Dislexia: você sabe o que é?

 


DISLEXIA: Você sabe o que é?

(Para obter informações específicas, diagnósticos e tratamento, consulte o médico do seu filho!)


Dislexia é um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhado de outras dificuldades, como por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos e valores), na realização de operações aritméticas (discalculia) e no funcionamento da memória de curta duração. Costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Não é uma doença, mas sim uma formação diferenciada do encéfalo que acarreta problemas na aprendizagem escolar.


Pesquisas mostram que de 5% a 17% da população mundial tem dislexia.


>Quais são os sintomas?

O diagnóstico precoce pode ser extremamente útil. Aqui segue um resumo dos primeiros sinais da dislexia em crianças.

Geralmente sintomas de dislexia incluem:

– Desenvolvimento lento na fala

– Dificuldade em discernir direções

– Problemas para entender sequências

– Capacidade de leitura e caligrafia ruins

– Troca de letras, por exemplo, b por d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, “ovóv” para vovó

– Poucas habilidades de organização

– Falta de memória sobre fatos não relevantes.

Estes são sinais comuns de dislexia em diversas idades.


>Quais são os primeiros sinais?

O primeiro sinal de possível dislexia pode ser detectado quando a criança, apesar de estudar numa boa escola, tem grande dificuldade em assimilar o que é ensinado pelo professor. Crianças cujo desenvolvimento educacional é retardatário podem ser bastante inteligentes, mas sofrer de dislexia. O melhor procedimento a ser adotado é permitir que profissionais qualificados examinem a criança. A dislexia não é o único distúrbio que inibe o aprendizado, mas é o mais comum.


A dislexia é comum nos dois sexos; as causas são neurobiológicas e genéticas e o tratamento tem sido feito principalmente por meio de dois métodos de alfabetização: o multissensorial e o fônico. 

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