20 de Maio - Dia Nacional do Pedagogo: profissionais enfrentam desafios durante isolamento
O símbolo da Graduação em Pedagogia
Fonte: Portal Educação
Pedagogia
- Administração escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
- Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental e na alfabetização de jovens e adultos.
- Coordenação pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.
- Educação especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
- Orientação educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
- Pedagogia empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
- Pedagogia hospitalar: atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
- Produção de livros: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.
- Supervisão educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.
#SuperReforcoEmSuaCasa: Figuras de Linguagem (Parte 3): Figuras de Sintaxe
Figuras de Sintaxe
Elipse
Zeugma
Hipérbato
Polissíndeto
Assíndeto
Anacoluto
Pleonasmo
Silepse
Anáfora
#SuperReforcoEmSuaCasa: Frase, Oração e Período (7º Ano Fundamental)
Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!
Frase – É todo enunciado linguístico dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita.
Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo.
Ex: Que dia lindo!
Já na frase verbal há a presença do verbo.
Ex: Preciso de sua ajuda.
Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal. Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido.
Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.
Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.
Período – É um enunciado linguístico que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:
- Período simples - formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta.
Ex: Os professores entregaram as provas.
-Composto - formado por duas ou mais orações
Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.
Para treinarmos um pouco mais sobre o assunto, façamos alguns exercícios completando as lacunas, atribuindo a nomenclatura de frase, período simples ou composto:
a) Pedro chegou estressado em casa. ________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. ______________________
c) Razão e emoção... as duas vértices da vida. __________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. __________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. ________________
A) período simples;
B) período simples;
C) período simples (formado por apenas uma oração, tendo em vista que o verbo se encontra implícito - "são");
D) período composto (formado por duas orações);
#SuperReforcoEmSuaCasa: Variações Linguísticas (6º Ano Fundamental)
- Variações Geográficas: está relacionada com o local em que é desenvolvida, por exemplo, as variações entre o português do Brasil e de Portugal.
- Variações Históricas: ela ocorre com o desenvolvimento da história, por exemplo, o português medieval e o atual.
- Variações Sociais: são percebidas segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, por exemplo, um orador jurídico e um morador de rua.
- Variação Situacional: ocorre de acordo com o contexto o qual está inserido, por exemplo, as situações formais e informais.
- Regionalismo: particularidades linguísticas de determinada região.
- Dialetos: variações regionais ou sociais de uma língua.
- Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
- Gírias: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.
#SuperReforcoEmSuaCasa: Cedilha (5º Ano Fundamental)
A cedilha é um sinal que aparece debaixo da letra C, como se fosse um rabinho pendurado.
É esse rabinho que recebe o nome de cedilha e por isso identificamos a letra como “C cedilha” ou (Ç - ç).
Só podemos usar a letrinha “Ç” quando, depois dela, vierem as letras a, o, u.
É errado usá-la antes de e ou i, isso nunca deve acontecer, pois conseguimos o mesmo som usando apenas a letra C, sem rabinho. Ce – Ci.
A cedilha (Ç) também nunca é usada no início de uma palavra, pois não existem palavras que comecem com essa letra.
Observe onde a cedilha é usada:
ça – ce – ci – ço – çu – ção – ções
Agora leia e observe as palavras com Ç, onde ela é usada:
caroço – criança – cabeça – doçura – palhaço – açúcar
laço – braço – calça – praça – raça – doença – lição – corações
#SuperReforcoEmSuaCasa: A primeira conjugação dos verbos - AR (4º Ano Fundamental)
Ao falarmos sobre as conjugações dos verbos, é importante sabermos que eles possuem três:
1ª conjugação – Terminação -AR
2ª conjugação – Terminação -ER
3ª conjugação – Terminação -IR
Observando a imagem acima e a frase referente a ela, percebemos a presença de um verbo – “cantar”.
Logo, de acordo com nosso conhecimento, sabemos que ele pertence à primeira conjugação.
Mas o importante não é apenas identificarmos a conjugação, é necessário também sabermos como conjugar esse verbo.
Por isso, vamos aprender?
Modo Indicativo:
Formas Nominais:
Infinitivo impessoal – Aquele que não se refere a nenhuma pessoa
Cantar - infinitivo
Gerúndio – cantando
Particípio - cantado
Infinitivo pessoal – Refere-se às pessoas do verbo:
Fonte: Escola Kids (Autora: Vânia Duarte - Graduada em Letras)
#SuperReforcoEmSuaCasa: Vogais (1º Ano Fundamental)
Como no conteúdo anterior, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem e ajudem seus filhos na leitura e escrita!
As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.
VOGAIS
Agora iniciando outra sequência de atividades com as vogais, começando pela A, essa atividade começa com uma rima pra chamar atenção da criançada, falando assim “Uma abelhinha tão linda faz um mel assim docinho, por isso vou caprichar nesse A bem redondinho…” Legal né? Aí as linhas de caligrafia com a vogal em minúscula e maiúscula para eles irem treinando.
Agora a vogal E, a segunda das vogais com a riminha dizendo “Uma escova tão fofinha, tão amiga dos dentinhos, Me lembra de caprichar e fazer o E direitinho…” As rimas são sempre bem legais e interessantes para falar às crianças, com o E na minúscula e maiúscula também.
Quase finalizando a sequência das atividades, agora a letra e vogal I, com a rima dizendo assim: “Veja que ilha tão linda! Que lugar cheio de vida! Vou traçando a letrinha e desta forma divertida!” Realmente com a rima se torna mais divertida, e sempre em minúscula e maiúscula para eles treinarem em ambas as formas.
Essa agora sobre a vogal O, sempre com a rima antes que chama atenção das crianças e deixa a atividade mais divertida, essa aqui fala “A menina usa óculos e fica tão bonitinha… Óculos se escreve com O, vou traçando essa letrinha…” para ir treinando a escrita da letrinha em maiúscula e minúscula.
Olha que legal essa aqui também sobre a vogal U, com uma rima antes falando sobre a uva, “Uma fruta tão docinha e com nome tão curtinho, eu sei que começa com U. Vou escrever rapidinho…” Com as linhas de caligrafia com a letra em minúscula e maiúscula para as crianças irem copiando e depois nas últimas linhas podem ir escrevendo a palavra Uva.
23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
- Inca Garcilaso de la Vega: nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e indios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.
- Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.
- William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.
A discussão em relação ao direito de autor sobre obras literárias, científicas e artísticas foi marcada por dois eventos importantes: a Convenção Universal sobre o Direito de Autor, ocorrida em 1952, e a Convenção de Berna para Proteção das Obras Literárias e Artísticas, em 1986. Com a criação do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em 1995, surgiu a oportunidade de refletir sobre o assunto anualmente.
De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas. |