Sociologia no Enem: o que estudar

 


A matéria de Sociologia aparece dentro da prova de "Ciências humanas e suas tecnologias" que engloba também História, Geografia, e Filosofia.

Por isso, convém revisar os assuntos dessa área e fazer conexões com as demais disciplinas. Afinal, os pontos dessas questões podem garantir o acesso para a tão sonhada vaga na universidade.

O site Toda Matéria preparou uma lista com os tópicos que são mais cobrados em Sociologia para você se preparar para a prova.

 

1 - Cultura

As diferenças culturais entre os povos e o respeito entre as múltiplas culturas do planeta são temas que costumam ser cobrados no Enem.

Outro tópico abordado é a influência midiática da Indústria Cultural e as consequências para as diferentes tradições que existem na sociedade.

Dentro deste tópico, existe também a reflexão sobre como, por vezes, nos apropriamos indevidamente de objetos, festas ou expressões de uma cultura.

 

 2 - Cidadania

O tema cidadania engloba diversos pontos. Atualmente, o cidadão deve ser ativo na sociedade e por isso tem que conhecer seus direitos e deveres.

Desta maneira, temas como a importância do voto, da participação política através de associação de moradores são importantes para você fazer uma revisão.

Vale a pena sempre fazer uma conexão com a matéria de História que aborda esta questão ao longo das diferentes épocas da formação da sociedade brasileira.

 

3 - Movimentos Sociais

Existem movimentos sociais desde que o mundo é mundo. No entanto, os mais cobrados são aqueles que se iniciaram no século XX como o movimento agrário, o negro, LGBT, ambientalista, feminista, etc.

Lembre-se que sua opinião deve ser muito bem embasada, caso você concorde ou discorde de alguma das pautas que sejam defendidas por essas organizações.

Leia jornais e revistas para se informar das principais lutas sobre os movimentos sociais brasileiros.

 

4 - Política, Estado e Governo

Este campo do conhecimento é muito vasto e é o que mais influencia em nossa vida cotidiana.

As questões de Sociologia focam no contexto histórico e por isso, nas mudanças que os vários conceitos sociológicos sofreram ao longo do tempo. Por exemplo: na Antiga Grécia, a democracia era entendida de uma forma, enquanto no século XX este conceito tem outra interpretação.

Assim, temas como Direitos Humanos, Governo, Estado e Sociedade, foram se transformando. Identificar como estes conceitos eram entendidos é de vital importância para se fazer uma boa prova.

 

5 -  Revolução Científica e Industrial

As mudanças de paradigma de uma sociedade que privilegiava a religião, para outra que passa a acreditar a ciência tem seu lugar no Enem.

Para isso, entenda como as mudanças científicas vão atingir todos os setores sociais. Desde os trabalhadores até os governos, passando pela forma de encarar o mundo.

Esteja atento às aulas de História e Geografia, e também à realidade. Afinal, também nós estamos vivendo uma revolução na comunicação, nos direitos dos trabalhadores e no modo de produção econômico.

 

6 - Sociedade Contemporânea

Formação de identidade, comportamento nas redes sociais, individualidade x coletividade, relações líquidas (efêmeras) são os mais pedidos dentro do tópico sociedade contemporânea.

Para isto, preste atenção às aulas de Geografia que abordam as mudanças sociais dentro do território e também às discussões para se fazer uma boa redação.

Lembre-se que você pode utilizar argumentos sociológicos para valorizar ainda mais o seu texto dissertativo.

 

7 - Teorias Sociológicas

Nomes como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber devem ser familiares para quem, como você, deseja passar no Enem. As teorias sociológicas destes pensadores são cobradas para serem identificadas e comparadas.

Por isso, é importante que o candidato saiba um pouco sobre a biografia desses intelectuais que estudaram temas como a sociedade, o Estado e a própria disciplina sociológica.

 

CLIQUE E CONFIRA: Fique Atento! Sociólogos que podem estar na prova do ENEM.

 Fonte: Toda Matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário