Há vários motivos para explicar o porquê de bocejarmos, mas nenhum tem 100% de consenso entre especialistas. O primeiro e mais comum deles é o sono. "O bocejo é um dos sintomas comportamentais de sonolência", diz a neurologista e professora da disciplina do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalva Poyares. Nesse caso, o objetivo do corpo quando bocejamos é liberar a dormência absorvendo uma quantidade maior de oxigênio.
Mas outros fatores, como o tédio, a tensão e até a agitação, também podem fazer com que as pessoas abram aquele bocão. "O bocejo pode estar ligado também a alterações de substâncias que o organismo libera na nossa corrente sangüínea, como a acetilcolina e a dopamina", afirma a especialista. A acetilcolina é um neurotransmissor ligado à aprendizagem e à memória, já a dopamina tem um papel estimulante. Isso ajudaria a explicar porque bocejamos em situações diferentes daquelas em que estamos apenas com sono.
Contágio
Ainda não se sabe exatamente o motivo de sempre que vemos alguém bocejar, nós acabamos fazendo a mesma coisa. Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação. Um recurso que nossos ancestrais utilizavam para falar a outro indivíduo sobre a necessidade de manter a atenção em uma mudança no ambiente. Ao bocejar, o receptor estaria confirmando o recebimento da mensagem.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário