Pedagogia




O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas.

Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país.

Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

FOCOS ESPECÍFICOS

A maior parte dos quase 1,3 mil cursos de Pedagogia do país oferece formação generalista. Apenas uma pequena parte deles tem algum foco específico. Esse é o caso, por exemplo, de Educação infantil (UFV); Educação do Campo, voltada para a atuação em escolas rurais (UFFS-PR, UFPB, UFRRJ, UFVJM, UFV, UFT, Unipampa e IF Farroupilha); Educação Especial, para dar aulas a alunos com necessidades especiais (Furb, UFSM e UFSCar); e Pedagogia Bilíngue, para ensinar também alunos surdos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais (IFG, IFSC).

O que você pode fazer
  • Administração escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
  • Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental e na alfabetização de jovens e adultos.
  • Coordenação pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.
  • Educação especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
  • Orientação educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
  • Pedagogia empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
  • Pedagogia hospitalar: atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
  • Produção de livros: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.
  • Supervisão educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho
O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo pedagogo em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais.

Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças.

Fabricantes de games focados em jogos educativos virtuais também têm procurado o profissional, que assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas a demanda nas demais regiões também é boa.

Curso
A carga maior do curso é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofa, história ou artes. O estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.

Atenção: todos os cursos de Pedagogia são licenciaturas (cursos que formam o professor), exceto o da Fama-GO, que é um bacharelado voltado para gestão escolar e condução de assuntos educacionais.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Educ. do Campo; Educ. em Ciên., Matem. e Linguagem; Educ. Especial; Educ. Infantil; Educ. no Campo; Ped. Bilíngue.


#SuperReforcoEmSuaCasa: Figuras de Linguagem (Parte 3): Figuras de Sintaxe

Figuras de Sintaxe

Elipse

Omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil.
Exemplo: Tomara você me entenda (Tomara que você me entenda).
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Elipse

Zeugma

Omissão de uma palavra pelo fato de ela já ter sido usada antes.
Exemplo: Fiz a introdução, ele a conclusão. (Fiz a introdução, ele fez a conclusão.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Zeugma

Hipérbato

Alteração da ordem direta da oração.
Exemplo: São como uns anjos os seus alunos. (Os seus alunos são como uns anjos.)


Charge com exemplo de Figura de sintaxe Hipérbato

A ordem direta do nosso hino: "Das margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heroico"

Polissíndeto

Uso repetido de conectivos.
Exemplo: As crianças falavam e cantavam e riam felizes.
Charge com exemplo de Figura de sintaxe Polissíndeto

Assíndeto

Omissão de conectivos. É o contrário do polissíndeto.
Exemplo: Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios.
Poema com exemplo de figura de sintaxe Assíndeto

Anacoluto

Mudança repentina na estrutura da frase.
Exemplo: Eu, parece que estou ficando zonzo. (Parece que eu estou ficando zonzo.)
Poema com exemplo de figura de sintaxe Anacoluto

Pleonasmo

Repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.
ExemploA mim me parece que isso está errado. (Parece-me que isto está errado.)
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Pleonasmo

Silepse

Concordância com o que se entende e não com o que está implícito. Há silepse de gênero, de número e de pessoa.
Exemplos:
Vivemos na bonita e agitada São Paulo. (silepse de gênero: Vivemos na bonita e agitada cidade de São Paulo.)
A maioria dos clientes ficaram insatisfeitas com o produto. (silepse de número: A maioriados clientes ficou insatisfeita com o produto.)
Todos terminamos os exercícios. (silepse de pessoa: neste caso concordância com nós, em vez de eles: Todos terminaram os exercícios)

Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Silepse

Anáfora

Repetição de uma ou mais palavras de forma regular.
ExemploSe você sair, se você ficar, se você quiser esperar. Se você “qualquer coisa”, eu estarei aqui sempre para você.
Tirinha com exemplo de Figura de sintaxe Anáfora



Revise os outros tipos de figuras de linguagem:

Fonte: Toda Matéria

#SuperReforcoEmSuaCasa: Frase, Oração e Período (7º Ano Fundamental)



Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequencia lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos.
Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!

Frase – É todo enunciado linguístico dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita.
Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo.

Ex: Que dia lindo!

Já na frase verbal há a presença do verbo.

Ex: Preciso de sua ajuda.

Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido. 

 Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.

Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.

Período – É um enunciado linguístico que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:

- Período simples - formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta. 

Ex: Os professores entregaram as provas.

-Composto - formado por duas ou mais orações   

Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.



Para treinarmos um pouco mais sobre o assunto, façamos alguns exercícios completando as lacunas, atribuindo a nomenclatura de frase, período simples ou composto:

a) Pedro chegou estressado em casa. ________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. ______________________
c) Razão e emoção... as duas vértices da vida. __________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. __________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. ________________












Gabarito:

A) período simples;
B) período simples;
C) período simples (formado por apenas uma oração, tendo em vista que o verbo se encontra implícito - "são");  
D) período composto (formado por duas orações); 
E) período composto. 

Fonte: Brasil Escola (Autora: Vânia Duarte - Graduada em Letras)

#SuperReforcoEmSuaCasa: Variações Linguísticas (6º Ano Fundamental)

Variações Linguísticas - Toda Matéria

As variações linguísticas reúnem as variantes da língua, que foram inventadas pelos homens e vem sendo reinventada a cada dia.

Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais e geográficos.

No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, a linguagem regional.

Tipos de Variações Linguísticas
Há diversos tipos de variações linguísticas segundo o campo de atuação:

  • Variações Geográficas: está relacionada com o local em que é desenvolvida, por exemplo, as variações entre o português do Brasil e de Portugal.
  • Variações Históricas: ela ocorre com o desenvolvimento da história, por exemplo, o português medieval e o atual.
  • Variações Sociais: são percebidas segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, por exemplo, um orador jurídico e um morador de rua.
  • Variação Situacional: ocorre de acordo com o contexto o qual está inserido, por exemplo, as situações formais e informais.

Exemplos
Dentre os tipos de variações linguísticas podemos destacar:

  • Regionalismo: particularidades linguísticas de determinada região.
  • Dialetos: variações regionais ou sociais de uma língua.
  • Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
  • Gírias: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

Linguagem Formal e Informal
Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem, a linguagem formal e informal. Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.

No entanto, de acordo com o contexto que estamos inseridos devemos seguir as regras e normas impostas pela gramática, por exemplo, quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral). Em ambos os casos, utilizaremos a linguagem formal, a qual está de acordo com a normas gramaticais.

Observe que as variações linguísticas são expressas geralmente nos discursos orais, uma vez que quando produzimos um texto escrito, seja em qual for o lugar do Brasil, seguimos as regras do mesmo idioma: o português.

Preconceito Linguístico
O preconceito linguístico está intimamente relacionado com as variações linguísticas, uma vez que ele surge para julgar as manifestações linguísticas ditas superiores.

Para pensarmos nele não precisamos ir muito longe, posto que no nosso país, embora o mesmo idioma seja falado em todas as regiões, cada uma delas possui suas peculiaridades que envolvem diversos aspectos históricos e culturais.

Sendo assim, a maneira de falar do norte é muito diferente da falada no sul do país. Isso ocorre porque nos atos comunicativos, os falantes da língua vão determinando expressões, sotaques e entonações de acordo com as necessidades linguísticas.

De tal modo, o preconceito linguístico surge no tom de deboche, sendo a variação apontada de maneira pejorativa e estigmatizada.

Quem comete esse tipo de preconceito, geralmente tem a ideia de que sua maneira de falar é correta e ainda, superior a outra.

Entretanto, devemos salientar que todas variações são aceitas e nenhuma delas é superior, ou considerada a mais correta.

#SuperReforcoEmSuaCasa: Cedilha (5º Ano Fundamental)

A cedilha é um sinal que aparece debaixo da letra C, como se fosse um rabinho pendurado.

É esse rabinho que recebe o nome de cedilha e por isso identificamos a letra como “C cedilha” ou (Ç - ç).

Só podemos usar a letrinha “Ç” quando, depois dela, vierem as letras a, o, u.

É errado usá-la antes de e ou i, isso nunca deve acontecer, pois conseguimos o mesmo som usando apenas a letra C, sem rabinho. CeCi.

A cedilha (Ç) também nunca é usada no início de uma palavra, pois não existem palavras que comecem com essa letra.

 

Observe onde a cedilha é usada:

çaceciçoçuçãoções

 

Agora leia e observe as palavras com Ç, onde ela é usada:

caroço – criança – cabeça – doçura – palhaço – açúcar

laço – braço – calça – praça – raça – doença – lição – corações
 

Fonte: Escola Kids (Autora: Jussara de Barros - Pedagoga)

#SuperReforcoEmSuaCasa: A primeira conjugação dos verbos - AR (4º Ano Fundamental)

Ao falarmos sobre as conjugações dos verbos, é importante sabermos que eles possuem três:

1ª conjugação – Terminação -AR
2ª conjugação – Terminação -ER
3ª conjugação – Terminação -IR


Observando a imagem acima e a frase referente a ela, percebemos a presença de um verbo – “cantar”.

Logo, de acordo com nosso conhecimento, sabemos que ele pertence à primeira conjugação.

Mas o importante não é apenas identificarmos a conjugação, é necessário também sabermos como conjugar esse verbo.

Por isso, vamos aprender?

Modo Indicativo:



 

 

Formas Nominais:


 

Infinitivo impessoal – Aquele que não se refere a nenhuma pessoa

Cantar - infinitivo
Gerúndio – cantando
Particípio - cantado


Infinitivo pessoal – Refere-se às pessoas do verbo:

Fonte: Escola Kids    (Autora: Vânia Duarte - Graduada em Letras)

#SuperReforcoEmSuaCasa: Vogais (1º Ano Fundamental)

Queridos alunos e responsáveis, hoje vamos estudar um assunto muito importante: as vogais! Vamos conhecer seus sons e suas representações.

Como no conteúdo anterior, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem e ajudem seus filhos na leitura e escrita!

As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.

Os bebês, por exemplo, enquanto ainda não sabem falar, produzem sons em uma tentativa de comunicação. Esses sons são vogais. Representadas pelas letras A, E, I, O e U, elas são essenciais e indispensáveis para a formação de uma sílaba.

VOGAIS

Observe na primeira coluna da figura a seguir a representação das vogais maiúsculas cursivas e na segunda coluna a representação minúscula cursiva das respectivas vogais.


(É hora do Papai e da Mamãe ou de outra pessoa mais velha que esteja ajudando, copiar com letra bem legível em um caderno e solicitar para que os pequenos copiem as vogais! Não esqueçam de pronunciar as vogais e solicitar que a criança repita).

Após a criança copiar, o responsável deverá dar exemplos de palavras que iniciem por cada vogal. Sugerimos que se possível imprimam figuras para ilustrar. A criança aprende melhor ouvindo e visualizando!

Como sugestão temos as figuras que aparecem na imagem anterior:
A de abelha.
E de elefante.
I de iguana.
O de onça.
U de urso.

Outros exemplos:
A de abraço.
E de escola.
I de ilha.
O de olho.
U de unha.

Agora vamos mostrar as respectivas vogais em letra de imprensa para que a criança saiba identificar.

Imagem relacionada

Mais uma vez o responsável deve apresentar as vogais e novamente formar frases para que a criança identifique seus sons no início das palavras:
A de avião.
E de escova.
I de igreja.
O de óculos.
U de uva.


Agora iniciando outra sequência de atividades com as vogais, começando pela A, essa atividade começa com uma rima pra chamar atenção da criançada, falando assim “Uma abelhinha tão linda faz um mel assim docinho, por isso vou caprichar nesse A bem redondinho…” Legal né? Aí as linhas de caligrafia com a vogal em minúscula e maiúscula para eles irem treinando.

Agora a vogal E, a segunda das vogais com a riminha dizendo “Uma escova tão fofinha, tão amiga dos dentinhos, Me lembra de caprichar e fazer o E direitinho…” As rimas são sempre bem legais e interessantes para falar às crianças, com o E na minúscula e maiúscula também.

Quase finalizando a sequência das atividades, agora a letra e vogal I, com a rima dizendo assim: “Veja que ilha tão linda! Que lugar cheio de vida! Vou traçando a letrinha e desta forma divertida!” Realmente com a rima se torna mais divertida, e sempre em minúscula e maiúscula para eles treinarem em ambas as formas.

Essa agora sobre a vogal O, sempre com a rima antes que chama atenção das crianças e deixa a atividade mais divertida, essa aqui fala “A menina usa óculos e fica tão bonitinha… Óculos se escreve com O, vou traçando essa letrinha…” para ir treinando a escrita da letrinha em maiúscula e minúscula. 

Olha que legal essa aqui também sobre a vogal U, com uma rima antes falando sobre a uva, “Uma fruta tão docinha e com nome tão curtinho, eu sei que começa com U. Vou escrever rapidinho…” Com as linhas de caligrafia com a letra em minúscula e maiúscula para as crianças irem copiando e depois nas últimas linhas podem ir escrevendo a palavra Uva.

Veja este exemplo de atividade:

Em nosso site você encontrará exemplos de atividades com as vogais!
E na próxima postagem, depois que nossos pequenos estiverem afiados nas vogais, vamos estudar os encontros vocálicos!
Bons estudos e até a próxima!

23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

23 de Abril — Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.

Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu.

O livro, fonte de conhecimento, reflexão e entretenimento, é um abrigo para leitores.

Por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

  • Inca Garcilaso de la Vega: nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e indios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.


  • Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.


  • William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.


O que se comemora no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?
Na XXVIII Conferência Geral da Unesco, em 1995, a escolha de um dia para comemorar mundialmente o livro recebeu a seguinte justificativa:

“A Conferência Geral, por considerar que o livro vem sendo, historicamente, o elemento mais poderoso de difusão do conhecimento e o meio mais eficaz para sua conservação, [...] que toda iniciativa que promova sua divulgação redundará oportunamente não só no enriquecimento cultural de quantos tenham acesso a ele, mas no máximo desenvolvimento das sensibilidades coletivas em relação aos acervos culturais mundiais e à inspiração de comportamentos de entendimento, tolerância e diálogo.”

Em sua mensagem de 2018, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, comentou:

“Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades — escrita, leitura, tradução, publicação — através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, fundamentalmente, as liberdades que as tornam possíveis. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição.”

Segundo ela:

“É nosso dever proteger estas liberdades no mundo inteiro, promovendo a leitura e a escrita para combater o analfabetismo e a pobreza, fortalecer os baluartes da paz bem como proteger e valorizar as profissões e os profissionais do livro.”

O 23 de Abril, portanto, homenageia leitores, tradutores, editores, enfim, todos aqueles envolvidos com o livro, seja na sua produção, seja na sua recepção (leitura). É também a oportunidade de celebrar o autor, não apenas como artista, mas como detentor de direitos legais sobre suas obras.

O símbolo © é amplamente conhecido como indicador de que determinada obra possui direitos autorais (copyright).
O símbolo © é amplamente conhecido como indicador de que determinada obra possui direitos autorais (copyright).

A discussão em relação ao direito de autor sobre obras literárias, científicas e artísticas foi marcada por dois eventos importantes: a Convenção Universal sobre o Direito de Autor, ocorrida em 1952, e a Convenção de Berna para Proteção das Obras Literárias e Artísticas, em 1986. Com a criação do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em 1995, surgiu a oportunidade de refletir sobre o assunto anualmente.

No Dia Mundial do Livro, portanto, todos os países são convidados a reverenciar a literatura mundial, refletir sobre a importância da leitura, pensar em mecanismos de estímulo e acesso a ela, discutir as obras dos grandes nomes da literatura, apresentar novos autores ao mundo, e conscientizar os leitores sobre os direitos de autor.

Bíblia do Centenário da IEADPE com Harpa – Letra Grande (Marrom ...
De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.


Fontes: 
  1. Brasil Escola (Autor: Warley Souza - Professor de Literatura)
  2. Guinness World Records

#SuperReforcoEmSuaCasa: Figuras de Linguagem (Parte 2): Figuras de Pensamento

Figuras de Pensamento

Hipérbole

Exagero intencional na expressão.
Exemplo: Quase morri de estudar.
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Hipérbole

Eufemismo

Forma de suavizar o discurso.
Exemplo: Entregou a alma a Deus.
Acima, a frase informa a morte de alguém.
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Eufemismo

Litote

Forma de suavizar uma ideia. Neste sentido, assemelha-se ao eufemismo, bem como é a oposição da hipérbole.
Exemplo: — Não é que sejam más companhias… — disse o filho à mãe.
Pelo discurso, percebemos que apesar de as suas companhias não serem más, também não são boas.
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Litote

Ironia

Representação do contrário daquilo que se afirma.
Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.
Imagem de Figura de pensamento Ironia

Personificação

Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais.
ExemploO jardim olhava as crianças sem dizer nada.

Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Personificação

Antítese

Uso de termos que têm sentidos opostos.
Exemplo: Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Antítese

Paradoxo

Uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese).
ExemploEstou cego de amor e vejo o quanto isso é bom.
Como é possível alguém estar cego e ver?
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Paradoxo

Gradação

Apresentação de ideias que progridem de forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax).
Exemplo: Inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo.
No exemplo acima acompanhamos a progressão da tranquilidade até o nervosismo.
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Gradação

Apóstrofe

Interpelação feita com ênfase.
ExemploÓ céus, é preciso chover mais?
Tirinha com exemplo de Figura de pensamento Apóstrofe




Revise os outros tipos de figuras de linguagem:

Fonte: Toda Matéria

22 de Abril - Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril. Essa data é importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta, e é um momento para cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza. É um momento também de mudança de comportamento para que consigamos deixar um planeta saudável para as próximas gerações.

O Dia da Terra é comemorado, todos os anos, em 22 de abril. A data foi criada em 1970.

Dia da Terra
O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e foi criado, em 1970, pelo então senador americano Gaylord Nelson. Naquela data, o senador convocou um grande protesto, nos Estados Unidos, que tinha como pauta a poluição. O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provoca no meio ambiente.

Depois do grande evento nos Estados Unidos, aos poucos a data consolidou-se ao redor do mundo. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser uma data comemorada em diferentes países. A cada ano, um tema diferente é abordado nele, esses temas são relacionados com a preservação e redução dos nossos impactos negativos no planeta.

Por que o Dia da Terra é importante?
O Dia da Terra é uma data importante, pois é um momento de refletirmos a respeito da importância de cuidarmos do nosso planeta e como as ações do dia a dia afetam negativamente a vida nele.

A humanidade, com suas ações, é responsável pela poluição de diversos ambientes, destruição de habitat de várias espécies, aumento da quantidade de pragas, aumento de erosões, ocorrência de chuva ácida, agravamento do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, e vários outros impactos negativos.

Hoje presenciamos, por exemplo, um aumento crescente na extinção de espécies, o que é considerado, por alguns cientistas, uma extinção em grande escala. Já passamos por vários processos de extinção em massa, entretanto, nos outros casos, como a extinção dos dinossauros, as causas foram completamente naturais. Atualmente vários seres vivos do planeta estão simplesmente desaparecendo da superfície terrestre devido à atividade humana.

Como sabemos, não temos catalogadas todas as espécies existentes em nosso planeta, e a cada dia descobrimos espécies jamais vistas. Com isso, fica difícil saber ao certo quantas delas estamos perdendo a cada ano. De acordo com a WWF, se existem 100.000.000 de espécies diferentes na Terra e o índice de extinção é de apenas 0,01% ao ano, pelo menos 10.000 espécies são extintas anualmente.

Ainda de acordo com a organização, se considerarmos a menor estimativa do número de espécies no planeta como verdadeira, ou seja, que existem cerca de dois milhões de espécies, teríamos, por ano, uma extinção de pelo menos 200 delas. Esses números são impressionantes e mostram como afetamos negativamente o planeta com nossas ações.

Além da extinção das espécies, não podemos esquecer-nos de que vários estudos sugerem que o ser humano é peça-chave nas mudanças climáticas. Nossa emissão de gases de efeito estufa está contribuindo ativamente para o aumento da temperatura do planeta. As mudanças climáticas são reais e impactam todas as espécies que vivem na Terra, incluindo os seres humanos.

Como efeitos das mudanças climáticas podemos citar: aumento dos nível do mar, que pode resultar na submersão de áreas costeiras; seca e escassez de água em algumas regiões do planeta e aumento exagerado das chuvas em outras; prejuízos na agricultura; extinção de espécies; e aumento do número de casos de várias doenças.

Sendo assim, utilize o Dia da Terra para reflexão. É o momento ideal para repensarmos nossas atitudes em relação ao nosso planeta e também para exigirmos de governantes medidas eficientes no que diz respeito à proteção dele. A data, no entanto, não deve ser vista como uma ação isolada e de um único dia, sendo fundamental que trabalhemos boas ações durante todos os dias do ano para, assim, conseguirmos manter nosso planeta o mais saudável possível.

O que eu posso fazer para ajudar o planeta?

É fundamental ensinarmos para nossas crianças a importância de preservar a natureza.

Medidas simples podem ser adotadas no dia a dia para ajudarmos o planeta. Veja algumas delas a seguir:
  • Economize energia: não deixe as luzes acessas em locais em que não há pessoas no momento; evite deixar eletroeletrônicos em standy by; invista em lampadas de LED; e não passe muito tempo no banho.
  • Economize água: diminua o tempo de banho; reaproveite a água da máquina de lavar para lavar calçadas, por exemplo; capte água da chuva; mantenha a torneira fechada enquanto escova-se os dentes; e arrume rapidamente vazamentos.
  • Separe seu lixo em reciclável e orgânico, e sempre descarte o lixo em local adequado.
  • Reduza o consumo de plástico.
  • Utilize menos o carro.
  • Evite comprar coisas que não são necessárias.
  • Ensine outras pessoas como preservar o meio ambiente.