terça-feira, 8 de setembro de 2020

#SuperReforçoEmSuaCasa: Notação Científica

O homem sempre teve a necessidade de medir as coisas que o cerca. Na Antiguidade, com o início da pecuária, por exemplo, um pastor de ovelhas utilizava-se de pedras para contar a quantidade de ovelhas que possuía, hoje em dia, cientistas medem as distâncias estimadas entre a Terra e galáxias distantes e, até mesmo, medem o tamanho de células e estimam a massa de um elétron.
Medir distância entre planetas e estrelas ou estimar a massa de partículas muito pequenas, tornou-se algo muito difícil em razão da quantidade de algarismos envolvidos nos números e as unidades de medidas do sistema internacional. Com isso, cientistas encontraram uma forma de melhorar e facilitar a escrita do número. Essa nova forma de representação numérica chama-se Notação Científica.

A notação cientifica é uma forma de se reduzir a escrita de um número.
Um número deve ser escrito da seguinte forma:








Onde x é um expoente inteiro e n é um número tal que: 1 ≤ n ≤ 10.
Essa regra serve tanto para números muito pequenos quanto para números muito grandes.

Exemplo 1:

A distância aproximada entre o Sol e a Terra é de 150.000.000 km, para escrevermos esse número em notação científica faremos o seguinte:
Colocaremos uma vírgula entre os algarismos 1 e 5. O número de casas que a vírgula se desloca para a esquerda corresponde ao expoente da base 10 correspondente.







Nesse caso, a vírgula se desloca oito casas para a direita, portanto, o expoente da base dez é oito.

Exemplo 2

A massa de um elétron é de 0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 910 938 22 kg aproximadamente. Para que esse número seja escrito em notação científica, devemos deslocar a vírgula para a direita de forma a ficar entre os algarísmos 9 e 1.


Obs.: quando o expoente da base 10 for positivo, implica que o número é muito maior que 1. No entanto, se o expoente for negativo, quer dizer que o número é muito menor do que 1.


Fonte/Autor: Brasil Escola/Kléber Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário