19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

 




O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

A Batalha dos Guararapes foi um confronto militar que ocorreu no âmbito da Guerra da Restauração da independência de Portugal face à Espanha, levando as tropas portuguesas a recuperar os territórios ultramarinos (coloniais) que haviam sido ocupados pelos holandeses durante o domínio espanhol, tal como o Nordeste do Brasil e o Litoral de Angola e Timor por exemplo. A batalha dos Guararapes, foi travada em dois confrontos — primeiro em 18 e 19 de abril de 1648 e depois em 19 de fevereiro de 1649 — entre o Exército da Holanda e as tropas portuguesas do Império Português no Morro dos Guararapes na então Capitania de Pernambuco, atual Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife no território que corresponde ao atual estado brasileiro de Pernambuco.

A dupla vitória portuguesa, nos montes Guararapes, é considerada o episódio decisivo da Insurreição Pernambucana, que pôs fim às invasões holandesas no Brasil e ao chamado "Brasil Holandês" (Nova Holanda, para os holandeses), no século XVII. A assinatura da capitulação holandesa deu-se em 1654, no Recife, de onde partiram os últimos navios batavos em direção à Europa.

O primeiro confronto, em 19 de abril de 1648, no qual as tropas da resistência que lutavam contra os holandeses eram formadas maioritariamente por portugueses nascidos no Brasil (brasileiros brancos, negros e ameríndios) e também por militares portugueses nascidos na metrópole, teve o objetivo comum de expulsar os invasores holandeses. Apesar deste confronto militar ter sido em defesa do Império Português, do qual o Brasil fazia parte, a data foi simbolicamente adotada como marco oficial do surgimento do Exército Brasileiro.


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Literatura Infantil: A Arca de Noé (1970), de Vinícius de Moraes

 


Vinicius parte de uma história bíblica (a da Arca de Noé) para seduzir os seus pequenos leitores.

Inicialmente o poeta-diplomata começou a escrever para os seus próprios filhos, especialmente os dois primeiros (Susana,1940, e Pedro, 1942). Posteriormente Vinicius teve a ideia de musica-los e, para isso, pediu a ajuda do músico Paulo Soledade (1919-1999). Muitos anos mais tarde, em 1970, com o nascimento da filha Maria, Vinicius fechou uma parceria com o seu grande amigo Toquinho para musicar os poemas infantis.

Apesar de ser ateu, Vinicius nos versos voltados para as crianças faz uma homenagem à diversos personagens bíblicos. A ideia da arca foi bastante atraente do ponto de vista editorial porque permitiu reunir uma série de poemas antigos dedicados à diferentes animais.

"A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Toda querendo sair
Afinal com muito custo
Indo em fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais"

A história da mitológica arca de Noé faz parte do inconsciente coletivo sendo familiar tanto para adultos quanto para crianças. Aliás, é o poema da arca que inaugura o livro (representando o grande dilúvio), reunindo todas as espécies. Ele é depois seguido de poemas bastante variados ilustrando os mais diferentes bichos como O Pinguim, O Leão, A Cachorrinha, O Pato, A Galinha d’Angola e O Peru.

A ideia do dilúvio introduz nas crianças a ideia da reconstrução, a necessidade de se ter esperança e de se reerguer outra vez mesmo após uma enorme tragédia.

A presença dos bichos faz com que elas reflitam igualmente sobre a questão da vida em comunidade e com a noção de que partilhamos o mundo com outras espécies. Cada animal possui as suas qualidades e defeitos, a cooperação e a convivência entre eles é também um espaço para o aprendizado da tolerância.

 Os poemas escritos por Vinicius foram musicados, o disco A Arca de Noé está disponível online:

 

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: Reinações de Narizinho (1931), de Monteiro Lobato

 


Quem não se lembra das histórias passadas no sítio do Picapau Amarelo? Reinações de Narizinho, lançado em 1931, tem como pano de fundo um sítio que realmente existiu, situado no interior de São Paulo.

O cenário escolhido por Monteiro Lobato serviu de ambiente para personagens inesquecíveis como a Dona Benta, a Tia Nastácia, a Emília e o Pedrinho.

"Numa casinha branca, lá no sítio do Pica-pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
— Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...
Mas engana-se."

Nesta publicação vemos dois universos paralelos convivendo em harmonia: personagens do mundo "real" (Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia), com criaturas do universo "imaginário" (saci, cuca, princesas encantadas).

O objetivo maior do autor aqui era fazer com que as crianças de fato mergulhassem na história e se divirtissem. Lobato estava preocupado com a fruição e tinha o desejo de transformar a leitura em um hábito prazeroso e cotidiano dos pequenos.

O escritor apresenta para as crianças lendas brasileiras e as estimula a viver nesse mundo paralelo. O autor também usa o espaço do livro para valorizar a cultura nacional, motivando os jovens desde cedo a conhecerem mais as nossas raízes.

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: O Meu Pé de Laranja Lima (1968), de José Mauro de Vasconcelos

 


Lançado em 1968 - período de plena ditadura militar no Brasil - a obra de José Mauro de Vasconcelos é assumidamente autobiográfica. O livro fez tanto sucesso que acabou sendo adaptado para o cinema e para a televisão.

O protagonista Zezé é um jovem garoto cheio de energia - como costumavam dizer, o menino "tinha o diabo no corpo". Muitas vezes os adultos ao redor não compreendiam as necessidades do menino e acabavam injustamente o punindo.

Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, a rotina de Zezé vira de cabeça para baixo quando o pai perde o emprego e a família precisa se mudar porque já não é mais capaz de manter as mesmas condições de vida.

Apesar de ter três irmãos (Glória, Totoca e Luís), Zezé se sentia muito incompreendido e sozinho e acaba criando amizade com o pé de laranja lima que tinha no quintal. É com ele que Zezé partilha todas as suas dúvidas e angústias.

O Meu Pé de Laranja Lima ensina as crianças sobre as injustiças que irão acontecer ao longo do percurso e trata também do pesado tema da negligência durante a infância. O livro ilustra bem como as crianças tendem a se refugiar no seu próprio universo particular quando se sentem acuadas ou com medo.

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: Marcelo, Marmelo, Martelo (1976), de Ruth Rocha

 


Marcelo é o protagonista da história contada por Ruth Rocha lançada em 1976. Assim como toda criança curiosa, ele faz uma série de perguntas aos pais (o que, por si só, já promove uma identificação imediata com o leitor):

"— Papai, por que é que a chuva cai?
— Mamãe, por que é que o mar não derrama?
— Vovó, por que é que o cachorro tem quatro pernas?
As pessoas grandes às vezes respondiam.
Às vezes, não sabiam como responder."

O título do livro faz menção à uma das maiores dúvidas de Marcelo: por que as coisas têm determinados nomes? Inconformado com o nome dos objetos ao seu redor, Marcelo decide dar novos nomes aquilo que ele acha que não combina com o nome que originalmente têm.

O pai de Marcelo tenta rebater as inquietações do filho argumentando que todos temos que usar as mesmas palavras porque se não o mundo ficaria uma loucura. A explicação, no entanto, não convence o esperto Marcelo que segue exercitando a sua criatividade para rebatizar o universo ao redor.

Em seu livro infantil, Ruth Rocha investiga a persistente curiosidade das crianças e o gesto que elas têm de questionar o já pré-estabelecido.

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: Papo de Sapato (2005), de Pedro Bandeira

 


Pedro Bandeira é um dos autores mais populares da literatura infantil brasileira. Em Papo de Sapato o escritor parte de uma premissa bastante criativa: e se os sapatos pudessem contar histórias?

É no meio do lixão que os sapatos velhos e sem uso são encontrados, desde as botas antigas de um general, que já testemunharam duras batalhas, até a sapatilha de uma grande bailarina e as chuteiras de um famoso atacante.

Todos os velhos sapatos agora na mesma condição de abandono, no lixão, trocam memórias sobre as experiências que tiveram com os seus donos:

"- E eu? - lamentou-se uma voz aristocrática. -
Pode não parecer, mas eu fui um brilhante sapato de verniz.
Uma noite enluarada como esta me faz lembrar as festas em que estive, nos pés de um cavalheiro de alta linhagem, rodopiando pelos salões da aristocracia, roçando no ritmo das valsas, as pontas dos sapatinhos mais elegantes, calçados pelas mais belas mulheres do mundo!"

A criação de Pedro Bandeira nos faz pensar na sociedade de consumo que muitas vezes estimula a compra e depois o descarte e também convida o pequeno leitor a refletir acerca da justiça social.

Quando a publicação fez 25 anos, a história ganhou ilustrações de Ziraldo.

 

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Literatura Infantil: Ou Isto Ou Aquilo (1964), de Cecília Meireles

 


Em Ou Isto Ou Aquilo, Cecília Meireles ensina o pequeno leitor um imperativo da vida: é impossível fugir das escolhas. Através de exemplos simples e cotidianos, o eu-lírico faz com que o leitor perceba que, ao longo do caminho, é preciso escolher.

Estar atento e consciente é fundamental para se decidir entre uma coisa e outra, afinal, seja qual for a opção tomada, a escolha implicará sempre perda. Ter algo significa imediatamente não poder possuir a outra hipótese, é o que os versos de Cecília ensinam.

Ao longo dos poemas vemos que o eu-lírico procura se identificar com o universo da infância, apresentando cenários que a criança muito provavelmente já experimentou no seu dia-a-dia.

"Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!"

Outro ponto importante é que os versos costumam ser extremamente musicais e compostos a partir de rimas, técnicas aplicadas para facilitar a memorização e o entusiasmo do público leitor.

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: Chapeuzinho Amarelo (1970), de Chico Buarque

 


A protagonista da história de Chico Buarque ilustrada por Ziraldo é uma menina que basicamente tem medo de tudo.

Chamada de Chapeuzinho amarelo (uma referência ao conto dos irmãos Grimm), a garota temia as situações mais comuns no universo das crianças: cair, se machucar, sentir uma indisposição qualquer.

Ela também possuía pavor de animais, de trovão, até de dizer coisas tinha medo (pela possibilidade de se engasgar). Estagnada e paralisada diante dos seus pânicos, o medo acabava tornando a sua rotina extremamente limitadora.

A história contada por Chico Buarque encoraja as crianças a enfrentarem os seus medos particulares e as empodera estimulando-as a seguir em frente, apesar dos seus maiores temores:

"Não tem mais medo de chuva nem foge de carrapato. Cai, levanta, se machuca, vai à praia, entra no mato, trepa em árvore, rouba fruta, depois joga amarelinha com o primo da vizinha, com a filha do jornaleiro, com a sobrinha da madrinha e o neto do sapateiro."

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: A Mulher que Matou os Peixes (1968), de Clarice Lispector

 


Identificada habitualmente como autora de uma literatura densa e pesada, Clarice costuma ser uma escritora celebrada pelos seus livros de literatura adulta. No entanto, os seus livros infantis são igualmente uma preciosidade. Escritos inicialmente para os próprios filhos, as obras acabaram sendo publicadas e hoje em dia são consideradas das principais obras da literatura infantil brasileira.

Em A Mulher que Matou os Peixes ficamos conhecendo uma narradora culpada por ter assassinado - sem querer! - dois pobres peixinhos vermelhos que eram os bichos de estimação dos seus filhos:

"Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu. Mas juro a vocês que foi sem querer. Logo eu! Que não tenho coragem de matar uma coisa viva! Até deixo de matar uma barata ou outra. Dou minha palavra de honra que sou pessoa de confiança e meu coração é doce: perto de mim nunca deixo criança ou bicho sofrer."

A narradora compõe a história com o intuito de convencer o leitor da sua inocência, afinal os peixes não foram mortos intencionalmente. O que aconteceu foi que ela esqueceu, no meio da sua rotina ocupada, de colocar comida no aquário.

Para provar a sua inocência, a mãe volta para a sua própria infância e conta histórias sobre os animais de estimação que já teve. Clarice coloca-se assim no lugar do público - assumindo o seu lugar enquanto criança - e espera que o seu público também seja capaz de se colocar no lugar dela.

A narradora, ao longo das vinte e poucas páginas, ensina o pequeno leitor a lidar com a dor e com a perda, e também exercita nos pequenos a capacidade de compreensão e do perdão.

 

Fonte: Cultura Genial


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Literatura Infantil: O Menino Maluquinho (1980), de Ziraldo

 


Um menino travesso, criativo e cheio de energia, quem não se recorda de O Menino Maluquinho, escrito e ilustrado por Ziraldo nos anos oitenta? A história, originalmente contada em formato de quadrinhos, depois veio a ser adaptada para os mais diversos meios (TV, teatro, cinema).

Na narrativa de Ziraldo encontramos como protagonista um menino que se coloca constantemente em situações de "roubada", o que faz com que o pequeno leitor se sinta projetado no garoto.

O Menino Maluquinho é uma criança de dez anos como outra qualquer: dotada de profunda imaginação, quase sem medos, sempre disposta a descobrir algo novo e a investigar o mundo ao redor.

Conhecido pelas suas traquinagens, o maior defeito do garoto descrito como hiperativo era não conseguir ficar parado:

"Ele era muito sabido
ele sabia de tudo
a única coisa que ele não sabia
era como ficar quieto."

O que Ziraldo propõe nessa obra é uma identificação com o leitor e um desejo de fazer com que as crianças agitadas se sintam compreendidas e acolhidas pelo convívio com o seu menino maluquinho.

Também o jovem leitor sente certo impacto ao assistir o pequeno garoto enfrentar uma série de desafios e situações limite, fortalecendo assim a sua autonomia e a sua identidade.

 

Fonte: Cultura Genial


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