sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Regras do Vôlei: Capítulo 7 - Conduta dos Participantes


20. Requisitos da Conduta
20.1 Conduta Desportiva

20.1.1 Os participantes devem conhecer e cumprir as Regras Oficiais de Voleibol.

20.1.2 Os participantes devem aceitar as decisões dos árbitros com espírito esportivo, sem contestá-las. Em caso de dúvida, somente o capitão em jogo pode solicitar esclarecimentos.

20.1.3 Os participantes devem evitar ações ou atitudes que possam influenciar as decisões dos árbitros ou ainda encobrir faltas cometidas por sua equipe.

20.2 Jogo Honesto (“Fair-Play”)

20.2.1 Os participantes devem comportar-se respeitosa e cortesmente, com espírito esportivo ("FAIR PLAY"), não somente com os árbitros mas também em relação a outras autoridades, aos adversários, aos companheiros de equipe e aos espectadores.

20.2.2 É permitida a comunicação entre os membros da equipe durante o jogo.

21. Condutas Incorretas e suas Punições
21.1 Condutas Incorretas Menores

As faltas por Conduta Incorreta Menor não estão sujeitas a punições. É dever do primeiro árbitro prevenir a equipe da hierarquia da escala de punições, emitindo uma advertência verbal ou sinal manual para um membro da equipe ou para a equipe, através do seu capitão.

Esta advertência não é uma punição e não tem conseqüências imediatas. Ela não deve ser registrada na súmula.

21.2 Conduta Incorreta Acarretando Punições

A conduta incorreta dos membros de uma equipe em relação às autoridades, oponentes, colegas de equipe ou espectadores, é classificada em três categorias, de acordo com a seriedade da ofensa:

21.2.1 Conduta grosseira: ação contrária às boas maneiras ou princípios morais, expressando desrespeito.

21.2.3 Conduta ofensiva: palavras ou gestos insultantes ou difamantes.

21.2.3 Agressão: ataque físico ou tentativa de agressão.

21.3 Escala de Punição

De acordo com o julgamento do primeiro árbitro e dependendo da seriedade da falta, as punições a serem aplicadas e registradas na súmula são:

21.3.1 Penalidade

A primeira conduta rude na partida por qualquer membro da equipe é punida com a perda do rally.

21.3.2 Expulsão

21.3.2.1 Um membro da equipe que é punido com expulsão não jogará pelo resto do set e deverá permanecer sentado na área de penalidade sem quaisquer outras conseqüências. Um técnico expulso perde seu direito de intervir no set e deve permanecer sentado na cadeira de penalidade.

21.3.2.2 A primeira conduta ofensiva de um membro da equipe é punida com expulsão sem qualquer outra conseqüência.

21.3.2.3 A Segunda conduta rude na mesma partida, pelo mesmo membro, é punida com expulsão, sem qualquer outra conseqüência.

21.3.3 Desqualificação

21.3.3.1 Um membro da equipe que é punido com desqualificação deve deixar a Área de Controle da Competição pelo resto da partida, sem qualquer outra conseqüência.

21.3.3.2 A primeira agressão é punida com desqualificação, sem qualquer outra conseqüência.

21.3.3.3 A segunda conduta ofensiva na mesma partida do mesmo membro da equipe é punida com a desqualificação, sem qualquer outra conseqüência.

21.3.3.4 A terceira conduta rude na mesma partida do mesmo membro da equipe é sancionada pela desqualificação, sem qualquer outra conseqüência.

21.4 Aplicação das Punições por Conduta Incorreta

21.4.1 Todas as punições por conduta incorreta são punições individuais, permanecem válidas para a partida inteira e são registradas na súmula.

21.4.2 A repetição de conduta incorreta pelo mesmo membro da equipe, na mesma partida, é punida progressivamente (o membro da equipe recebe uma punição mais severa para cada sucessiva conduta incorreta).

21.4.3 Expulsão ou desqualificação devido à conduta ofensiva ou agressão, não requer punição prévia.

21.5 Conduta Incorreta Antes e entre os Sets

Qualquer conduta incorreta ocorrendo antes ou entre os sets é punida de acordo com a Regra 21.3 , e as punições são aplicadas no set seguinte.

21.6 Cartões de Punições

Advertência: verbal ou sinal manual, sem cartão
Penalidade: cartão amarelo
Expulsão: cartão vermelho
Desqualificação: cartões amarelo e vermelho (juntos)

Regras evoluem sempre. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário