15 de Julho - Dia Nacional do Homem

Embora o dia 15 de julho seja uma data pouco divulgada e sem comemorações, gostaríamos de fazer uso e chamar a atenção no sentido de trazer à reflexão a falta de cuidados do homem com sua saúde. Apesar de estarmos falando de homens modernos, livres de alguns preconceitos e de modelos de pensamentos arcaicos ainda encontramos dificuldades em trazer esses personagens ao consultório. 

O problema fica anda maior quando se trata da prevenção. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde esta implantando um programa de atenção a saúde do homem. No entanto, sabe-se que a maioria das doenças não é privilegio desse ou daquele gênero. 

Com o objetivo de contribuir para reflexão desse homem moderno acerca de sua saúde, lembramos duas doenças especificas que podem ser diagnosticada e precisam de atenção. 

Andropausa 

Andropausa é um termo criado por analogia com menopausa, fase que ocorre na vida de todas as mulheres como consequência da falência dos ovários que deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. 

A menopausa é um marco indicativo do final do ciclo reprodutivo da mulher e pode vir acompanhada de alguns sintomas característicos: ondas de calor (fogachos), insônia, diminuição da libido, irritabilidade, suores noturnos, etc. Nos homens, o processo é mais lento e insidioso. À medida que envelhecem, cai à produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Entretanto, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade. 

Apesar de algumas mudanças físicas e psicológicas se instalarem por causa da queda desse hormônio, nem todos irão apresentar os sintomas característicos da andropausa. Isso só acontece com aqueles que têm uma diminuição mais expressiva dos níveis hormonais e, ainda assim, as manifestações são mais discretas e menos aparentes do que nas mulheres. De qualquer forma, a andropausa é um período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser valorizados. 

Câncer de Próstata 

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozoides. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. 

Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário. Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. 

Diagnóstico de câncer de próstata 

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. 

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Entre 75% e 80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata. Prevenção Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. 

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. 

Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata. 

Autor: Maurício Barbosa Assessor especial de saúde do Sinttel 
Fontes: www.drauziovarella.com 
 www.minhavida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário