sábado, 1 de novembro de 2014

Exercícios Resolvidos sobre Primeira Lei de Mendel


  • Questão 1
    (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
    a)      100% vv, verdes;
    b)      100% VV, amarelas;
    c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
    d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
    e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

  • Questão 2
    (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.
    I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.
    II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.
    III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.
    Das afirmações acima está (estão) correta (s):
    a)      I, apenas
    b)      II e III, apenas
    c)       III, apenas
    d)      II, apenas
    e)      I, II e III.

  • Questão 3
    (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:
    Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.
    a)      2n, 20, 02, 2n, 20.
    b)      Diploide, 10, 04, haploides, 05.
    c)       Diploide, 46, 04, haploides, 23.
    d)      n, 10, 02, 2n, 05.
    e)      Haploide, 05, 04, n, 20.
    f)       2n, 30, 04, n, 15.

  • Questão 4
    Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
    a)      Apenas indivíduos Aa;
    b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
    c)       Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
    d)      Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

  • Questão 5
    De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.
    a)      Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.
    b)      Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.
    c)       Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).
    d)      Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo.
    e)      O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

  • Questão 6
    Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
    a)      Aa, aa, aa.
    b)      AA, aa, aa.
    c)       aa, AA, aa.
    d)      aa, Aa, AA.
    e)      Aa, AA, Aa.





Respostas


  • Resposta Questão 1
    letra c
    O enunciado nos diz que as ervilhas verdes são homozigóticas com genótipo recessivo (vv), e que as ervilhas amarelas são heterozigóticas com genótipo dominante (Vv). Ao cruzarmos esses indivíduos teremos:

    A partir da resolução acima podemos concluir que 50% dos descendentes possuem genótipo Vv, ou seja, cor amarela, e os outros 50% possuem o genótipo vv, ou seja, cor verde.

  • Resposta Questão 2
    letra b
    A alternativa I está errada porque os caracteres dos pais são transmitidos aos filhos através de informações contidas nos gametas (espermatozoide e óvulo) do pai de da mãe.

  • Resposta Questão 3
    letra c
    Por meiose, uma célula diploide com 46 cromossomos formará 4 célulashaploides, com 23 cromossomos cada uma.

  • Resposta Questão 4
    letra d
    Se os dois gatos são heterozigóticos, logicamente os dois terão o genótipo Aa, dessa forma:
    Conforme a resolução acima, podemos concluir que os descendentes desse cruzamento terão genótipo AA, Aa e aa na proporção de 1:2:1 respectivamente.

  • Resposta Questão 5
    letra c
    Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição homozigótica(para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo híbrido).

  • Resposta Questão 6
    letra d
    Sabemos que a cor preta é dominante sobre a cor marrom, e por esse motivo já podemos dizer que o macho tem um gene recessivo, enquanto as duas fêmeas possuem pelo menos um dos genes dominantes, pois ambas tiveram filhotes da cor preta.
    O enunciado nos disse que a primeira fêmea teve filhotes da cor marrom e da cor preta, sendo assim, podemos concluir que essa fêmea possui um dos genes dominante e o outro gene recessivo, sendo então heterozigota (Aa). Dessa forma, o cruzamento desses indivíduos obterá a seguinte descendência:
    Sendo que os genótipos Aa definirão a cor preta e os genótipos aa definirão a cor marrom. Diante disso concluímos que a primeira fêmea tem genótipo Aa, pois teve, em sua descendência, filhotes de cor preta e de cor marrom.
    Retornando ao enunciado mais uma vez, vemos que a segunda fêmea teve filhotes apenas de cor preta. Nesse caso podemos concluir que essa fêmea é homozigota dominante (AA), e o cruzamento com o macho de cor marrom (aa) ficou da seguinte forma:
    Observe que os todos os descendentes desse cruzamento possuem genótipo dominante, e por esse motivo são todos da cor preta.
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário