.1 Todos os tempos solicitados duram 30 segundos.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, nos sets 1-4 (*), dois “Tempos Técnicos” de 60 segundos adicionais são aplicados automaticamente, quando a equipe na liderança alcança o 8º e o 16º pontos.
No set decisivo (5º), não há “Tempos Técnicos”. Somente dois tempos de 30 segundos de duração podem ser solicitados por cada equipe.
15.4.2 Durante todos os tempos, os jogadores, em jogo, devem ir para a zona livre, perto do seu banco.
15.5 Substituição de Jogadores
A substituição é o ato pelo qual um jogador, que não o Líbero nem com quem ele tenha trocado, após ter sido registrado pelo apontador, entra no jogo para ocupar a posição de outro jogador que deve deixar a quadra neste momento. A substituição requer autorização do árbitro
15.6 Limitação das Substituições
15.6.1 Seis substituições é o máximo permitido por equipe, por set.. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.
15.6.2 Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição anterior na formação.
15.6.3 Um reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, uma única vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.
15.7 Substituição Excepcional
Um jogador machucado (exceto o Líbero) que não pode continuar jogando, deve ser legalmente substituído. Se isto não for possível, a equipe tem o direito de fazer uma substituição EXCEPCIONAL, além dos limites da Regra 15.6.
Uma substituição excepcional significa que qualquer jogador, que não está na quadra na hora da lesão, exceto o Líbero ou seu substituto, pode substituir o jogador lesionado. O jogador lesionado substituído não está autorizado a retornar à partida.
Uma substituição excepcional não pode ser contada como uma substituição regular.
15.8 Substituição por Expulsão
Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO deve ser substituído através de uma substituição legal. Se isto não for possível, a equipe é declarada INCOMPLETA.
15.9 Substituição Ilegal
15.9.1 Uma substituição é ilegal quando excede as limitações da Regra 15.6 (exceto no caso da Regra 15.7).
15.9.2 Quando uma equipe faz uma substituição ilegal e o jogo prossegue, os seguintes procedimentos devem ser aplicados:
15.9.2.1 a equipe é punida com a perda do "rally";
15.9.2.2 a substituição é retificada;
15.9.2.3 os pontos marcados, depois da falta pela equipe faltosa, são anulados. Os pontos da equipe adversária permanecem válidos.
15.10 Procedimento da Substituição
15.10.1 As substituições devem ocorrer dentro da zona de substituição.
15.10.2 Uma substituição deve durar somente o tempo necessário para o registro da substituição na súmula e para permitir a saída e a entrada dos jogadores.
15.10.3 No momento da solicitação, (os) jogador(es) deve(m) estar pronto(s) para entrar na quadra, de pé, perto da zona de substituição.
Se isto não ocorrer, a substituição não é permitida e a equipe é punida por um retardamento.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, plaquetas numeradas são usadas para facilitar a(s) substituição(ões).
15.10.4 Se uma equipe pretende fazer simultaneamente mais de uma substituição, a quantidade de substituições deve ser indicada no momento da solicitação. Neste caso, as substituições devem ser sucessivas, um par de jogadores após outro.
15.11 Solicitações Indevidas
15.11.1 É indevido solicitar uma interrupção:
15.11.1.1 durante um "rally", no momento ou após o apito para sacar;
15.11.1.2 por um membro da equipe não autorizado;
15.11.1.3 para substituir um jogador antes do jogo ter sido reiniciado, após uma substituição da mesma equipe;
15.11.1.4 depois de ter esgotado o número autorizado de tempos e de substituições.
15.11.2 A primeira solicitação indevida na partida, que não afetar ou retardar o jogo, deve ser rejeitada sem qualquer outra conseqüência.
15.11.3 Repetir uma solicitação indevida na partida constitui um retardamento.
16. Retardamentos do Jogo
16.1 Tipos de Retardamentos
Uma ação imprópria de uma equipe que atrasa o reinício do jogo é um retardamento e inclui, entre outras:
16.1.1 retardar uma substituição;
16.1.2 prolongar outras interrupções, após ter sido instruído a reiniciar o jogo;
16.1.3 solicitar uma substituição ilegal;
16.1.4 repetir uma solicitação imprópria;
16.1.5 retardar o jogo por um membro da equipe.
16.2 Sanção por Retardamentos
16.2.1 “Advertência por retardamento” e “penalidade por retardamento” são punições para a equipe.
16.2.1.1 Sanções por retardamento permanecem em vigor por toda a partida.
16.2.1.1 Todas as sanções por retardamento são registradas na súmula.
16.2.2 O primeiro retardamento na partida por um membro de uma equipe é sancionado com uma “ADVERTÊNCIA POR RETARDAMENTO”.
16.2.3 O segundo retardamento e os subseqüentes, de qualquer tipo, por qualquer jogador ou outro membro da mesma equipe na mesma partida, constitui(em) falta e é(são) punido(s) como uma “FALTA POR RETARDAMENTO”: perda do "rally".
16.2.4 Punições por retardamento impostas, antes ou entre sets, são aplicadas no set seguinte.
17. Interrupções de Jogo Excepcionais
17.1 Contusão
17.1.1 Ocorrendo um acidente sério, enquanto a bola está em jogo, o árbitro deve parar o jogo imediatamente e permitir a entrada de assistência médica na quadra.
O "rally" é, então, repetido.
17.1.2 Se um jogador contundido não pode ser substituído, legal ou excepcionalmente, é dado ao jogador um tempo de recuperação de 3 minutos, mas não mais do que uma vez para o mesmo jogador na mesma partida.
Se ele não se recuperar, sua equipe é declarada incompleta.
17.2 Interferência Externa
Se houver qualquer interferência externa durante o jogo, ele deve ser interrompido e o "rally" jogado novamente.
17.3 Interrupções Prolongadas
17.3.1 Se circunstâncias imprevistas interromperem o jogo, o primeiro árbitro, o organizador e o Comitê de Controle, se houver um, deverão decidir as medidas a serem tomadas para restabelecer as condições normais.
17.3.2 Ocorrendo uma ou mais interrupções, não excedendo 4 horas no total:
17.3.2.1 se o jogo é reiniciado na mesma quadra, o set interrompido deve continuar normalmente, com o mesmo placar, jogadores e posições. Os sets já jogados, conservarão seus resultados;
17.3.2.2 se o jogo é reiniciado em outra quadra de jogo, o set interrompido é anulado e repetido com os mesmos jogadores da equipe e com a mesma formação inicial. Os sets já jogados conservam seus resultados.
17.3.3 Ocorrendo uma ou mais interrupções, excedendo 4 horas no total, todo o jogo deve ser repetido.
18. Intervalos e Troca de Quadra
18.1 Intervalos
Todos os intervalos entre sets duram três minutos.
Durante este tempo, são feitas , na súmula, a troca de quadra e o registro da formação das equipes .
O intervalo entre o segundo e o terceiro sets pode ser prolongado até 10 min pela autoridade competente, ante solicitação do organizador.
18.2 Troca de Quadra
18.2.1 Após cada set, as equipes trocam de quadra, exceto no set decisivo.
18.2.2 No set decisivo, quando a equipe na liderança atinge 8 pontos, as equipes trocam de quadra sem demora e as posições dos jogadores permanecem as mesmas.
Se a troca não é feita quando a equipe na liderança alcança 8 pontos, deve ocorrer no momento em que o erro for percebido. O placar no momento da troca permanece o mesmo.
Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
As interrupções de jogo regulamentares são: os TEMPOS e as SUBSTITUIÇÕES DE JOGADORES.
15.1 Número de Interrupções Regulamentares
Cada equipe tem direito,no máximo, a dois "tempos" e seis substituições em cada set.
15.2 Solicitação de Interrupções Regulamentares
15.2.1 Interrupções podem ser solicitadas pelo técnico ou capitão em jogo, e somente por eles.
A solicitação é feita através da correspondente sinalização manual quando a bola está fora de jogo e antes do apito para o saque.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, é obrigatório o uso da campainha e do sinal manual para solicitar tempo.
15.2.2 A substituição antes do início de um set é permitida e deve ser registrada como uma substituição regulamentar naquele set.
15.3 Seqüência das Interrupções
15.3.1 Uma solicitação de um ou dois tempos e uma solicitação de substituição de jogador para cada equipe podem suceder-se, sem necessidade de reiniciar o jogo.
15.3.2 Contudo, uma equipe não está autorizada a solicitar interrupções consecutivas para substituição de jogador, durante a mesma interrupção do jogo. Dois ou mais jogadores podem ser substituídos durante a mesma interrupção.
15.4 Tempo e Tempo Técnico
15.4.1 Todos os tempos solicitados duram 30 segundos.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, nos sets 1-4 (*), dois “Tempos Técnicos” de 60 segundos adicionais são aplicados automaticamente, quando a equipe na liderança alcança o 8º e o 16º pontos.
No set decisivo (5º), não há “Tempos Técnicos”. Somente dois tempos de 30 segundos de duração podem ser solicitados por cada equipe.
15.4.2 Durante todos os tempos, os jogadores, em jogo, devem ir para a zona livre, perto do seu banco.
15.5 Substituição de Jogadores
A substituição é o ato pelo qual um jogador, que não o Líbero nem com quem ele tenha trocado, após ter sido registrado pelo apontador, entra no jogo para ocupar a posição de outro jogador que deve deixar a quadra neste momento. A substituição requer autorização do árbitro
15.6 Limitação das Substituições
15.6.1 Seis substituições é o máximo permitido por equipe, por set.. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.
15.6.2 Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição anterior na formação.
15.6.3 Um reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, uma única vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.
15.7 Substituição Excepcional
Um jogador machucado (exceto o Líbero) que não pode continuar jogando, deve ser legalmente substituído. Se isto não for possível, a equipe tem o direito de fazer uma substituição EXCEPCIONAL, além dos limites da Regra 15.6.
Uma substituição excepcional significa que qualquer jogador, que não está na quadra na hora da lesão, exceto o Líbero ou seu substituto, pode substituir o jogador lesionado. O jogador lesionado substituído não está autorizado a retornar à partida.
Uma substituição excepcional não pode ser contada como uma substituição regular.
15.8 Substituição por Expulsão
Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO deve ser substituído através de uma substituição legal. Se isto não for possível, a equipe é declarada INCOMPLETA.
15.9 Substituição Ilegal
15.9.1 Uma substituição é ilegal quando excede as limitações da Regra 15.6 (exceto no caso da Regra 15.7).
15.9.2 Quando uma equipe faz uma substituição ilegal e o jogo prossegue, os seguintes procedimentos devem ser aplicados:
15.9.2.1 a equipe é punida com a perda do "rally";
15.9.2.2 a substituição é retificada;
15.9.2.3 os pontos marcados, depois da falta pela equipe faltosa, são anulados. Os pontos da equipe adversária permanecem válidos.
15.10 Procedimento da Substituição
15.10.1 As substituições devem ocorrer dentro da zona de substituição.
15.10.2 Uma substituição deve durar somente o tempo necessário para o registro da substituição na súmula e para permitir a saída e a entrada dos jogadores.
15.10.3 No momento da solicitação, (os) jogador(es) deve(m) estar pronto(s) para entrar na quadra, de pé, perto da zona de substituição.
Se isto não ocorrer, a substituição não é permitida e a equipe é punida por um retardamento.
Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, plaquetas numeradas são usadas para facilitar a(s) substituição(ões).
15.10.4 Se uma equipe pretende fazer simultaneamente mais de uma substituição, a quantidade de substituições deve ser indicada no momento da solicitação. Neste caso, as substituições devem ser sucessivas, um par de jogadores após outro.
15.11 Solicitações Indevidas
15.11.1 É indevido solicitar uma interrupção:
15.11.1.1 durante um "rally", no momento ou após o apito para sacar;
15.11.1.2 por um membro da equipe não autorizado;
15.11.1.3 para substituir um jogador antes do jogo ter sido reiniciado, após uma substituição da mesma equipe;
15.11.1.4 depois de ter esgotado o número autorizado de tempos e de substituições.
15.11.2 A primeira solicitação indevida na partida, que não afetar ou retardar o jogo, deve ser rejeitada sem qualquer outra conseqüência.
15.11.3 Repetir uma solicitação indevida na partida constitui um retardamento.
16. Retardamentos do Jogo
16.1 Tipos de Retardamentos
Uma ação imprópria de uma equipe que atrasa o reinício do jogo é um retardamento e inclui, entre outras:
16.1.1 retardar uma substituição;
16.1.2 prolongar outras interrupções, após ter sido instruído a reiniciar o jogo;
16.1.3 solicitar uma substituição ilegal;
16.1.4 repetir uma solicitação imprópria;
16.1.5 retardar o jogo por um membro da equipe.
16.2 Sanção por Retardamentos
16.2.1 “Advertência por retardamento” e “penalidade por retardamento” são punições para a equipe.
16.2.1.1 Sanções por retardamento permanecem em vigor por toda a partida.
16.2.1.1 Todas as sanções por retardamento são registradas na súmula.
16.2.2 O primeiro retardamento na partida por um membro de uma equipe é sancionado com uma “ADVERTÊNCIA POR RETARDAMENTO”.
16.2.3 O segundo retardamento e os subseqüentes, de qualquer tipo, por qualquer jogador ou outro membro da mesma equipe na mesma partida, constitui(em) falta e é(são) punido(s) como uma “FALTA POR RETARDAMENTO”: perda do "rally".
16.2.4 Punições por retardamento impostas, antes ou entre sets, são aplicadas no set seguinte.
17. Interrupções de Jogo Excepcionais
17.1 Contusão
17.1.1 Ocorrendo um acidente sério, enquanto a bola está em jogo, o árbitro deve parar o jogo imediatamente e permitir a entrada de assistência médica na quadra.
O "rally" é, então, repetido.
17.1.2 Se um jogador contundido não pode ser substituído, legal ou excepcionalmente, é dado ao jogador um tempo de recuperação de 3 minutos, mas não mais do que uma vez para o mesmo jogador na mesma partida.
Se ele não se recuperar, sua equipe é declarada incompleta.
17.2 Interferência Externa
Se houver qualquer interferência externa durante o jogo, ele deve ser interrompido e o "rally" jogado novamente.
17.3 Interrupções Prolongadas
17.3.1 Se circunstâncias imprevistas interromperem o jogo, o primeiro árbitro, o organizador e o Comitê de Controle, se houver um, deverão decidir as medidas a serem tomadas para restabelecer as condições normais.
17.3.2 Ocorrendo uma ou mais interrupções, não excedendo 4 horas no total:
17.3.2.1 se o jogo é reiniciado na mesma quadra, o set interrompido deve continuar normalmente, com o mesmo placar, jogadores e posições. Os sets já jogados, conservarão seus resultados;
17.3.2.2 se o jogo é reiniciado em outra quadra de jogo, o set interrompido é anulado e repetido com os mesmos jogadores da equipe e com a mesma formação inicial. Os sets já jogados conservam seus resultados.
17.3.3 Ocorrendo uma ou mais interrupções, excedendo 4 horas no total, todo o jogo deve ser repetido.
18. Intervalos e Troca de Quadra
18.1 Intervalos
Todos os intervalos entre sets duram três minutos.
Durante este tempo, são feitas , na súmula, a troca de quadra e o registro da formação das equipes .
O intervalo entre o segundo e o terceiro sets pode ser prolongado até 10 min pela autoridade competente, ante solicitação do organizador.
18.2 Troca de Quadra
18.2.1 Após cada set, as equipes trocam de quadra, exceto no set decisivo.
18.2.2 No set decisivo, quando a equipe na liderança atinge 8 pontos, as equipes trocam de quadra sem demora e as posições dos jogadores permanecem as mesmas.
Se a troca não é feita quando a equipe na liderança alcança 8 pontos, deve ocorrer no momento em que o erro for percebido. O placar no momento da troca permanece o mesmo.
Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário