O livro de contos publicado por Marina Colasanti em 1979 reúne dez pequenas histórias encenadas em universos paralelos (castelos, reinos distantes, bosques encantados). As ilustrações foram feitas pela própria escritora.
As criaturas presentes nas histórias também são distantes da nossa realidade: gnomos, fadas, reis, unicórnios. O livro se inicia, aliás, com a figura do rei em meio a uma descoberta surreal:
"Um dia o Rei teve uma ideia. Era a primeira da vida toda, e tão maravilhado ficou com aquela ideia azul, que não quis saber de contar aos ministros. Desceu com ela para o jardim, correu com ela nos gramados, brincou com ela de esconder entre outros pensamentos, encontrando-a sempre com igual alegria, linda ideia dele toda azul."
Colasanti cria ao longo das dez breves narrativas todo um universo mágico e maravilhoso que absorve a criança e a transporta para essa realidade paralela.
Para compor a criação, a autora foi beber nos contos de fadas clássicos e muitas vezes fez uma releitura de histórias já presentes no inconsciente coletivo.
Como são narrativas um pouco mais complexas e quase sem diálogos, a autora investiu em parágrafos curtos, até para darem algum fôlego ao pequeno leitor proporcionando também uma maior legibilidade. O objetivo maior da autora nesta criação parece ser fomentar a imaginação das crianças, estimulando-as a descobrirem e habitarem universos descolados da realidade.
Fonte: Cultura Genial
Siga o @superreforco no Instagram e compartilhe com seus amigos!
Segue a gente no Twitter: https://twitter.com/SuperReforco
Nenhum comentário:
Postar um comentário