quarta-feira, 11 de julho de 2018

Governadores de Pernambuco de 2001 a 2015

Imagem relacionada


Jarbas de Andrade Vasconcelos (1999 a 2006)
Imagem relacionada

Jarbas de Andrade Vasconcelos (*1942), em 1º de janeiro de 1999, assumiu o cargo de governador de Pernambuco, sendo reeleito em 2002. Em 31 de março de 2006, afastou-se do cargo de governador para concorrer a uma vaga no Senado. Entre os destaques de sua gestão à frente de Pernambuco estão os investimentos no Complexo Portuário de Suape e no Porto Digital. Além disso, teve como base um governo voltado para um planejamento descentralizado, alcançando todo o Estado, com o programa “Governo nos Municípios” e do projeto Renascer, de combate à pobreza rural. Foi no governo peemedebista que empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, Estaleiro Hemisfério Sul e Polo de Poliéster foram viabilizados.

José Mendonça Bezerra Filho (2006)
Imagem relacionada

José Mendonça Bezerra Filho (*1966), em 1998, disputou o governo de Pernambuco como vice na chapa encabeçada por Jarbas Vasconcelos (PMDB). Os dois foram reeleitos em 2002 para mais um mandato, sendo Mendonça Filho um dos principais articuladores do processo de privatização da Celpe. Com a saída de Jarbas Vasconcelos do Governo para disputar a eleição para senador, Mendonça Filho assumiu o cargo de governador e na sua gestão, entre outras ações, estão o Universidade Democrática, que garantiu gratuitamente o acesso de jovens da rede pública estadual à Universidade de Pernambuco; o Jovem Campeão, com construção de quadras poliesportivas nas escolas da rede estadual; e o Ação Integrada pela Segurança, para promover a juventude, estimular a cidadania e aumentar a segurança no Estado com um conjunto de ações de prevenção e repressão policial.

Eduardo Henrique Accioly Campos (2007 a 2014)
O estilo, a trajetória e as controvérsias de Eduardo Campos - ÉPOCA |  Eleições


Eduardo Henrique Accioly Campos (*1965 +2014) foi eleito, em 2006, governador de Pernambuco e reeleito em 2010 para o segundo mandato. As principais plataformas de sua gestão foram o desenvolvimento econômico, segurança pública, qualificação profissional e saúde.

Mas o governo empreendeu ações nas mais diversas áreas, como a implantação de um grande conjunto de obras hídricas no Estado. Além disso, 1,5 milhões de pessoas saíram do racionamento; a Compesa foi modernizada e aumentou 18 vezes a captação de recursos; foram investidos R$ 350 milhões na recuperação de mais de 500 escolas; criadas 147 novas escolas de referência de Ensino Médio de Tempo semi-integral; 26 mil professores ganharam notebooks; e o Funcultura foi beneficiado com 500% a mais em recursos; o valor da energia elétrica foi reduzido em 10% nas contas para famílias de baixa renda; com ajuda do PAC - o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o governo entregou 25 mil novas moradias; foram entregues mais de 50 mil escrituras definitivas de casas populares e, com o Prometrópole, 1.493 casas foram entregues; para ampliar o acesso à cidadania e a promoção da igualdade aos grupos excluídos e proteção social para a população mais carente e em situação de risco social, o Programa Chapéu de Palha chegou a 52 municípios; promessas da primeira campanha, foram entregues à população as unidades hospitalares Dom Helder Câmara (Cabo) Miguel Arraes (Paulista) e Pelópidas Silveira (Recife) - juntas, as unidades possibilitaram o incremento de 500 novos leitos no Estado.

Além disso, o Governo do Estado investiu na construção de 14 Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, com capacidades para 500 atendimentos diários, em regime de 24h; o governo empreendeu ações pró-ativas para facilitar o acesso aos empregos gerados com o desenvolvimento, além de investir em qualificação da mão de obra e programas de proteção contra o desemprego temporário; obras rodoviárias que dão acesso aos municípios mais isolados foram implementadas, 12 estradas estaduais finalizadas e 24 em conclusão, já as rodovias federais: BR-104, BR-408, BR-101 e BR-232 (trecho Caruaru - São Caetano) foram duplicadas, entre outras; o governo empreendeu ações pró-ativas para facilitar o acesso aos empregos gerados com o desenvolvimento.

No Governo Eduardo Campos, Pernambuco ganhou mais 157 mil novos empregos; além de atrair investimentos para o Estado, o governo propiciou a qualificação da mão de obra e criou programas de proteção contra o desemprego temporário.

Eduardo Campos faleceu em 13 de agosto de 2014, aos 49 anos, vítima de acidente aéreo, acompanhado de alguns assessores.

João Soares Lyra Neto (2014)
João Lyra diz que prévias nacionais do PSDB irão definir candidatura de  Raquel ao governo

João Soares Lyra Neto(*1947) foi eleito ao lado de Eduardo Campos, assumiu a Vice-Governadoria em 2007. No início da gestão, coordenou três áreas estratégicas: Saúde, Educação e Segurança. Em 2008, comandou a Secretaria de Saúde, ficando à frente do processo de mudança de gestão da pasta em Pernambuco. 

Com a desincompatibilização de Eduardo Campos para disputar a Presidência da República em 2014, João Lyra assumiu o Governo do Estado.

Paulo Henrique Saraiva Câmara (2015 - 2022)
Resultado de imagem para "paulo camara"

Paulo Henrique Saraiva Câmara (*1972) é um economista e político brasileiro. É o atual governador do estado de Pernambuco. Em 2014, foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno, com 68% dos votos, sendo o candidato a governador mais bem-votado do país naquela eleição. Paulo Câmara foi empossado no cargo de governador em 1º de janeiro de 2015.

Um comentário: