A rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido e chefe da Commonwealth, morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos. Ela estava sob cuidados médicos na Escócia, onde faleceu, cercada por membros da Família Real.
Uma equipe médica foi destacada para supervisionar a soberana e expressou preocupação com sua saúde.
Familiares próximos foram convocados para o palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias da Família Real e onde Elizabeth repousava.
A saúde da rainha já preocupava nos últimos meses devido a ausência em eventos ou adaptações em cerimônias, como a nomeação da nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Ao invés da solenidade no palácio de Buckingham, a nomeação ocorreu no palácio de Balmoral.
Entre os familiares que viajaram até a Escócia estão o herdeiro do trono, o príncipe Charles, os filhos Andrew, Anne e Edward, e seu neto príncipe William. Camila, mulher de Charles, também viajou. O príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, também viajaram até a Escócia.
Há anos, assessores da Família Real preparam um plano, o London Bridge, com os passos a serem dados após a morte da Rainha. De acordo com o jornal 'The Guardian', o primeiro a ser notificado da morte, após a família, será o secretário particular da monarca. Após o secretário, o primeiro-ministro será avisado da morte da monarca, para então avisar aos 53 chefes de Estado da comunidade britânica.
Após a declaração da morte da rainha, automaticamente Charles, que ocupa o posto de Príncipe de Gales, se tornará o novo rei da Inglaterra. Sem demoras, o rei Charles precisará escolher seu novo nome. Entre as opções estão Charles III, Phillip, Arthur ou George.
Na mesma noite da morte de Elizabeth, Charles deverá fazer um discurso na TV. A programação prevê que às 11h do dia seguinte ele seja proclamado rei pelo parlamento. Camila, esposa de Charles, teoricamente se tornaria rainha. No entanto, a pedido de Elizabeth por ela ser divorciada, deve se tornar princesa consorte.
Segundo a tradição, a Inglaterra deverá ficar de luto por 12 dias. No fim deste período, Elizabeth II será enterrada no Castelo de Windsor.
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Nenhum comentário:
Postar um comentário