terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sistema Genital Masculino


O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais secundários, tendo como finalidade a reprodução da espécie.

O sistema genital masculino compreende dois testículos, bolsa escrotal (ou escroto), dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas: uma próstata, duas glândulas vesiculosas e duas glândulas bulbo-uretrais.

O testículo é a gônada masculina. Ele se apresenta de forma oval, ligeiramente achatado. Produz esperma e secreta hormônios sexuais, graças aos túbulos seminíferos.

O escroto, ou bolsa testicular, está situado no períneo, atrás do pênis e é ele que aloja o testículo.

O epidídimo é uma na região posterior do testículo. É o local onde os espermatozóides estão armazenados e é nele que ocorre a maturação destes.

O ducto deferente permite com que os espermatozóides sejam direcionados do epidídimo à uretra.

O ducto ejaculatório é a união do ducto deferente com o ducto da glândula vesiculosa, que será explicada mais adiante.

A uretra se localiza no interior do pênis e é responsável pela eliminação de urina e pela condução do sêmen ao exterior.

Assim, quando o homem está excitado sexualmente, seu pênis fica ereto e rígido, permitindo sua entrada na vagina e, desta forma, o pênis é responsável pela condução do sêmen ao sistema genital feminino.

A ereção ocorre pela grande irrigação sanguínea que há nos tecidos cavernosos e esponjosos, resultado da estimulação sexual. Na ejaculação, os espermatozóides se conduzem até a extremidade peniana graças às contrações que o epidídimo, ductos e uretra executam.

Glândulas vesiculosas, glândula bulbo-uretral e próstata são as chamadas glândulas anexas. Elas produzem as secreções que, unidas aos espermatozóides, são denominadas esperma (ou sêmen), responsáveis pela nutrição e deslocamento dos espermatozóides. A próstata, ainda, secreta uma substância a fim de neutralizar a acidez da uretra e vagina.

Fonte: Mundo Educação
Imagem: Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário