Pronomes de tratamento são utilizados como alternativas aos pronomes pessoais em linguagens mais técnicas e formais.
Também conhecidos por axiônimos, os pronomes de tratamento costumam ser empregados em comunicações formais, mas também podem ser utilizados em conversas informais, com menor frequência.
Apesar de utilizados para indicarem o interlocutor (ou seja, a segunda pessoa), os pronomes de tratamento devem ser conjugados com verbos na terceira pessoa.
Por exemplo: “Você pode me emprestar o seu celular?” (correto) / “Você pode me emprestar o teu celular?” (errado).
Em muitas regiões do Brasil, o “você” (abreviação de Vossa Mercê) é utilizado como pronome pessoal, em substituição ao “tu”. No entanto, gramaticalmente o “você” deve ser classificado como um pronome de tratamento, e a sua conjugação deve ser feita a partir da 3º pessoa.
Principais Pronomes de Tratamento
Existem diversos tipos de pronomes de tratamento, que devem ser utilizados de acordo com o contexto adequado, a profissão ou o nível de autoridade do interlocutor.
Entre os principais pronomes de tratamento, destaca-se:
- Você: costuma ser utilizado em comunicações mais informais. No Brasil, o “você” ainda é considerado uma substituição do pronome pessoal “tu”.
- Senhor / Senhora (Sr. / Srª): pronome de tratamento utilizado com pessoas desconhecidas e quando há um nível de formalidade na relação.
- Vossa Senhoria (V.S.ª): utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos.
- Vossa Excelência (V. Ex.ª): destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Este pronome de tratamento deve ser utilizado por extenso (sem abreviações) quando se tratar do Presidente da República.
- Vossa Magnificência (V.Mag.ª): para reitores de universidades.
- Vossa Santidade: pronome de tratamento para o papa
- Vossa Reverendíssima (V.Rev.ª): para sacerdotes em geral.
- Vossa Eminência: (V.Em.ª): utilizado em comunicações com Cardeais.
Fonte: Significados
Nenhum comentário:
Postar um comentário