sábado, 20 de novembro de 2010

Mais de 650 mil alunos devem fazer Enade; saiba como é a prova.

O MEC (Ministério da Educação) espera que mais de 650 mil estudantes façam a prova do Enade no próximo domingo (21). Nesse grupo, estão quase 262 mil ingressantes nas universidades; os outros 161 mil estão concluindo o curso. Além deles, há mais de 227 mil estudantes que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e perderam a prova por alguma razão. Agora, eles buscam regularizar sua situação.
O exame é obrigatório no currículo dos cursos de graduação no ensino superior - estudantes do primeiro e do último ano de universidades federais e particulares são obrigados a comparecer na prova. Nas estaduais, a adesão é voluntária - Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) irão participar do exame, no Estado de São Paulo.
No histórico escolar do estudante, deve constar a participação no Enade, e não é necessário atingir nota mínima.
A prova será aplicada em mais de 1.300 municípios a partir das 13h - horário de Brasília. O Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enade) recomenda aos participantes que cheguem com 45 minutos de antecedência e que estejam atentos para as diferenças de fuso horário e para o horário de verão.

Quem participa

Neste ano, o exame vai avaliar as áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.
Os alunos dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia também precisam fazer a prova.
O Enade mistura questões objetivas e discursivas, sendo que dez são de formação geral (comuns a todas as áreas) e 30 perguntas são de conhecimentos específicos. O exame é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso.
Os estudantes irregulares das edições do Enade de 2005, 2006, 2008 e 2009 responderão apenas às questões de formação geral. Já os estudantes irregulares do Enade 2004 e 2007 farão as avaliações de formação geral e específica.


Questionário

Os participantes do Enade 2010 deverão também responder a um questionário até o dia 21, pela internet, na página eletrônica do Inep.
O Questionário do Estudante coleta informações sobre o perfil dos alunos. Nele, o universitário tem a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o curso e a instituição que frequenta.
O cálculo de indicadores educacionais do ensino superior divulgado pelo MEC leva em consideração as informações coletadas por meio dessa pesquisa.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário