Chegou a hora do Enem!



A hora chegou! A prova mais esperada do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começa hoje com os testes de ciências humanas (geografia e história) e ciências da natureza (química, física e biologia). O Enem começa ao meio-dia aqui em Pernambuco mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que os candidatos cheguem uma hora antes aos seus locais de prova. Os portões serão fechados ao meio-dia em ponto. No estado são 499 prédios em 71 municípios, incluindo Fernando de Noronha. Não esqueça de levar o cartão de confirmação de inscrição e a carteira de identidade. Ontem, uma onda de boatos, inclusive em Pernambuco, espalhou novas falhas na organização do concurso. Nenhuma das versões foi confirmada pelo MEC. 


Antes de começar a responder a prova de hoje, confira se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. Aproveite para checar se os dados pessoais estão corretos. Assim, vai ser possível evitar atropelos como o ocorrido no ano passado, quando 9 mil alunos tiveram que refazer suas provas porque, por um erro de impressão, o caderno da cor amarela não continha todas as questões. Caso isso aconteça novamente este ano, os fiscais foram orientados para trocar os materiais logo no início da prova. Por medida de segurança, os testes do Enem são divididos em cores, com a ordem das questões alteradas para evitar a chance de filas. 

Deixe a caneta de tinta azul em casa e vá para a prova com caneta esferográfica preta, com tubo transparente. A tinta preta é ideal para a leitura óptica dos gabaritos. Neste ano, o fera vai poder levar o celular. Mas o aparelho será lacrado e ficará sob poder dos fiscais enquanto você estiver fazendo o Enem. Deixe em casa bonés, lápis, borracha, óculos escuros, cadernos, livros e fichas de estudo. Quem for pego com um desses itens pode ter a prova anulada. Segundo a Polícia Militar, as provas do Enem serão escoltadas dos quarteis onde estão guardadas até os colégios, faculdades e universidades onde vão ser aplicadas.

Muitos candidatos aproveitaram a véspera do Enem para relaxar. É o caso da estudante Luiza Leite, de 17 anos, que briga por uma vaga no curso de direito. Ontem ela participou de atividades lúdicas com os colegas da escola. “A expectativa é grande. Mas acho que o Enem deste ano tem tudo para dar certo”, acredita a jovem. Esse é o desejo dos outros 5,3 milhões de candidatos que participarão do exame hoje e amanhã.


Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário