quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os lobos realmente uivam para a Lua?

Esqueça a bobagem sobre lobos uivando para a Lua. Esses animais preocupam-se tanto com a luz noturna da Terra quanto metaleiros pensam no "High School Musical".

Especialistas em caninos não encontraram nenhuma conexão entre as fases da Lua e o uivo dos lobos. Os lobos cantam com mais freqüência durante a noite porque são animais noturnos. Mas por que apontam suas faces em direção à Lua e às estrelas quando uivam? É tudo uma questão de acústica, visto que projetar seus chamados para cima permite transportar o som mais longe.

Atualmente o uivo dos lobos é uma das mais distintas e bem estudadas vocalizações de animais. Os ancestrais dos cães domesticados, uivam como uma forma de comunicação a longa distância, transportando uma série de informações. Devido ao agudo e à suspensão das notas, os sons dos uivos dos lobos podem alcançar tão longe quanto 9,6 quilômetros na floresta e mesmo 16 quilômetros cruzando a tundra sem árvores.

Os uivos dos lobos servem de sistemas GPS, cantorias e alarmes de incêndio - tudo junto. Para dizer a verdade, a finalidade dos uivos dos lobos não é assim tão diferente das razões pelas quais os humanos elevam suas vozes ao vento. Em geral, os principais motivos para os lobos uivarem incluem:


  • um brado de reagrupamento para a matilha se encontrar;
  • um sinal para informar a matilha sobre a localização de um lobo;
  • uma advertência para lobos estranhos ficarem fora do território da matilha.


A frequência dos uivos aumenta durante a noite e pela madrugada adentro quando os lobos caçam. Os uivos pontuam o ar mais freqüentemente durante a estação de procriação no inverno, quando os lobos buscam seus pares. Como os uivos carregam uma codificação do tamanho corporal e da saúde do lobo (com os animais maiores exibindo tons mais profundos), os machos podem exercitar seus cantos para atrair fêmeas.

Embora pensemos que os lobos uivam sozinhos, eles freqüentemente o fazem em grupo. Esses coros de uivos envolvem membros de uma matilha cantando em uníssono em várias alturas. Juntos, os coros podem incluir até 12 harmonias relacionadas. Uivos em grupo podem proteger as matilhas, já que a combinação de harmonias ilude os ouvintes a pensar que há mais lobos presentes. Ou às vezes, eles uivam apenas pelo divertimento.

Lobos alfa, líderes da matilha, normalmente exibem um uivo mais grave e irão se expressar mais freqüentemente que aqueles com uma posição social mais subserviente. Os filhotes também praticam uivos conforme amadurecem, imitando os uivos dos lobos adultos. Porém, lobos solitários podem não uivar tanto para manter seu paradeiro oculto de predadores potenciais, pois não têm a proteção adicional de uma matilha.

Como você pode ver, esses animais primitivos possuem um extenso vocabulário para se expressar.

Fonte: HSW

Nenhum comentário:

Postar um comentário