domingo, 15 de abril de 2012

Regra do Handebol 11 - O Tiro Lateral

Um tiro lateral é concedido quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar na bola antes que ela cruzou a linha de fundo de sua equipe. Ele também é concedido quando a bola tocou o teto ou objeto fixado sobre a quadra. 

11:2O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro (ver, contudo, 15:5b), pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último na bola antes que ela cruzou a linha ou tocou o teto ou objeto fixado.  

11:3 O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo daquele lado. Para um tiro lateral após a bola ter tocado o teto ou objeto fixado sobre a quadra, o tiro lateral será cobrado no ponto mais próximo da linha lateral mais próxima em relação ao ponto onde a bola tocou o teto ou o objeto fixado. 

11:4 O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral (15:6) e permanecer na posição correta até que a bola tenha saído de sua mão (15:7 2º e 3º parágrafos, 13:1a). Não há limites para o posicionamento do segundo pé. 

11:5 Enquanto o tiro lateral está sendo executado, os adversários não podem estar a menos de 3 metros do executante (15:4, 15:9, Esclarecimento nº 5.2b). Eles estão, contudo, sempre autorizados a permanecerem imediatamente no lado de fora de sua linha da área de gol, mesmo se a distância entre eles e o executante é inferior a 3 metros.

Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Handebol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...